a) A glicólise é uma trajetória metabólica na qual uma molécula de glicose, que tem seis carbonos, é oxidada para formar duas moléculas de ácido pirúvico. Antes de prosseguir, vamos recordar nosso grego e latim. Como você sabe, grego e latim são indispensáveis na biologia; sem estas línguas, tudo fica confuso e difícil. Por isso, começo as aulas que dou para meu filho com lições de grego e latim. Além disso, muito laboratório (cinco horas de laboratório para cada hora de teoria). Lysis é o substantivo abstrato formado com o verbo LYO. Logo no início do libro Introdução ao Grego Antigo, de Jacynto Brandão, Maria Quadros e Celina Lage você encontra uma boa explicação de como funcionam estes adjetivos abstratos. Este livro deveria ser leitura obrigatória para médicos, biólogos e vestibulandos. Outro livro que aconselho para você é Botanical Latin de William Stearn. Acho que você está prestando vestibular como meu filho. Então estes livros vão ajudá-la muito. O latim que aprender no livro de Stearn também vai permitir que leia Newton, Gauss e outros grandes matemáticos e físicos. Graças a estes autores, meu filho fecha todas as provas de física dos vestibulares que faz como treineiro. Glykys, em grego, é doce. Glycosis é uma osis; como você deve estar lembrada, os glykidia podem ser oses ou monosacaridees, e osidees, ou polysacharidees. Em português, glicídios podem ser oses ou osídeos. Português provoca confusão, pois não distingue palavras com Y de palavras com I, nem palvras com K de palavras com Khi, etc. Melhor trabalhar no latim e no grego. Pelo menos, no latim. A trajetória mais comum da glycolysis é a de Embden-Meyerhof,
C6H12O6 + 2NAD+ + 2 ADP + 2Pi -> H3C2O-COOH (ácido pirúvico, em grego, oxy pyroubikon) + 4H+
b) Ciclo de Krebs. O ciclo do ácido cítrico, também conhecido como ciclo do ácido tricarboxylico, ou ciclo de Krebs, em organismos anaeróbicos, faz parte da trajetória metabólica e participa da conversão de carbohidratos, lipídios e proteínas em CO2 e H2O, gerando energia no processo. É o segundo das três trajetórias metabólicas que envolvem o catabolismo de moléculas de combustíveis e a produção de ATP. As outras duas trajetórias são a glycolysis (que vimos no ítem a) e a phosphorilatione (conforme o uso, coloquei a palavra latina no ablativo). A soma de todas as reações do ciclo são:
Acetyl-CoA + 3 NAD+ + FAD + GDP + Pi + 2 H2O + 1 CoA-SH -> 2 CoA-SH + 3 NADH + 3 H+ + FADH2 + ATP (GTP) + 2 CO2
c) O ciclo de Krebs ocorre nos mitocondrions. A propósito, mitos em grego significa fio. Talvez você esteja perguntando: E NEMA/NAMTOS? Também significa fio. Acredita-se que os mitocondrions e os chloroplastos eram seres independentes, que passaram a viver em symbiosis com a célula.
d) Para efetuar a glycolysis são necessários 2 ATP. Produz-se 4 ATP. Então para cada molécula de Glycose que entra no ciclo de Krebs são produzidos 2 ATP.
e) Veja a equação no ítem b.
Boa sorte no vestibular. Você vai precisar se concorrer com meu filho. Ele sabe estas coisas de trás para diante rsrsrsrsrsrs
2007-01-28 12:43:38
·
answer #1
·
answered by Eduardo C 3
·
0⤊
0⤋
NÃO É MULTUPLA ESCOLHA
a) Glicólise é a quebra a moléculade glicose (fato q ocorre tb na fotosintese), gerando 2 ATP, 2NADH(red) e formando o ác. pirúvico.
b) No clico de Krebs tem-se a oxidação do ác.pirúvico liberando 2CO²
c) 1-hialoplasma 2-mitocondria
d)respondido acima
e)nao entendi
f)Durante a glicolise nao há liberação de CO²
2007-01-25 17:44:20
·
answer #2
·
answered by uygaifdgasi silva 2
·
0⤊
0⤋