English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Até onde eu li me pareceu interessante, embora haja riscos como qualquer investimento, o governo garante que o trabalhador ñ terá prejuizo. Vejo contudo que os sindicalistas estão contra esse plano devido a risco para o trabalhador.
O que vcs acham? Não seria um projeto interessante para se gerar empregos e fazer decolar a economia? Quais seriam os pontos mais negativos e os mais possitivos?

2007-01-23 20:11:45 · 4 respostas · perguntado por eu_zinha 5 em Governo e Política Governo

4 respostas

Veja esta situação por um Economista

A permissão para aplicação de recursos do FGTS em Bolsas de Valores, criadas pelo governo federal e utilizadas por milhares de trabalhadores no Brasil em passado recente, tiveram um enorme sucesso de público e de crítica. O motivo foi simples: resposta às três perguntas que devem ser respondidas quando se investe em ações.

O dinheiro do trabalhador que fica no FGTS, e é administrado pela Caixa Econômica Federal, recebe talvez, a menor das rentabilidades em aplicações financeiras; aproximadamente 6% ao ano.

Já as aplicações em Bolsa de Valores, possuem rentabilidades históricas, suficientemente altas para atrair aplicações nestes ativos, principalmente se estas aplicações forem alternativas às do FGTS.

Deste modo, quando o governo permitiu que os possuidores de cotas do FGTS pudessem aplicar até 50% de seus saldos em ações negociadas na Bolsa de Valores, os trabalhadores vislumbraram a possibilidade de auferir ganhos maiores do que os recebidos pela gestão feita pela Caixa. Primeiro passo para o sucesso.

Vem então a segunda fase do processo: o quê comprar?

Foi-lhes então oferecido, duas grandes oportunidades de aplicação em empresas negociadas na Bolsa: Cia. Vale do Rio Doce e Petrobrás. Segundo passo para o sucesso.

Estas duas empresas são líderes em sua área de atuação, possuem porte de multinacionais, auferem alta rentabilidade em suas atividades e são nomes conhecidos no imaginário popular. Além disso, também são líderes nas negociações em Bolsa, com rentabilidade alta para quem investiu nelas em períodos passados.

O trabalhador acreditou que os ganhos em Bolsa no passado iriam se repetir e acertaram em cheio. Terceiro passo para o sucesso.

O sucesso auferido com estas duas operações criou condições para operações semelhantes no futuro, que deverão ocorrer com a possibilidade de se comprar ações, com recursos oriundos do FGTS, de ações do Banco do Brasil, um ícone de nossa atividade econômica. O governo está detalhando este processo.

Está pavimentado o caminho para o sucesso desta nova operação. E com isso, mostrar que o mercado de ações não é um cassino ou uma loteria. É uma alternativa válida para alocação de investimentos por qualquer pessoa. Basta responder às três perguntas básicas do investimento em Bolsa: o quê comprar, quando comprar e quando vender.

2007-01-23 20:24:02 · answer #1 · answered by Ricardão 7 · 1 0

opa , comoo assim? eu ficaria sem FGTS?
tiram isso, acho mt interesante investir sim, pois o Brasil eh um bom pais so falta investimente e pessoas com coragem o sufuciente para investir!

2007-01-24 05:16:32 · answer #2 · answered by Ander 4 · 0 0

isto e so uma maneira de dar dinheiro aus advogados, porque daqui aus 10 anos quando a ***** estourar, os advogados vao entrar com uma acao contra o governo e os lezados tem que pagar caro para reaver o que era seu por direito.

2007-01-24 05:03:49 · answer #3 · answered by zilmardasilva 3 · 0 0

que alguém irira sofrer as consequências e esse é o resultado . porém as intençoes pode ser boa, não se sabe se não vai acontecer como no caso da moratória do governo collor

2007-01-24 04:16:55 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers