English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-23 18:48:29 · 10 respostas · perguntado por Anonymous em Artes e Humanidades História

10 respostas

A origem dos Filisteus ainda hoje é motivo de controvérsias. Há polêmica até mesmo sobre o fato se se tratava de um único povo ou de uma confederação de povos que migraram do Mar Egeu para o leste do Mar Mediterrâneo no século XIII a.C. Sendo assim, tratava-se de grupo Indo-Europeu que veio a conviver durante séculos com os povos Semitas da região hoje conhecida como Palestina-Israel.
A primeira notícia que se tem sobre os Filisteus surge de relatos Egípcios sobre os "Povos do Mar", isto é, levas de migrantes que vieram por mar para o atual Egito. As crônicas egípicias registram que entre estes povos encontravam-se os Filisteus, mas havia ainda outros...

2007-01-23 18:52:40 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Filisteus
Os Filisteus são um povo muito antigo. Nos tempos do antigo testamento, habitavam a Palestina e eram chamados os inimigos dos Judeus, dos Persas, dos Egípcios, dos Gregos, dos Sith e do Dúnedain, seu membro mais proeminente foi Judas Iscariotes.

2007-01-27 18:43:41 · answer #2 · answered by rami 7 · 0 0

Uma entre tantas facções entre os judeus.

2007-01-27 11:11:07 · answer #3 · answered by ? 7 · 0 0

Uma grande civilização oriental e considerada a mais violenta de todos. Possuía grandes armas para combates e, segundo a própria Bíblia Sagrada, são mencionados em confrontos com o povo de Israel.

2007-01-24 09:04:13 · answer #4 · answered by Edson Carlos 3 · 0 0

resposta
filisteus=A origem dos Filisteus ainda hoje é motivo de controvérsias. Há polêmica até mesmo sobre o fato se se tratava de um único povo ou de uma confederação de povos que migraram do Mar Egeu para o leste do Mar Mediterrâneo no século XIII a.C. Sendo assim, tratava-se de grupo Indo-Europeu que veio a conviver durante séculos com os povos Semitas da região hoje conhecida como Palestina-Israel.

A primeira notícia que se tem sobre os Filisteus surge de relatos Egípcios sobre os "Povos do Mar", isto é, levas de migrantes que vieram por mar para o atual Egito. As crônicas egípicias registram que entre estes povos encontravam-se os Filisteus, mas havia ainda outros.

Esses "povos do mar" após várias batalhas marítimas, foram derrotados pelos egípcios, sob comando de Ramsés III. Por fim, foram obrigados a buscar terras mais a leste na região costeira da atual Palestina para se fixarem. Lá fundaram cinco cidades: Asdod, Ascalon, Ekron, Gaza e, a maior delas, Gat.

Durante o período em que viveram nesta região, quase sempre estiveram em guerra com seus inimigos Hebreus; de quem, aliás, herdamos a maioria das informações sobre aquele povo.

Pesquisas atuais revelam o elevado grau de sofisticação na produção de artefatos de metal e de outros materiais deste povo. Graças a seu avançado estágio de trabalho em metarlugia, quase sempre quando os Filisteus iam a guerra contra os Hebreus, seus exércitos eram vitoriosos.

Talvez a visão distorcida com que a Bíblia retrata este povo se deve ao fato de que, sendo de origem Indo-Européia, possuíam cultura e costumes bem diversos dos demais povos da região. Os Hebreus em particular os achavam "bárbaros incivilizados". O costume Filisteu de comer porcos, por exemplo, em muito deve ter contribuído para esta opinião.

Ironicamente, ambos os povos foram eclipsados em período posterior pelo expansionismo guerreiro do Novo Império Babilônico.

Muito conhecida é a destruição de Jerusalém pelos exércitos do Rei Caldeu Nabucodonosor em 587 a.c. Menos conhecido,contudo, foi o destino compartilhado das cidades filistéias de Ashod, Askalon e Ekron (Gat já havia sido destruída 200 anos antes em guerras contra os Arameus) . As cidades foram arrasadas e queimadas pelas tropas deste mesmo rei em campanha anterior àquela que arrasou Jerusalém. Somente por meio de escavações recentes a dramaticidade deste evento está sendo trazida à tona. Os sobreviventes de todas elas também foram levados para o cativeiro da Babilônia, a milhares de quilômetros de distancia de suas cidades destruídas.


Ao contrário de seus inimigos Hebreus, quando da queda do Império Babilônico pelos exércitos de Ciro, o grande da Pérsia, os Filisteus não retornaram às suas cidades. Elas ficaram abandonadas por muitos anos até serem novamente ocupadas por outros povos sob domínio do Império Persa (sobretudo Fenícios). Os Filisteus desapareceram da História. Um povo inteiro deixou de existir. Ainda se debate como e porquê isto aconteceu. Alguns acreditam que eles foram culturalmente assimilados durante a sua estadia na Babilônia. Como isto pode ocorrer em tão pouco tempo, levanta discussões interessantes entre historiadores e antropólogos.
Outros significados para 'Filisteu=A palavra Filisteu, no sentido não-histórico, refere-se à pessoa deficiente na cultura das Artes liberais, um oponente intolerante do boêmio, quem exibe um código moral restritivo, desapreciador das idéias artísticas.

A partir do século XIX, na Europa, a palavra filisteu passou a designar pessoas de comportamento acovardado, que tem ojeriza por questões políticas maiores e satisfazem-se com o cotidiano da vida privada pacata e confortável. O filisteu não é adepto de ideais, mas apenas de propostas práticas que possam ser contabilizadas em melhorias para sua vida privada imediata.

2007-01-24 06:23:00 · answer #5 · answered by neto 7 · 0 0

A Bíblia associa os primitivos filisteus aos caftorim, cujo lar era em Caftor ou Creta (Dt 2.23; Jr 47.4; Am 9.7; Gn 10.14). Os caftara ou caftorim eram o mesmo povo, e suas extensas viagens, conforme está registrado em documentos assírios, explicam sua existência em Canaã durante a era do Bronze Médio.
Muitos historiadores os interligam aos associados de Tróia, que fugindo da derrota troiana, vieram aportar nas costas de Canaã.Eram os sobreviventes dos Povos do Mar, que se dirigiram para a Anatólia, Egito, Síria e outras áreas do Mediterrâneo. Eles destruiram o Império Hitita, e algumas cidades sírias como Ugarite.Após uma tentativa frustada de conquistar o Egito, alguns desses Povos do Mar, partircularmente os Peleset e os Tjekker, estabeleceram-se ao ongo da porção central e mais baixa da costa mediterrânea de Canaã.
Embora tenha havido filisteus em Canaã por muitos anos antes da chegada dos patriarcas, esse grupo também tinha sido " semitizado" ou, em outra hipótese absorvido pela nova leva de invasores. Os " novos" filisteus estabeleceram uma cabeça de ponte no sudoeste de Canaã em cerca de 1200 aC.
Era um povo incircunciso, e adoravam dois deuses babilônicos : Dagom e Astarote I Sm 5.2; 31.10. Suas cinco principais cidades eram: Gaza( Ghazzeh), Asdode( Esdûd), Ascalom(´Askalom), Gate( provavelmente Tel es- Sâfi), no Sefelá_ são as terras baixas , ou seja áreas em Israel que não são motanhosas ,essa ficava próxima ao território de Judá_ e Ecrom( Khirbet el-Muqanna´).
No período do primeiro reinado em Israel, os filisteus eram um grave risco a segurança da nação israelita, principalmente por dominarem,os filisteus, a tecnologia do ferro , fato esse que não ocorria em Israel,e a metalurgia era explorada o máximo que se podia pelos filisteus.
A forma de governo dos filisteus é descrita como um tipo de pentápole,ou seja ,cinco governantes que possuíam o mesmo nível de autonomia e autoridade dos demais.Nenhum empreendimento que envolvesse toda a confederação deveria ser aprovado sem o voto da maioria.
A falta de conhecimento com respeito ao vocabulário dos filisteus limita qualquer tentativa de se buscar um entendimento acerca do idioma do povo, embora alguns estudiosos acreditem que haveria um parentesco com o idioma das ilhas do Egeu.
Na religião , eles absorveram os deuses cananeus , e o seu deus principal Somente nos dias de Davi, ou seja depois de 1000aC, os filisteus viram-se forçados a permanecer em seu território original, em sua pentápole, mas com toda a justiça com exceção de breves períodos em que foram forçados a pagar tributos a Israel , nunca perderam sua independência até que Samaria foi destruída pelos assírios , em 722 aC e Judá ficou submissa a essa potência internacional.
quanto a colar , eu não lembrava tudo isso aqui de cabeça, porém já tinha lido em alguns livros meus e lhes digo que consultei a História de Israel par obter alguns dados mas isso não tira o labor da pesquisa , pois nãpo ' colei" nada , Concordo que deveriamos ter mais bom senso em pesquisar e responder pois quem fez a pergunta merece respeito.

2007-01-24 05:28:55 · answer #6 · answered by carl.7 5 · 0 0

Nao vou copiar nehuma resposta pronta,
Raça de viboras, sepulcros caiados
Abraço

2007-01-24 04:48:43 · answer #7 · answered by Eu vou ser... 4 · 0 0

A Filístia, abrangendo uma área desde um ponto perto de Jope, no N, para baixo até Gaza, no S, estendia-se uns 80 km ao longo do mar Mediterrâneo (Êx 23:31) e uns 24 km terra adentro. “O mar dos filisteus”, evidentemente, refere-se à parte do Mediterrâneo ao longo da costa da Filístia. As dunas de areia ao longo do litoral penetram terra adentro por uma considerável distância, às vezes até 6 km. Fora disso, a região é fértil e tem cereais, olivais e árvores frutíferas.

Durante grande parte do período das Escrituras Hebraicas, os filisteus ocupavam a planície costeira e estavam entre os inimigos declarados de Israel. (Is 9:12; 11:14) Os filisteus, povo incircunciso (2Sa 1:20), politeísta (Jz 16:23; 2Rs 1:2; veja BAAL-ZEBUBE; DAGOM), consultavam supersticiosamente seus sacerdotes e adivinhos ao tomarem decisões. (1Sa 6:2; compare isso com Is 2:6.) E seus guerreiros, ao entrarem em batalha, carregavam ídolos de seus deuses. (2Sa 5:21) Na sua terra, conhecida como a Filístia (Êx 15:14; Sal 60:8; 87:4; 108:9; Is 14:29, 31), havia as cidades de Gaza, Ascalom, Asdode, Ecrom e Gate. Cada uma destas cidades, durante séculos, era governada por um senhor do eixo. — Jos 13:3; 1Sa 29:7; veja SENHORES DO EIXO.

História. A ilha de Creta (usualmente tida como Caftor), embora não necessariamente o lar original dos filisteus, foi o lugar de onde migraram para a costa de Canaã. (Je 47:4; Am 9:7; veja CAFTOR, CAFTORINS; CRETA, CRETENSES.) Não há certeza quando esta migração ocorreu. Todavia, já no tempo de Abraão e de seu filho Isaque, havia filisteus morando em Gerar, na parte meridional de Canaã. Eles tinham um rei, Abimeleque, e um exército sob o comando de certo Ficol. — Gên 20:1, 2; 21:32-34; 26:1-18; veja ABIMELEQUE N.os 1 e 2.

Alguns objetam às referências de Gênesis a filisteus morarem em Canaã, argumentando que os filisteus só se estabeleceram ali no século 12 AEC. Mas esta objeção não tem base sólida. O Novo Dicionário da Bíblia, editado por J. D. Douglas (em português por E. P. Shedd; 1966, p. 631), observa: “Visto que os filisteus não são nomeados em inscrições extra-bíblicas senão já no século XII A.C., e que os remanescentes arqueológicos associados com eles não aparecem antes desse tempo, muitos comentadores condenam a menção aos mesmos no período patriarcal como algo anacrônico.” Todavia, ao mostrar por que tal posição não é sólida, faz-se menção da evidência duma grande expansão do comércio no mar Egeu, remontando a cerca do 20.° século AEC. Salienta-se que não ser determinado grupo suficientemente proeminente para ser mencionado nas inscrições de outras nações não prova que o grupo não existia. A conclusão a que chega O Novo Dicionário da Bíblia é: “Não há motivo pelo qual pequenos grupos de filisteus não pudessem estar presentes entre os primitivos comerciantes da área do mar Egeu, não com bastante proeminência para serem notados pelos estados maiores.”

Quando Israel partiu do Egito, em 1513 AEC, Jeová decidiu não guiar os israelitas pelo caminho da Filístia (a rota mais direta do Egito para a Terra da Promessa), para que não ficassem desanimados diante duma guerra iminente e para que não decidissem voltar ao Egito. (Êx 13:17) Os filisteus provavelmente não encarariam a aproximação de milhões de israelitas como mero trânsito internacional, que normalmente passava pela sua terra. Eles eram então um povo estabelecido, ao passo que a região do Sinai, para a qual Jeová encaminhou Israel, tinha na maior parte tribos nômades e muitas regiões despovoadas, nas quais Israel podia entrar sem provocar logo um conflito.

Na época em que o idoso Josué repartiu a terra ao O do Jordão, os territórios filisteus ainda não haviam sido tocados pela conquista. (Jos 13:2, 3) Mais tarde, porém, os homens de Judá de fato capturaram três das principais cidades filistéias, Gaza, Ascalom e Ecrom. Mas, esta foi apenas uma vitória parcial, porque Judá “não pôde desapossar os habitantes da baixada, porque tinham carros de guerra com foices de ferro”. — Jz 1:18, 19.

2007-01-24 03:13:21 · answer #8 · answered by xxyz 3 · 0 0

Os Filisteus são um povo muito antigo. Nos tempos do antigo testamento, habitavam a Palestina e eram chamados os inimigos dos Judeus, dos Persas, dos Egípcios, dos Gregos e outros, seu membro mais proeminente foi Judas Iscariotes.

2007-01-24 03:05:46 · answer #9 · answered by Banana Maçã 5 · 0 0

A origem dos Filisteus ainda hoje é motivo de controvérsias. Há polêmica até mesmo sobre o fato se se tratava de um único povo ou de uma confederação de povos que migraram do Mar Egeu para o leste do Mar Mediterrâneo no século XIII a.C. Sendo assim, tratava-se de grupo Indo-Europeu que veio a conviver durante séculos com os povos Semitas da região hoje conhecida como Palestina-Israel.

Mas tbm a palavra Filisteu, no sentido não-histórico, refere-se à pessoa deficiente na cultura das Artes liberais, um oponente intolerante do boêmio, quem exibe um código moral restritivo, desapreciador das idéias artísticas.

2007-01-24 03:04:27 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers