English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Pode ser considerado um debate.

2007-01-23 12:53:07 · 9 respostas · perguntado por CRUEL 4 em Ciências Sociais Sociologia

9 respostas

o q acho?

1) q ele não escreveu o primeiro gde sucesso com intenção de ter tanta repercussão... aquilo não foi marketing, aquilo "aconteceu" --- lembrando q o primeiro gde sucesso não foi o primeiro livro. PC lançou 2 livros antes, q não repercutiram e venderam pouco... O primeiro se chamava "Arquivos do Inferno" de 1982. O segundo, "Manual Prático do Vampirismo".

(eu tava indo pro Rio, no Trem de Prata, nessa época -- 1985, 86... -- e vimos na banca de revistas da Estação da Luz o tal "Manual Prático do Vampirismo"!!! um título inesquecível...; não compramos, mas rimos mto com a idéia. Q é até bem boa.)

Mas PC, depois do sucesso de "Diário de Um Mago" 'renegou' esse livro. Achou sem qualidade..... tsc tsc.. De qq forma, os dois primeiros nem constam no menu dos Livros Publicados, no mesmo site oficial do autor (http://www.paulocoelho.com). A lista começa com esse terceiro livro, um sucesso.

2) q PC é ruim de português. As estórias contadas provavelmente são boas, pra quem se entusiasma com textos q dão "lições de vida"... mas não pra apreciadores de literatura.

Mas e daí? Isso já se sabia desde o tempo em q ele fazia letra com o Raul Seixas! "Eu nasci há 10 mil anos atrás" é uma excelente canção, mas o título já tá errado... ou se diz "Eu nasci há 10 mil anos", ou "Eu nasci 10 mil anos atrás". Mais uma vez: e daí? as pessoas q lêem os livros do PC são pessoas q falam assim, q falam errado.... um pleonasmozinho a mais ou a menos não é sequer percebido por esse público.
Outra ressalva: pleonasmos às vezes são recursos de estilo. (Não neste caso!)

3) Tenho certeza de q ele escreveu os primeiros gdes sucessos (e provavelmente todos os livros anteriores) COM ABSOLUTA SINCERIDADE. Ele realmente acredita naquilo tudo... não foi fazer o Caminho de Santiago por marketing; foi pq precisava, pq queria, etc... e descreveu a experiência pq ficou mesmo impressionado com ela. Quis de verdade transmitir a outras pessoas as sensações da caminhada e o "aprendizado" resultante.
O livro é bom? Não. Mas as traduções são bem melhores, pq mais bem escritas...

4) q PC poderia ser generoso, já q fez tanto sucesso.

Citando o site oficial: " No ano seguinte (1988), publicou O Alquimista, que -- apesar de sua lenta vendagem inicial, o que provocou a desistência do seu primeiro editor -- se transformaria no livro brasileiro mais vendido em todos os tempos".

É curioso ver o ressentimento q se revela aqui, a mágoa de o primeiro editor ter desistido do livro, o prazerzinho na vingança de contar q esse livro enjeitado vendeu tanto..... Isso é ser incapaz de perdoar, senhor Mago...!!
Bastaria, claro, dizer q O Alquimista se tornou o livro mais vendido, e tal e coisa.... (Mas a vaidade dos escritores é infinita; são mtos os bem sucedidos q fazem questão de citar os nomes dos críticos q não reconheceram instantaneamente seu gênio literário... algum psicólogo deveria estudar esses 'causos').

5) Bom, desse ponto em diante, PC NÃO PRECISA fazer marketing de nada!! Qq coisa q faça será sucesso.
Mais: qq coisa q ele faça receberá marketing espontâneo, partindo das revistas 'de celebridades', das livrarias, dos leitores do gênero, q contarão uns pros outros "vc viu q saiu mais um livro do PC"? Assim como fazem fãs de outros autores mto vendidos, em qq lugar do mundo.

Qdo um escritor atinge esse patamar de sucesso, ele não precisa "fazer marketing". Ele pode até ter um agente literário, pq é impossível administrar tanto sucesso sem ajuda especializada, mas não precisa ser marketeiro. Nunca mais na vida! Se um livro agradar aos seus leitores menos do q os livros anteriores, esses leitores ainda assim esperarão ansiosamente uma próxima estorinha, q redima a decepção causada pela leitura da mais recente.

Os canais de TV, os jornais impressos, as revistas especializadas brigarão pelo privilégio de uma entrevista. Então a resposta é: ele NÃO É MARKETEIRO.. não precisa ser.

6) E o sucesso fora do Brasil?

Qdo um autor faz esse tipo de sucesso, nesse nível, em seu país, receberá sempre tradutores excelentes, q nem saberiam escrever mal, se tentassem... ... De modo q PC em outras línguas soa poético, num francês correto, num inglês maravilhoso, num alemão musical, ... e assim por diante. Então se vc disser a um estrangeiro q o texto dele é pobre, cheio de erros, o estrangeiro discordará, pombas! pois ele leu o livro e não tinha nem um errinho! (não mesmo... na tradução!)

7) Nunca consegui ir mto longe nos livros do PC. Vou me irritando com a pobreza absoluta do estilo (não é despojamento, é ruim mesmo), com a falta de originalidade das idéias.. Mas a questão feita aqui no Yahoo não foi se os livros são bons ou não, mas se ele é marketeiro ou não...

O q acontece é q, assim como as bandas de sucesso precisam produzir um disco por ano pra saciar a sede das gravadoras, tb os escritores de sucesso precisam continuar produzindo pra atender à sanha das editoras. Por isso PC tem q continuar a produzir, e claro q seu público continuará a consumir. As editoras, no mundo todo, farão o marketing sem q ele precise ser marketeiro.

Fora q o sucesso literário é uma droga poderosa, q leva gente como Stephen King e Tom Clancy a brigar pela maior vendagem, como se fossem garotos de colégio disputando um concurso de redação. Então o autor continua a escrever, pra manter o sucesso ao qual se acostumou.

Recentemente me disseram q "Onze Minutos" era "realmente bom", e "completamente diferente dos outros". Sim.. diferente, de certa forma. Talvez diferente dos outros livros dele, mas não diferente dos de outros auotres...!! vide, por exemplo, "Os Sete Minutos", de Irving Wallace... Mas o livro de PC é inferior, embora Irving Wallace não tenha pretensões de ser literato nem de pertencer a academias; sempre se assumiu como autor de best-sellers, livros destinados a mera diversão -- e é isso q são: uma diversão e tanto. Principalmente na língua dele...

Mas olha: apesar de escrever mal, PC é encantador, mto simpático e comunicativo.... Cês não acham?

2007-01-23 13:06:19 · answer #1 · answered by Betinha 7 · 0 0

Olha, quando ele era parceiro do nosso eterno Raul Seixas, ele fez muito com relação à música Brasileira, agora como escritor é uma vergonha nacional que ganha muito dinheiro. Abraços.

2016-12-16 15:54:47 · answer #2 · answered by ? 3 · 0 0

oq eu acho realmente e que ele não fez nada alem de do que precisava pra ser um marketing de mão cheia isso foi pura das conhecidencias ele já tinha lançado dois livros antes disto acontecer pra ele virar um sucesso . um dos primeiros livros foi "Arquivos do Inferno" de 1982. O segundo, "Manual Prático do Vampirismo". acho que ele e muito ruim em português ... minha opniao e a mesma sobre ele nao gosto dos seus livros e .. nao acho que merecia esse sucesso todo por uma coisa que foi pura das conhecidencias.

2014-03-08 02:45:12 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

Acho que o título de mágico faz com que se torne marqueteiro. Ele é um escritor bem sucedido.

2007-01-27 01:25:04 · answer #4 · answered by elisamakai 5 · 0 0

Ele é muito inteligente mas, que o negócio dele é vender, é.
Seu maior interesse é ser estrela.

2007-01-26 16:08:27 · answer #5 · answered by lxl_bruninha_bruna_lxl 4 · 0 0

concordo..pois sem marketing..sem saber se vender e vender o q escreve ele nunca seria o q é....

2007-01-26 03:10:22 · answer #6 · answered by sandra k 4 · 0 0

Ele esteve aqui em minha universidade e eu o ouvi falar um monte de abobrinhas. Assim quando ele vem não perco meu tempo. Não assisto mais palestra dele.

2007-01-23 14:18:47 · answer #7 · answered by geoneida 5 · 0 0

Antonio,quando li o primeiro livro dele,O Alquimista e depois Brida e Diário de um mago pensei que se tratasse de alguém que tivesse contato com magia,mas hoje acredito que é um grande escritor de ficção.Só não entendo o motivo pelo qual ele fica insistindo em que é mago,daí posso concordar com a posição de marketing que vc coloca.Tem tudo a ver,o nome certo seria embuste.

2007-01-23 13:16:14 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Acho que as pessoas só falam de algo ou alguém quando não se conhece nada a respeito do assunto ou se conhece a fundo do assunto.
Onde há fumaça há fogo.

Beijoskas!

2007-01-23 13:12:05 · answer #9 · answered by Ninguém 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers