Indiferente de nossa opinião particular,
a realidade mostra que:
1º A Legislação do nosso país decreta que não se pune o aborto praticado por médico nos casos de aborto necessário (Lei nº 3.688 - CP). Apesar de não mencionar a anencefalia, nota-se que nem todo aborto é crime. O aborto necessário é a interrupção artificial da gravidez para afastar perigo certo e inevitável à vida. Ele pode ser terapêutico (curativo) ou profilático (preventivo).
E se nos casos de esturpro (grave crime de violência sexual) o aborto é legalizado mesmo que o feto esteja são. Pois, “Nada justifica que se obrigue a mulher estuprada a aceitar uma maternidade odiosa, que dê vida a um ser que lhe recordará perpetuamente o horrível episódio da violência sofrida” (Comentários ao Código Penal, RJ, ed. Forense, 1955, vol. V, p. 304). Então, qual a razão de não legalizar tal ato, no caso de a mulher tornar-se só uma "encubadora" para gerar um feto que 'no máximo' viverá poucas horas e morrerá?
A mulher carrega um ser no seu ventre que passa a amar mais do que a si mesma. Depois de todas as dolorosas mudanças no seu corpo ela aguarda ansiosamente tê-lo em seus braços ... mas, o vê morto. Qual é a finalidade desta gestação, a não ser causar 'efeitos traumáticos' nesta mulher? Como e se ela terá recuperação?
--> notar que: em países evoluídos (na Europa e Austrália) o aborto é permitido por lei, não apenas em risco de vida, mas também para proteger a saúde mental da mulher. É a humanização da sociedade!
2º Os principais argumentos CONSTITUCIONAIS são os seguintes:
a. viola a dignidade da pessoa humana submeter a gestante ao enorme e inútil sofrimento de levar a termo uma gravidez inviável, que afeta sua integridade física e psicológica (CF, art. 1º, IV);
b. viola o direito de liberdade da gestante – “ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei” – aplicar a ela a vedação do Código Penal relativa ao aborto, quando de aborto não se tratava, à vista da falta de potencialidade de vida do feto (CF, art. 5º, II);
c. viola o direito à saúde da gestante obrigá-la a levar a termo uma gravidez inviável, quando há procedimento médico adequado para minimizar seu sofrimento físico e psicológico, sendo certo que em relação ao feto nada se pode fazer (CF, arts. 6º e 196).
Anencefalia: Trata-se de malformação congênita, caracterizada pela falta total ou parcial do encéfalo, isto é, do conjunto dos órgãos do sistema nervoso central contidos na cavidade craniana.
---> A anomalia, que não tem cura, é incompatível com a vida extra-uterina, ou seja, o feto tem 0% de chances de vida fora do útero. É fácil julgar quando não é na própria pele, não é mesmo? Para os falsos moralistas fica a questão:
"Se o objetivo de uma fecundação é gerar a vida, qual a razão p/ tal gestação que nada gerará além de tristeza e morte?"
3º Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), atendendo à súplica de gestantes que decidem realizar a intervenção terapêutica de fetos anencefálicos, bateu às portas do mais importante tribunal brasileiro. E foi atendida pelo intimorato, culto e sensível magistrado, que ponderou:
“Diante de uma deformação irreversível do feto, há de se lançar mão dos avanços médicos tecnológicos, postos à disposição da humanidade não para simples inserção, no dia-a-dia de sentimentos mórbidos, mas, justamente, para fazê-los cessar”.
---> Segundo o Dr. René Ariel Dotti:
"Não pode haver preceito legal, princípio ético ou mandamento religioso que obrigue uma desditosa mulher a acalentar no ventre e na alma o fruto de uma dolorosa concepção (...) Afinal, do parto deve surgir a vida e não a morte."
.......................................
2007-01-23 14:26:01
·
answer #1
·
answered by Naomy 3
·
1⤊
0⤋
O aborto deveria ser legalizado,pois só asim acabaria com a morte de muitas mulheres que fazem aborto na mão de curiosos,vomos deixar de ser uma sociedade de hipócritas.
2007-01-23 21:14:47
·
answer #2
·
answered by Betão 7
·
1⤊
0⤋
Nesse caso não vejo razão alguma de levar a mulher a carregar em seu ventre um ser que se sabe que sua existência ocorrerá tempo o bastante para causar mais dor e sofrimento.
2007-01-23 21:02:05
·
answer #3
·
answered by Cida 6
·
1⤊
0⤋
Nimguem é obrigado a ter um filho que não quer. Como somos nós que vamos criar nossos filhos, somos nos que temos que decidir se vamos fazer aborto ou não. Afinal o Estado não vai pagar as contas do seu filho. É voce. Por isso temos que escolher o que é melhor para nós e para nossos futuros filhos.
Sou a favor do aborto sim. Se existisse a legalização do aborto, não iria ter tantos marginais nas ruas e tantas crianças abandonadas. Mas o brasileiro tem o sentimento acima da razão e sempre paga pelas besteiras que acha que é certo.
2007-01-23 20:59:31
·
answer #4
·
answered by Sem juizo mas com sorte 7
·
1⤊
0⤋
Sou a favor
2007-01-23 20:53:19
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
Acho que a esperança é a última que morre, não sou a favor de aborto, porém falando técnicamente sobre anencefalia, o que vai acontecer com esta mãe? Em ambas situações teremos traumas psicológicos, então digo que se ocorresse comigo pensaria muito bem antes, me aconselharia com meu marido e talvez procurasse tratamento psicológico para suportar qualquer que fosse a situação. É muito angustiante levar uma gravidez sem expectativas, mas é um peso muit grande carregar um aborto na história.
2007-01-23 21:14:27
·
answer #6
·
answered by annydiemhen 2
·
1⤊
1⤋
NESSE CASO SIM.
2007-01-23 21:13:06
·
answer #7
·
answered by Hera Venenosa 6
·
0⤊
0⤋
Já fui contra,já fui à favor. Quando engravidei pela 1a. vez, os médicos me aconselharam a abortar pelo risco de vida para nós dois, eu fui contra e fui até o fim, tenho. Foi muito sofrido, mas deu certo. Na 2a. vez que engravidei, os médicos disseram que seria possível dar certo novamente, mas eu não quis arriscar e abortei por conta própria. Na época achei a decisão acertada, mas me arrependi e hoje penso que seja lá o que for, é melhor não abortar. Deus sabe o que faz!
2007-01-23 21:00:31
·
answer #8
·
answered by aila313 4
·
0⤊
0⤋
Não, acho que não custa esperar que a natureza faça seu trabalho, afinal não somos Deus.
2007-01-23 21:45:16
·
answer #9
·
answered by ? 2
·
0⤊
1⤋
Que perguntinha hem!
Eu deixaria o médico dar opinião.
2007-01-23 21:33:38
·
answer #10
·
answered by Veterana. 7
·
0⤊
1⤋