English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

7 respostas

Em primeiro lugar, você precisa de entender que na Grécia antiga existiam quatro religiões. A religião do estado tinha deuses antropomórficos, ou seja, em forma humana e que representavam atributos imortais da humanidade. Estes deuses eram, portanto, a humanidade. Athena era a inteligência humana; Aphrodite era o amor carnal; Zeus era o poder; Apólo era a arte, o equilíbrio, a engenhosidade; e assim por diante. Os deuses não tinham forma humana, era a própria humanidade. Se você leu a Odisséia e a Ilíada, deve ter notado que Athena nunca aparecia em pessoa, assim como nenhum dos deuses. Ela apareceia como uma idéia na cabeça dos heróis (quando, por exemplo, impediu Aquiles de matar Agamemnon), ou um conselho dado por um rei (quando Mentor orienta Telêmaco), etc. Os deuses nunca têm forma. Eram filosóficos ao extremo. Muita gente acha que os gregos não chamavam de mitologia as histórias sobre seus deuses. Engano! Leia o Phedro ou a Biblioteca de Apolodoro e verá que eles diziam que dar uma forma humana aos deuses era pura mitologia, histórias para criança dormir. Os deuses existiam na cabeça das pessoas. As musas eram filhas da memória e do tempo. Assim por diante.

A outra religião, seguida pela maioria da população, era muito parecida com nossa macumba. Colocavam comida nas encruzilhadas, e coisas assim. Também reverenciavam os quatro pontos cardeais e os quatro elementos. O fogo correspondia ao sul, a terra correspondia ao norte, o ar era o leste (mas alguns diziam que era o norte), e a água era o oeste. Era a religião de Hécata e outras divindades da terra. Os deuses eram Gaia (a terra), Hécata, Demetre, e por aí vai. Tinha uma quantidade imensa de divindades femininas e seus rituais eram muito parecidos com a feitiçaria. As pessoas pobres de Athenas, muitas vezes, comiam os feijões oferecidos a Hécata nas encruzilhadas (leia o começo do Diálogo dos Mortos). A religião de Hécata era seguida por pouco mais da metade da população.

A terceira religião era chamado de Mystério. Um dos principais mistérios era de Orpheus. Estes eram cheio de segredos, pareciam or Rosa-Cruzes, ou os maços, mas tinham um cunho religioso. Mais ou menos como os mórmons: Se você não fosse inciado, não podia participar.

Finalmente, havia uma outra religião muito parecida com o budismo. Acreditavam em pessoas iluminadas. Um de seus principais iluminados foi Pythagoras; este mesmo, o matemático. Aliás, a matemática foi inventada por seguidores e simpatizantes desta religião. Dois membros desta religião estavam com Sócrates no seu último dia de vida. Os membros desta religião foram muito perseguidos pelos seguidores do antropoteísmo e do Hecatismo; vários foram mortos (como Sócrates, que era apenas simpatizante) e outros tiveram de fugir (como Pythagoras). Também foram perseguidos pelos cristãos; a alta sacerdotiza Hypatia foi morta por cristãos. Hypátia foi também uma grande matemática, celebrada pelos comentários que fez sobre as cônicas de Apolônio e pela invenção do higrômetro. Os seguidores desta religião eram todos vegetarianos, tendo profunda reverência à vida. Por uma estranha razão, também não podiam comer .... feijão. Seria porque esta leguminosa é o alimento sagrado de Hécata?

A propósito, falo vários dialetos do grego antigo, pois minha família e eu somos apaixonados pela Grécia Antiga. Todos os dias, lemos uma passagem de Homero ou de Platão em grego antigo. Por esta razão, espero que tenha respondido satisfatoriamente à sua pergunta.

2007-01-26 17:28:00 · answer #1 · answered by Eduardo C 3 · 0 0

Hécate , era tida como Deusa de muitas coisas , da magia , da noite, era conhecida como a Deusa mais próxima dos seres humanos.
Ela aparecia junto a uma matilha de cachorros fantasmas diante aos viajantes.


Dada a relação entre os feitiços e a obscuridade, os magos e bruxas da Antiga Grécia lhe faziam oferendas com cachorros e cordeiros negros no final de cada lua nova. Era representada com três corpos e três cabeças ou um corpo e três cabeças. Levava sobre a testa o crescente lunar (tiara chamada de pollos), uma ou duas tochas nas mãos e com serpentes enroladas no seu pescoço. Os romanos assimilaram Hécate a Trívia, deusa das encruzilhadas, embora a relação dada entre ambas não seja tão perfeita como em outros casos da mitologia. Os marinheiros consideravam-na sua deusa titular e pediam-lhe que lhes assegurasse boas travessias. Hécate era uma divinidade tripla: lunar, infernal e marinha.

2007-01-24 10:23:29 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Hécate era Deusa da Magia, das bruxas e das Trevas.
Porem recordemos que na Grécia Clássica o conceito de bem e mal não era o do Cristianismo. Sendo assim a bruxaria estava ligada às trevas, entendendo-se por esse termo aquilo que era oculto e inascessível a um simples mortal.

2007-01-23 20:17:42 · answer #3 · answered by Lia A 1 · 0 0

Hécate, a deusa do mundo dos mortos.

Hécate era uma divindade misteriosa, às vezes identificada com Diana e, outras vezes, com Prosérpina. Como Diana representa o esplendor da noite de lua cheia, Hécate representa suas trevas e horrores. Era a deusa da bruxaria e do encantamento, e acreditava-se que vagava à noite pela terra, vista somente pelos cães, cujos latidos idicavam sua aproximação.

2007-01-23 16:46:01 · answer #4 · answered by Dud's 4 · 0 0

Hécate, Deusa do submundo, face sombria da Deusa, Senhora da Magia.
Deusa de 3 faces, a anciã, a bela, e a fúria.

2007-01-23 16:35:22 · answer #5 · answered by marechal-de-marmore 6 · 0 0

Deusa da noite ou da escuridão, protetora das bruxas e feiticeiras....

2007-01-23 16:34:21 · answer #6 · answered by Sílvia A 5 · 0 0

Deusa de tudo o que era eca na época. Vc via uma coisa nojenta, falava "ECA" e ela aparecia.

2007-01-23 16:32:46 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 2

fedest.com, questions and answers