Os mesmos deuses gregos que atenienses adoravam. Os espartanos tinham um sistema político diferente, mas congregavam as mesmas tradições mitológicas. Tanto que participavam dos jogos Olímpicos da Antiguidade, consagrados a Zeus ( cuja estátua em Olímpia era uma das sete maravilhas da antiguidade). Esparta e Atenas eram cidades estado.
Os espartanos habitavam a planície da Lacônia e tinham um sistema militarista, baseado no duro treinamento militar, a partir dos sete anos, falavam pouco ( daí o termo lacônico para quem fala pouco), comiam mal e lutavam bem. É claro que todo guerreiro espartano adorava Hares ( Marte para os romanos)!
2007-01-23 07:08:24
·
answer #1
·
answered by Nabosantos 7
·
0⤊
0⤋
Nananinanão.
Ares era um dos deuses da guerra, e não era o mais popular em Esparta. Dos 50 templos da cidade, 34 eram dedicados a divindades femininas, principalmente a Atena.
A explicação é que os espartanos eram tão belicosos que até os outros deuses se tornavam patronos da guerra. Por exemplo, Afrodite era venerada como uma guerreira. É assim que ela aparece nas estátuas encontradas na cidade. Ou seja, como sempre, foram os homens que modificaram os deuses à sua imagem e semelhança, e não o contrário.
Esparta também cultuava com grande fervor Héracles, que ajudou Tíndaro a reconquistar o trono da cidade, e os grandes heróis, como Aquiles ou os gêmeos Castor e Pólux, todos venerados como deuses.
2007-01-24 11:20:19
·
answer #2
·
answered by marquito_70 2
·
1⤊
0⤋
Tenho um filho fanático pelos espartanos. Claro que ele sabe grego antigo e já leu a constituição de esparta (por Xenophonte) e a vida de Licurgo (de Plutarco) em grego, é claro. Agora está lendoi Homero (em grego épico). Também leu Heródoto (embora seu domínio do grego iônico não seja tão bom quanto o do grego ático). Claro que, aqui em casa, só falamos grego clássico. Eu queria falar português, mas sou voto vencido, com minha família adoradora de Esparta rsrsrsrs Mas vamos à sua pergunta. Os gregos tinham uma religião do estado, com deuses antropomórficos, como Zeus, Apolo, Athena e outros. Estes deuses indicavam as características imortais da humanidade. Athena era a inteligência, Aphrodite era o amor, Zeus era o poder, Apolo era o equilíbrio, e assim por diante. O povão, entretanto, não engolia toda esta filosofia e estes deuses "refinados" e "filosóficos". O povão mesmo tinha seus próprios deuses, que variavam de cidade para cidade. A principal destas divindades era Hecata. Mas em Esparta e outras cidades dóricas, o povão cultuava um deus chamado Carneios. Havia um festival consagrado a ele, chamado Carneia. Com o tempo, os intelectuais associaram Carneios a Apólo, em um processo semelhante ao que os romanos fizeram, dizendo que Jupiter era Zeus, Aphrodite era Venus, etc. Entretanto, o Carneios dos espartanos tinham pouco a ver com Apolo (um deus meio bichoso, que tocava harpa e tinha xiliques).
A Carneia (festival em honra de Carneios) começava no sétimo dia do mês de Carneios e durava nove dias. Para cada uma das tribos espartanas, cinco homens solteiros (Kameatai) eram escolhidos como ministros durante quatro anos, período em que não podiam casar-se. Alguns kameatai eram também staphylodromoi (corredor de uvas). Durante o festival, os staphylodromoi deviam agarrar um homem que usava uma coroa de folhas de uvas, daí o nome; agarrar este homem coroada significava sorte na próxima colheita.
Durante o festival ao deus Carneios, nenhum espartano podia deixar o território da cidade estado, e os governantes não podiam liderar espedições militares, ou declarar guerra. Por esta razão, os atenienses tiveram que lutar na maratona sozinhos. Frank Miller, em sua graphic novel (que meus filhos também possuem em várias línguas, é claro rsrsrsrs) diz que os espartanos só enviaram Leônidas e os trezentos espartanos para as Thermopylai por causa da Carnéia. Não sei se é verdade, mas posso perguntar a meus filhos, se você quiser.
Dos deuses antropomórficos, os espartanos cultuavam Castor e Pollux, como atesta o começo do Diálogo dos Mortos, de Luciano. Espero que seja esta a resposta que você queria.
Observe que todos os povos helênicos, tanto os dóricos (espartanos e outros) quanto os iônicos (como os atenienses e os habitantes da Iônia propriamente dita) aceitavam facilmente os deuses dos outros. Assim, os espartanos diziam para os estrangeiros que Carneios era Apólo e tudo bem. A coisa é mais ou menos como acontece no Brasil, onde Iemanjá é associada a Nossa Senhora dos Navegantes (ou coisa parecida) e Bom Jesus do Bonfim é Oxalá. Assim, Carneios era sincretizado com Apolo.
2007-01-27 01:00:20
·
answer #3
·
answered by Eduardo C 3
·
0⤊
0⤋
Uma vez li que Hera era venerada como rainha dos deuses em Esparta mas não sei se está certo.
2007-01-25 10:40:27
·
answer #4
·
answered by Natasha 6
·
0⤊
0⤋
ARES
2007-01-23 20:50:07
·
answer #5
·
answered by Lia A 1
·
0⤊
0⤋
Ares o deus da guerra.
2007-01-23 12:30:54
·
answer #6
·
answered by caiovgallassi 2
·
0⤊
0⤋
Ares- o deus da guerra
2007-01-23 11:56:15
·
answer #7
·
answered by MariaCrissssss 7
·
0⤊
0⤋
ARES
2007-01-23 11:41:02
·
answer #8
·
answered by afhroditty 2
·
0⤊
0⤋
ares
2007-01-23 11:38:40
·
answer #9
·
answered by fralda f 1
·
0⤊
0⤋
Marte(ares) e Zeus.
2007-01-23 11:37:04
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋