O alfabeto chinês surgiu há cerca de 4500 anos atrás e, segundo a lenda, foi criado por um homem chamado Cang-Jié (Cang-Jié). Com o passar dos anos, no entanto, as letras foram se simplificando. Durante a Revolução Chinesa, foi criado um novo alfabeto chinês simplificado. O alfabeto simplificado hoje é utilizado na China e em Singapura, enquanto o alfabeto tradicional é utilizado em Taiwan, Hong Kong, por imigrantes chineses e vem ganhando força no sul da China.
Ao contrário do nosso alfabeto latino, onde a letra identifica um som mas não dá qualquer informação sobre seu significado, no alfabeto chinês cada letra tem um significado, mas não um som. Ou seja, a não ser que você saiba o som de um caracter, você não pode saber qual é o som apenas olhando para ele, mas pode saber o significado. Isso faz com que os vários dialetos possam ler um mesmo texto, mesmo que sua pronúncia seja diferente. Cada caracter chinês normalmente corresponde a uma sílaba.
O alfabeto chinês era inicialmente composto por cerca de 50.000 caracteres. Os sistemas de computador hoje incorporam cerca de 6.500 caracteres na China e 13.000 em Taiwan. Para que se leia um jornal comum, é necessário o conhecimento de 3.000 caracteres chineses (ou 4.000 em Taiwan). Uma pessoa é considerada alfabetizada na China caso conheça 2.000 caracteres específicos (ou 1.500 se for um agricultor).
Antigamente os caracteres eram escritos somente verticalmente, de cima para baixo. Hoje, o alfabeto simplificado é escrito horizontalmente, da esquerda para direita, como o nosso. O alfabeto tradicional ainda é escrito de cima para baixo, exceto em textos científicos, onde o uso de equações torna essa escrita difícil.
Se deseja saber como ficaria seu nome em chinês, visite o site:
http://www.merechina.com/yournameinchinese/
Se você deseja conhecer mais sobre o idioma, alfabeto e cultura chineses, visite o site:
http://zhongwen.com/
Alfabeto e Idioma Chinês - História do idioma e imagens do alfabeto revistas, livros e na Internet:
http://www.geocities.com/andre_nho/alfabeto/chines/
Aprendendo Chinês - Aqui você encontrará dois dicionários com mais de 100 palavras e caracteres em chinês grátis, com possibilidade de download. Tradução em português:
http://www.aprendendochines.hpg.com.br/
Chinbra Centro de Língua e Cultura Chinesa - Curso de língua chinesa. Aulas com professores nativos. Ênfase na conversação, cultura e filosofia chinesas. Traduções português - chinês - Ingles. Fengshui (Geomância). Consultoria especializada feita por mestres chineses:
http://www.chinbra.com.br/
Palavras Chinesas - Reúne ideogramas chineses, com tradução para o português:
http://www.palavraschinesas.cjb.net/
Espero ter ajudado :)
2007-01-24 20:41:15
·
answer #1
·
answered by Vinicius Feio 7
·
3⤊
1⤋
A escrita chinesa não é fonética, é ideográfica. Enquanto nós temos letras, que representam sons, eles têm ideogramas que representam idéias. Para se saber escrever um pouco em chinês, tem que se saber escrever cerca de 600 ideogramas. Que tal a tarefa? É mesmo de chinês...
2007-01-23 03:35:30
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
A língua chinesa não funciona dessa forma não. Vc pode até ter uma letra em portugues correspondente a um caractere chines, mas isso é raro. É melhor vc procurar pela palavra.
abraço.
2007-01-23 03:23:26
·
answer #3
·
answered by ? 3
·
3⤊
0⤋
A língua chinesa não usa alfabeto como nós. Eles usam símbolos (ideogramas) para representar as idéias.
2007-01-23 03:27:08
·
answer #4
·
answered by cidadão alagoano 7
·
2⤊
0⤋