Sou filho, tenho 19 anos e vou falar sinceramente com você.
Nós temos plena consciência de que não sabemos de tudo, sabemos metade, a outra metade é ensinada pela família.
Nós sabemos que no seu tempo as coisas não eram fáceis, porém hoje no mundo globalizado vemos uma cobrança maior nas nossas costas , pois nos exigem muito mais "curriculum" do que se exigia no passado.
Realmente, estressados vocês não ficam sempre, mas as vezes acabam demonstrando isso inconscientemente. É intrigante , eu como filho, tentar entender minha mãe e vê-la estressada com algo que não necessitaria.
O que falta na sociedade é que pais entendam filhos e filhos os pais.
Os pais usam o método que só porque viveu 40 anos acha que sabe de tudo o que pode ocorrer com o filho, porém não é verdade, o mundo da voltas e diariamente filho aprende com mãe e mãe aprende com filho
"Ninguém é tão novo que não possa ensinar e nem tão velho que não possa aprender"
Chega uma certa idade, que não é mais hora da mãe obrigas as coisas e sim dar conselhos..Essa idade: 18,19
A educação é dada até essa idade, após isso é dado o apoio, o mesmo amor e carinho de sempre, e os conselhos de vida.
Ao chegar aos 18 aprendi a começar a planejar meu futuro e agradeço minha familia até hoje pela base que me deram, das broncas que levei e tudo de bom que ocorreu!!
Amor é tudo!! Pais entendam os filhos e aceitem que eles cresceram, e filhos, entendam os pais e cuidem com carinho, pois nem sempre estaremos juntos.
Só peço AMOR entre as famílias..
Abraços
2007-01-23 02:06:16
·
answer #1
·
answered by Caio César 3
·
0⤊
0⤋
Eu tenho uma filha de 17 anos e somos tão francas uma com a outra que muitas vezes ela faz o papel da mãe e eu da filha. Nunca me coloquei pra ela como sendo perfeita, muito pelo contrário, quando quero que ela entenda alguma coisa falo sobre mim mesma, onde errei e onde acertei. Não escondo nada dela nem ela de mim. Eu digo isso com certeza porque nós conversamos sobre coisas que eu não conversava com a minha mãe, e que as amigas dela não conversam com as suas mães. Ela se sente segura comigo porque sabe o quanto confio nela, e sempre que preciso tomar uma atitude ela sabe exatamente quais são os meus motivos. Não tem esse negócio de "é assim porque eu quero que seja e pronto". Ela tem que compreender pra poder aceitar. Mas eu também tive muita sorte, ela tem uma cabeça muito boa. Mas é isso, desde que ela é pequena nós nos relacionamos com muita naturalidade. Também tem brigas como em qualquer relacionamento, mas depois sempre conversamos. Infelizmente não existe uma fórmula, mas a gente faz o melhor que pode.
2007-01-23 10:33:14
·
answer #2
·
answered by tô doida 3
·
0⤊
0⤋
tendo uma relaçao aberta e franca com seus filhos.
2007-01-23 10:19:17
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Os filhos precisam muito de atenção e tempo (mas tempo com qualidade). A melhor disciplina é o exemplo pessoal dos pais. Se você quer que eles sejam limpos, ordeiros e obedientes, então vocês pais devem dar o exemplo . Estabeleça limites e regras de acordo com a idade de cada filho. Aquele que recebe mais liberdade terá que agir com mais responsabilidade. Em último caso, se for preciso, use a vara da disciplina. Os filhos precisam ter um elevado respeito pelos pais, mesmo que os pais tenham pouca instrução secular. Ensine-os desde cedo que as coisas não caem do céu. É preciso trabalhar e ás vezes fazer sacrifícios para se conseguir algo na vida . Portanto, mostre a eles a necessidade de serem aplicados nos estudos e de não gastarem todo o dinheiro com coisas fúteis. Pensem no dia de amanhã. Eles precisam aprender que é importante haver um bom planejamento na vida e não deixar que as coisas aconteçam por acaso .
2007-01-23 10:11:27
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Lena, eu passo por esse problema. Os filhos hoje praticamente encontram tudo "mastigado" não dão valor a nada, acham sempre que o que fazemos é pouco, apesar de conversar todos os dias e dizer que na nossa época as coisas eram bem difíceis, e que adolescente não tinha direito a opinar em nada. Só falta eles dizerem ema ema ema....
É uma luta constante que nos desgasta muito, mas não podemos desistir p/ que nossos filhos tenham uma boa base qdo formarem suas próprias familias.
2007-01-23 10:08:11
·
answer #5
·
answered by morena 5
·
0⤊
0⤋
Sempre tentar o dialogo, mas não aquele dialogo de cobrança mas sim de amizade, cumplicidade fazendo-os saber que terão sempre alguém para conversarem e a ouvi-los sem recriminações ( tudo na sua hora). Converse sempre com eles, seja mãe e não existe nada mais melhor duque saberem que podem sempre contar com vc.
Sucesso e felicidades
2007-01-23 10:07:43
·
answer #6
·
answered by ** Liz ** 5
·
0⤊
0⤋
primeiro lugar conversar bastante com eles. E mostrar que além
de mãe,vc é amiga deles. Que em vc eles podem confiar. Podem contar todos os seus segredos para vc, que vc pode
ajudar qd tiver necessidade.
2007-01-23 10:07:36
·
answer #7
·
answered by ana maria t 4
·
0⤊
0⤋
A melhor coisa é colocar regras e depois vem o dialogo.Conversando vc começa a entender o ponto de vista de cada um.Uma coisa é certa se vc não ensinar um caminho religioso, seja qual for, vc terá filhos sempre rebeldes e indecisos na vida. Sem rumo, sem vontade propria,anciosos, talves ate se envolvam com coisas perigosas , pois a vida de hoje é só empurrar para o mal caminho.
2007-01-23 10:07:36
·
answer #8
·
answered by veruska 6
·
0⤊
0⤋
Oi Lena...
Acho que é preciso muito dialogo, saber deixar os problemas, o stress de lado, para conseguir entende-los, ama-los, pois já fomos mais novos também !!!
2007-01-23 10:06:06
·
answer #9
·
answered by fabiana a 1
·
0⤊
0⤋
Nao discuta. O adolescente esta em procura da sua identidade, quando discutimos com eles causas grandes transtornos emocionais. Nao sei a idade dos teus, mas tenho um livro excelente sobre os momentos de dificuldades para os pais.
2007-01-23 10:04:09
·
answer #10
·
answered by Gigi 6
·
0⤊
0⤋