Adorei essa hipotese, mas receio que seja infundada, apesar deles terem construido banhos por todos lugares onde passaram. Creio mesmo que ajudaram a difundir a higiene, isso já deu uma melhorada na civilização da época.
2007-01-23 04:19:59
·
answer #1
·
answered by AngelG 5
·
0⤊
0⤋
também mas tinha muitos invejosos
2007-01-26 18:58:14
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
não rapaz! a queda desse império se deu por inúmeros fatores sociais, políticos e econômicos. como as invasões bárbaras do sec. III ao V; a fraqueza administrativa dos últimos imperadores e a falta da mão de obra escrava, base da economia do império.
2007-01-25 17:23:43
·
answer #3
·
answered by andryihatcliff 3
·
0⤊
0⤋
Luiz C
A queda do Império Romano foi causada por uma série de problemas internos que fragilizaram o Império e o colocaram à disposição de invasões de outros povos. Apesar de ser uma obviedade, todo Império começa a decair após alcançar o seu apogeu, e com Roma não foi diferente.
O conceito de decadência
Os historiadores têm revisto o conceito de decadência. Se analisarmos os sécs. IV e V, estes são muito ricos em termos artístico e cultural, sobretudo se comparados com os séculos II e III.
Temos os Padres da Igreja, os Neo-Platônicos, os primeiros passos da arte bizantina (a não ser que não se goste dessas manifestações artísticas, mas aí é questão de opinião) a mostrar a vitalidade do império que continuou com Bizâncio.
É que quando se fala de que o império se desmoronou, existe a tendência a esquecer que o império romano do Oriente, fortemente cristianizado e urbano, ainda aguentou mais mil anos, embora em declínio territorial, enquanto que a metade ocidental pagã e menos urbanizada é que foi conquistada pelos bárbaros.
De certo modo, Roma ainda vive em nós. Nossa língua, assim como outras línguas européias derivam do latim, mesmo idiomas não-latinos tem muitas palavras de origem latina. As bases de nossa justiça, exército e família são de raízes romanas.
Um abraço!
2007-01-25 17:22:57
·
answer #4
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
0⤊
0⤋
Creio que não, até porque tais banhos não eram difundidos em todo o império.
Várias causas tem sido apontadas, desde as invasões bárbaras até o envenamento pelo chumbo (dos canos de água). Na minha opinião, a causa foi que o império perdeu sua razão de existir: se antes as pessoas lutavam pela glória e grandeza do império, por um ideal, tal razão se esvaneceu, e se lutava apenas para manter o status quo de alguns (nobreza).
2007-01-23 23:19:17
·
answer #5
·
answered by Santana 2
·
0⤊
0⤋
Não é verdade. Os soldados das fronteiras não tinham essas comodidades encontradas em Roma, Pompéia e nas grandes cidades do Império.
Já no final do Império, muitas soldados nem sequer eram romanos e sim estrangeiros de outras naciolidade (inclusive bárbaros recém aceitos nas fronteiras romanas).
A falta de combates regulares causou a queda militar de Roma. Depois da Pax Romana, começaram os problemas econômicos (falta de escravos foi a principal) e cada vez mais os romanos ficaram dependendo de tropas não-romanas para defender as fronteiras do Império...
2007-01-23 12:48:37
·
answer #6
·
answered by KMare 7
·
0⤊
0⤋
Não. A causa maior da queda do império romano foi as grandes extensões de terras para serem administradas por um poder central que já se mostrava ineficaz devido às lutas internas entre seus governantes.
2007-01-23 10:53:28
·
answer #7
·
answered by masaju 6
·
0⤊
0⤋