English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

E você já teve o seu "momento Ícaro"?...

2007-01-23 00:53:29 · 11 respostas · perguntado por . 5 em Sociedade e Cultura Mitologia e Folclore

11 respostas

Bem, vou deixar aqui o texto da Wikipedia que fala de Icaro, para os mais desavisados =)

______________

Na mitologia grega, Ícaro (grego: Íkaros, língua etrusca: Vicare, alemão: Ikarus) ficou famoso pela sua morte por cair dentro do Egeu quando a cera segurando suas asas artificiais derreteram.

Ícaro era filho de Dédalo, um dos homens mais criativos e habilidosos de Atenas. Um dos maiores feitos de Dédalo foi o labirinto do palácio do rei Minos de Creta, para aprisionar o Minotauro. Por ter ajudado Ariadne, a filha de Minos a fugir com Teseu, Dédalo provocou a ira do rei que, como punição, ordenou que Dédalo e seu filho fossem jogados no labirinto.

Dédalo sabia que sua prisão era intransponível, e que Minos controlava mar e terra, sendo impossível escapar por estes meios. "Minos controla a terra e o mar", disse Dédalo, "mas não as regiões do ar. Tentarei este meio".

Dédalo projetou asas, juntando penas de aves de vários tamanhos, amarrando-as com fios e fixando-as com cera, para que não se descolassem. Foi moldando com as mãos e com ajuda de Ícaro, de forma que as asas se tornassem perfeitas como as das aves. Estando o trabalho pronto, o artista, agitando suas asas, se viu suspenso no ar. Equipou seu filho e o ensinou a voar. Então, antes do vôo final, advertiu seu filho de que deveriam voar a uma altura média, nem tão próximo ao Sol, para que o calor não derretesse a cera que colava as penas, nem tão baixo, para que o mar não pudesse molhá-las. Dédalo beijou seu filho com lágrimas nos olhos e as mãos tremendo, levantou vôo e foi seguido por ele.

Eles primeiramente se sentiram como deuses que haviam dominado o ar. Passaram por Samos e Delos à esquerda, e por Lebinto à direita.

Ícaro deslumbrou-se com a bela imagem do Sol e, sentindo-se atraído, voou em sua direção esquecendo-se das orientações de seu pai, talvez inebriado pela sensação de liberdade e poder. A cera de suas asas começou rapidamente a derreter e logo caiu no mar. Quando Dédalo notou que seu filho não o acompanhava mais, gritou: "Ícaro, Ícaro, onde você está?". Logo depois, viu as penas das asas de Ícaro flutuando no mar. Lamentando suas próprias habilidades, enterrou o corpo numa ilha e chamou-a de Icaria em memória a seu filho. Chegou seguro à Sicília, onde construiu um templo a Apolo, deixando suas asas como oferenda.

_______________

Eu sempre entendi o mito de Icaro como um aviso de que quem tudo quer pode vir a não ter nada um dia. A ganância pode ser a destruição do homem e de tudo o que ele um dia considerara sagrado. Icaro foi muito ambicioso e imprudente. Perdeu a própria vida por isso...

Um beijo! Adorei a pergunta

@}----

2007-01-23 01:05:50 · answer #1 · answered by Anonymous · 2 0

Primeiro parabens pela pergunta!Eu própria já me interroguei sobre isso.
Icaro era um jovem, que se calhar voou demais e nao teve noçao das consequencias.
Por acaso revejo-me muitas vezes nessa personagem que nao quer ter os pés assentes na terra....
que nos fique de lição....mas posso dizer com certeza que sou uma Icarista!!!

2007-01-23 15:46:40 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

Ícaro queria liberdade, mas não sabia o que significava liberdade, por isso perdeu a vida. Hoje em dia, todos temos um pouco de Ìcaro e temos de saber até onde nossa liberdade pode ir. Senão, perderemos a vida.

2007-01-26 22:30:10 · answer #3 · answered by mthewis 5 · 0 0

Filho de Dédalo e de uma escrava, Ícaro morreu vítima das invenções do pai, que ele utilizou sem fazer caso das advertências paternas.

Eu te previno, Ícaro, tens de fixar teu curso numa altura média. Aprisionado no labirinto, com seu pai que ajudara Ariana e Teseu a matar o Minotauro, ele consegue evadir-se com o auxílio de Pasífae e graças às asas que Dédalo lhe fez e que ele fixou com cera sobre os ombros. Ícaro voou por cima do mar.

E desprezando todos os conselhos de prudência elevou-se cada vez mais alto, cada vez mais perto do Sol. A cera derrete e ele precipita-se no mar.
Ícaro é o símbolo do intelecto que se tornou insensato... da imaginação pervertida.

(Chevalier e Gheerbrant, 1998)

Não eu nunca tive o meu momento Ícaro.

Um abraço!

2007-01-26 22:23:39 · answer #4 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 0 0

ousado,inteligente e pouco prudente. mas as vezes precisamos mesmo quebrar barreiras ou até sair da mesmice corriqueira do dia-a dia.

2007-01-24 17:06:59 · answer #5 · answered by horebe 2 · 0 0

um aventureiro, esperto e engenhoso...

2007-01-24 06:33:34 · answer #6 · answered by william g 5 · 0 0

Ícaro teve o que se chama de "personalidade", uma vez que não aceitou continuar vivendo nas condições às quais estava submetido; explorou todo seu potencial, sonhou, ousou, e ainda que morrendo prematuramente, deu pleno sentido à sua existencia, uma vez que não temeu arriscar tudo por seus ideais.

2007-01-23 21:02:11 · answer #7 · answered by Lia A 1 · 0 0

Acho que talvez ele, como tantos, quisesse apenas contrariar as idéias e o modo de viver do seu pai, ou,

Talvez quisesse ser famoso,

fugir do tédio,

alcançar novos mundos sem os problemas deste, sei lá, de tantas maneiras podemos interpretar a atitude do Ícaro, mas, com certeza todos tivemos o nosso "momento Ícaro", e, muitos conseguem mesmo voar e preferem nunca pousar!!!

um bj

2007-01-23 12:16:51 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

ORAPOIS A ESTORIA DE ICARO E PARECIDO COM O MITO DACAVERNA!!!!!!!ICARO NAO SO QUERIA VOAR E SIM TB IR VER NOVOS HORIZONTES!!!!!SAIR DA MESMICE!!!!!!!!DO SENSO COMUM!!!!!!!!!

2007-01-23 09:05:50 · answer #9 · answered by Anonymous · 0 0

EU DIRIA QUE ELE ERA BURRO , NA MINHA OPINIÃO . NUNCA TIVE UM MOMENTO ICARO.

2007-01-23 09:03:00 · answer #10 · answered by Maricy 6 · 0 0

fedest.com, questions and answers