O que é otite externa?
A otite externa é um tipo de infecção que acomete o canal externo do ouvido. Por ser ele quente, úmido e escuro, pode facilmente inflamar-se ou infectar-se com fungos ou bactérias.
Embora qualquer pessoa possa desenvolver uma otite externa, ela é mais comum em nadadores ou pessoas que freqüentam piscinas ou tomam banho de mar, daí ser muito mais comum no verão.
O que causa a otite externa?
Diversas causas podem levar à otite externa:
se você nada com freqüência ou costuma lavar os ouvidos no banho, a água pode remover a cera que protege o canal externo do ouvido, tornando-o mais propenso a inflamações/infecções.
trauma no canal externo do ouvido, como o uso de cotonetes, objetos ou o próprio dedo.
falta de cera no canal externo do ouvido.
viver em ambientes quentes e úmidos.
outras condições de pele, como eczema, psoríase e outras dermatites.
voltar
Quais os sintomas da otite externa?
dor de ouvido, que piora quando a orelha é pressionada ou puxada.
coceira no canal externo do ouvido.
saída de secreção do canal externo do ouvido.
- inchaço do canal externo do ouvido.
diminuição da audição (ouvido tampado).
Como é feito o diagnóstico da otite externa?
O exame do ouvido geralmente revela um canal externo inchado e vermelho, podendo ter secreção em seu interior. A dor intensifica-se quando se manipula a orelha. Estes achados, juntamente com os sintomas descritos acima, permitem ao médico fazer o diagnóstico de otite externa.
voltar
Como a otite externa é tratada?
o tratamento inclui uma limpeza cuidadosa do canal externo do ouvido.
o médico poderá fazer um curativo no canal externo do ouvido.
habitualmente são receitadas gotas para serem pingadas no canal externo do ouvido e antiinflamatórios e/ou analgésicos. Eventualmente podem ser utilizados antibióticos. Os sintomas geralmente melhoram em 2 ou 3 dias.
deve-se evitar ao máximo a entrada de água, xampu, sabão ou outros agentes irritantes no canal externo do ouvido durante o período de infecção e inflamação. O ideal é evitar nadar e mergulhar por 2 ou 3 semanas após a cura da otite externa.
nunca pingue nada no ouvido além dos remédios recomendados pelo seu médico.
voltar
Como a otite externa pode ser prevenida?
seque bem os seus ouvidos após nadar e mergulhar ou após o banho, com uma toalha apenas. Você poderá ajudar a água escorrer para fora do canal externo do ouvido inclinando a cabeça para ambos os lados e tracionando gentilmente a orelha em diferentes direções. Eventualmente um secador de cabelos poderá ser usado a uma distância segura da orelha, com a menor velocidade e calor. Isso também pode ser feito com a utilização de algumas gotas de álcool caseiro.
evite nadar e mergulhar em águas poluídas.
nunca introduza objetos (cotonetes, lápis, etc) no canal externo do ouvido. Isto somente traumatizará a delicada pele que o reveste, levando a uma possível inflamação e infecção. As glândulas da pele do canal externo do ouvido produzem cerume (cera), que o protege e diminui a possibilidade de crescimento de bactérias ou fungos. Esta cera é necessária e não deve ser removida.
Se você acha que tem cera atrapalhando a audição, procure um otorrinolaringologista para certificar-se disso. A lavagem de ouvidos só deve ser realizada por otorrinolaringologista.
proteja o canal externo do ouvido com algodão antes de usar algum spray ou tinturas para o cabelo.
se tiver otite externa recorrente, proteger os ouvidos com algodão embebido em óleo de amêndoas.
é recomendável o uso de protetores auriculares para os nadadores com otite externa recorrente.
Procure sempre um otorrinolaringologista quando tiver dor de ouvido. Existem outras doenças que podem estar associadas à otite externa e somente um especialista poderá orientá-lo adequadamente.
ok
2007-01-23 06:53:04
·
answer #2
·
answered by M.M 7
·
1⤊
0⤋