English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Os sem-terra e os com-terra D+, quem é o dono da terra? Quem disse ou autorizou ao "dono da terra" que a terra é dele? Seu pai? Que herdou de seu avô? Que herdou do seu bisavô? Que comprou a terra de quem? Se os índios se revoltassem e resolvessem obter de volta suas terras? Eles seriam aceitos? Quem disse que a terra é do dono da terra?

2007-01-22 22:06:39 · 10 respostas · perguntado por Ricardo 2 em Sociedade e Cultura Grupos e Culturas Outras - Grupos e Culturas

As respostas estão excelentes, entretanto, gostaria de acrescentar: Não se atenham ao Lula, ao MST como Quadrilha. Eu quero saber a opnião sobre de quem realmente é a terra e quem disse que a terra é dele(s). O MST tem hipócritas infiltrados, mas sabemos que há indivíduos hipócritas até no Senado, na Câmara imagine no MST.

2007-01-23 01:04:58 · update #1

10 respostas

Se essa pergunta fosse respondida com total veracidade talvez hje não estaríamos habitando parte alguma desse país!
O problema dos sem-terra não vai ser solucionado com perguntas tão vagas.Não importa a quem pertence a propriedade,e sim o q se tem feito dela!Muitos anceiam apenas por um pedaço de chão,afim de garantir a subsistência da família,enquanto outros por puro egoísmo,continuam a manter "terras e mentes" improdutivas!!!

2007-01-23 05:42:26 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Neste mundo, ninguém possui alguma propriedade. Todos estamos aqui de passagem, tudo nos é emprestado. Porque uma minoria se sente dona de tudo o mundo está se degradando.
Os sem-terra constituem um movimento de luta pela reforma agrária. Alguns membros do movimento querem reforma agrária, mas sabemos que existem interesses particulares, pois alguns "graúdos" usam os trabalhadores para conquistarem mais patrimônios. De qualquer forma, a reforma agrária é necessária, pois alguns motivos, entre eles: a) aumentar a produção de alimentos, b) gerar emprego e renda no campo, c) reduzir a pobreza, pois o aumento das pastagens e áreas para soja tiraram muitos trabalhadores dos seus postos de trabalho (neste caso as terras são produtivas em parte, pois impedem o avanço social), d) combater o latifundiário, em que vastidões estão vazias, sem uso.
Um aspecto negativo do movimento dos sem-terra são os conflitos sem fim, os abusos, porque eles dificultam o avanço da agricultura, impedem mais investimentos, porque todo investimento se transforma em risco - ninguém sabe se poderá plantar e colher, pois se a terra for invadida, adeus produção.
Os nativos não têm condições técnicas nem pessoais de requerer suas terras. Seriam aniquilados com mais rapidez. O governo brasileiro não liga para os nativos, nem para os pobres. Se ligasse, promoveria a justiça social e não o assistencialismo que ajuda os políticos a conquistarem votos.

2007-01-22 22:16:52 · answer #2 · answered by Clóvis Moreira Santos 4 · 1 0

Sim com certeza tem hipócritas, muitos, mas não todos: existem muitos inocentes úteis também.

2007-01-23 06:09:39 · answer #3 · answered by Genio 5 · 0 0

Sou a favor do MST, acho que eles são o resultado histórico da escravidão no Brasil, onde a abolissão foi uma farsa. Nos EUA a distrbuição de terra foi pra valer, aqui os barões se apropriaram de tudo em coluio com esse sitema cartorial que ainda funciona como nos tempos coloniais. ATé hoje os grileiros estão aí se apropriando de terras e expulsando índios e posseiros pobres, como acontece no Pará. Por isso acho que o MST devia ser mais radical, invadir, matar e acabar com essa raça de ladrões de terras aliadas de politicos corruptos como ACM, Sarney, Barbalho, Maluf, e outros do PFL, PSDB, como fizeram os camponeses na França, na Rússia. Se não for radical, se não tiver coragem, não vai adiantar nada ficar chorando e pedindo esmola na beira da estrada. As terras foram roubadas e estão improdutivas, portanto, tem que ser tomadas de volta, pois os MST são descendentes de índios e negros, que foram exprorados pela corja dos barões. ABaixo os barões. A única forma de se obter a propriedade em qualquer país capitalista sempre foi essa: tomar dos mais pobres, conquistar pelas armas. Foi como aconteceu no Brasil. Portanto, é legítimo que o exprorado tome de volta o que era seu ou de seus ancestrais.

2007-01-22 23:33:03 · answer #4 · answered by ? 3 · 0 0

Sou terminantemente contra o movimento dos sem terra, por que o melhor será o Governo contruir moradias de baixo custo para famílias, associando a um incentivo a empresas e indústrias para abrir novos empregos; maior favorecimento à educação e construir núcleos de ajuda aos menos favorecidos em todas as cidades do Brasil, oferecendo o café da manhã aos que forem trabalhar, o Bom Prato, a preço mínimo, para quem chegar com fome, e apoio à gestante e mãe adolescente. Apoio aos jovens e abertura de Policlínicas contra drogas, alcoolismo, fumo e até maconha. Essas resoluções fariam do nosso Governo um governo eficiente.
A paz para todos vem de uma construção diária da personalidade brasileira aliada a uma fé construtiva e salutar.

2007-01-22 23:09:49 · answer #5 · answered by escritorabispaeliana 6 · 0 0

Sou contra. Tem gente que trabalha, dá um duro danado para adquirir terras (estou falando dos que se esforçaram para isso e não dos herdeiros) e depois esse MST fica invadindo essas propriedades. Daí, tenho uma pergunta para ser feita no YR: Se vc. tivesse um sítio ou fazenda invadida pelo MST, o que faria? No meu caso, protegeria a propriedade, chamaria a polícia, se não vir, pegaria minhas armas e iria defender meus direitos. O culpado de tudo isso com um bando de vagabundos querendo se apropriar do bem de outros é o lula, que defendeu e ainda defende esse grupo terrorista. Qual é a solução? A solução seria: Os que tem D+ doa um pouquinho para os que não tem. Explicando: o IBGE e a Receita Federal tem os dados dos proprietários que tem grandes fazendas. O governo federal, junto ao Incra, definiria uma pequena porção da propriedade (vamos dizer 1 até 5 %) de todos os grandes fazendeiros e doaria para o mst. Com esse valor arrecadado, o Incra adquiriria e definiria um local adequado para instalação desses desocupados, fazendo com que a terra adquirida produza seu próprio alimento e sustento. Tem que dar trabalho para eles. E em troca, como contribuição, o mst devolveria uma parte dos produtos agrícolas ou pecuária produzidos para uma instituição de caridade, como o Apae ou asilos.

2007-01-22 22:37:54 · answer #6 · answered by Ninja 4 · 0 0

Bom!
No meu entender os Índios por direito são donos de todo território brasileiro, mas nossa constituição tem o chamando prescrição de 20 anos, como o Brasil foi colonizado e os Índios não reivindicaram seus direitos a época, fica tudo como esta com uma nova legislação que existe na constituição de 1998, lançados seus direitos sobre a propriedade de boa fé adquirida, sendo que o proprietário só recebe as benfeitorias, isto se comprovar boa fé. E para receber a terra nua, terá quer ter uma documentação de origem do INCRA ou do ESTADO, chamando-os na lide. Hoje as terras indignas são identificadas pela seus cemitérios, tudo feito pela FUNAI. De uma certa forma é um confisco em parte, isto amanhã pode vira para sua propriedade residencial. O que tem que ser fazer para esta nação indigna e indeniza-los por uma aposentadoria eterna, e partes das terras a eles concedida, mas pagas ao posseiro proprietário com a justa indenização. Os atos governamentais são muito obscuro, tem muitos interesses que somam para os interesses individuais. A raça indigna brasileira, será um dia que terá grandes pessoas até que possa ocupar cargos neste pais, como até ser presidente da nação., Duvido, só se tudo começar de novo, ai alves haja uma possibilidade.

2007-01-22 22:27:23 · answer #7 · answered by Marcio B 4 · 0 0

Movimento do sem terra?! Quem realmente não tem terras para morar não entra nesse movimento de ladrões!! Os lideres dessa pouca vergonha tem mansões na praia, carro do ano, celular de ultima geração e estão lá protestanto pra que?! Pra ficar mais ricos nas mãos dos coitados que eles usam pra invadir terras dos seus inimigos?! Pensem nisso!! Essa corja que está aliada ao nosso excelentissimo Luis Retardacio Mula da Silva, só quer saber de importunar seus inimigos politicos e todo mundo pensa que eles realmente não tem onde morar!! Isso é uma pouca vergonha!! Só aqui no Brasil pra acontecer uma coisa dessas mesmo! Se fosse em qualquer outro país do mundo ia todo mundo pro paredão de fuzilamento ou, no minimo o dono da propriedade invadida fuzilaria todo mundo e teria ganho de causa por legitima defesa!! Agora aqui se um dono de propriedade fizer isso, ainda vai preso por assassinato!! Que vergonha!

2007-01-22 22:26:30 · answer #8 · answered by Alisson N 2 · 0 0

Sou contra, por que se houvesse seriedade da parte dos dirigentes tudo bem, mas o que se vê é que quem está no comando tem muitas terras e ainda colocam os sem terra como cobaia enquanto eles ficam esperando os coitados brigar por algo que eles vão ser beneficiados e os sem terra continuam sem direito a terra alguma e quando conseguem vendem e ai invadem outra terra e por aí vai. Não existe seriedade no movimento e por ísso sou contra.

2007-01-22 22:14:37 · answer #9 · answered by ioneidesena 6 · 0 0

Sou a favor do movimento dos sem terra , movendo em direção a cadeia! kkk!

2007-01-22 22:11:45 · answer #10 · answered by SATELLITE 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers