English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-22 21:49:24 · 4 respostas · perguntado por haroldo jose h 1 em Artes e Humanidades Filosofia

4 respostas

Escrita pelo Papa Leão XIII a 15 de maio de 1891, a encíclica trata das condições das classes trabalhadoras. Nela Leão XIII apoiava o direito dos trabalhadores formarem sindicatos, mas rejeitava o socialismo e defendia os direitos à propriedade privada. Discutia as relações entre o governo, os negócios, o trabalho e a Igreja, propondo uma estrutura social e econômica que mais tarde vei a se chamar corporativismo.
Esta encíclica também influenciou fortemente a criação de uma nova ideologia política, a "Democracia cristã". Esta ideologia defende a implantação de uma democracia baseada nos princípios cristãos.
O texto debate alguns assuntos levantados pela revolução industrial, que critica, e as sociedades democráticas modernas. Leão XIII começou por descrever muitos dos sofrimentos da classe trabalhadora. Mas ele refutou como falsas as teorias socialistas marxistas e defendia a propriedade privada, acreditando que as soluções iriam surgir das ações combinadas da Igreja, do Estado, dos empregadores e dos empregados. A encíclica refere princípios que deveriam ser usados na procura de justiça na vida industrial, social e económica.
Juntamente com outros trabalhos de Leão XIII e a sua ação no longo cargo como Papa (1878–1903), um profundo efeito do seu trabalho foi trazer a Igreja Católica e a sua hierarquia para o mundo moderno. Na altura, o seu apoio a sindicatos e a um salário decente era visto como radicalmente liberal. No entanto, outras afirmações da encíclica opõem-se ao capitalismo. Muitas das posições da Rerum Novarum foram suplementadas por encíclicas posteriores, em especial a Quadragesimo Anno de Pio XI em 1931, e a Mater et Magistra de João XXIII em 1961, e por Papa João Paulo II em 1991 com Centesimus annus.
As ideias de Leão XIII são, embora distorcidas, uma influência para o desenvolvimento posterior do Fascismo Italiano de Benito Mussolini.

2007-01-22 22:07:32 · answer #1 · answered by mmcfilho 3 · 0 0

Trata de renovação da politica catolica,da época,defendendo os direitos dos trabalhadores ,e a pratica, de um catolicismo voltado para as questões sociais.

Um Abraço !

2007-01-23 09:23:18 · answer #2 · answered by alemão bactéria 3 · 0 0

Trata da questão social. Partindo da análise das precárias condições de sobrevivência e trabalho dos operários, o papa mostrou ao mundo o pecado em que estava mergulhado. De um lado, poucos aproveitavam os benefícios da industrialização, vivendo luxuosamente, de outro lado, uma multidão de operários sendo abusados pelos patrões.
A Rerum Novarum foi um marco na análise das questões sociais, dando luz à formação da Doutrina Social da Igreja. Para aprofundar seus conhecimentos, entre no sítio da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil: www.cnbb.org.br Clique em Santa Sé e no sistema de buscas digite "Rerum Novarum". Tudo que você precisa está lá.

2007-01-23 06:08:52 · answer #3 · answered by Clóvis Moreira Santos 4 · 0 0

da beatificação dos santos....

2007-01-23 05:52:36 · answer #4 · answered by LUCK 5616 - O ETERNO 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers