Perdôe-me mas sua pergunta cita exemplos que diferem quanto a uma explicação teológica no ítem nascimento de uma virgem. A virgindade de Maria não classifica-se como um milagre de Jesus mas sim do Deus de Davi, uma visão anterior a Jesus e é um dogma da igreja, um pouco mais complicado que a divindade de Jesus, mas isso não afeta sua pergunta, mesmo porque nas mitologias os deuses eram filhos de deuses, não tinham uma origem humana como Jesus. Esse é o ponto, Jesus é uma manifestação humana de Deus, ele é Um da Santíssima Trindade que é Deus (Pai Filho e Espírito Santo).
Quanto aos milagres deve-se considerar a situação mundana das narrações históricas, como Jesus manifestaria sua divindade no meio em que viveu? Deveria ser algo que o homem comum entendesse como milagre, uma cura, uma transformação, uma multiplicação, algo que para o homem daquele tempo fosse um milagre e o é até hoje.
Colocando tais milagres em um contexto histórico imagine o que seria um milagre nos dias de hoje? fosse para Deus ou para deuses: discursar para todo o mundo em todos os canais de TV, multiplicar alimentos para alimentar os que morrem de fome na África, teria de ser algo que lhe projetasse uma visibilidade neste mundo e neste tempo globalizado.
Assim o paralelo que vc busca em sua pergunta é bem simples, o milagre deve ser algo de compreensão e aceitação por parte do expectador.
2007-01-22 13:54:24
·
answer #1
·
answered by fchal_y 5
·
2⤊
0⤋
Eu vejo semelhanças entre Sidharta e Jesus. Ambos abriram mão de sua condição favorecida ( mesmo que falseiem que Jesus era pobre, existem fortes indicios que Jesus era de linhagem nobre), e se tornaram lideres espirituais cultuados através dos tempos. Porém, Sidharta não teve seus ensinamentos deturpados, e não se tornam deus para os budistas, e sim um exemplo a ser seguido e alcançado. Para mim, Jesus foi um SER HUMANO extraordinário, com sabedoria divina, mas ainda sim um ser humano.
Há tb paralelos entre religiões pagãs e o cristianismo. O fato de Maria ser mãe do filho de Deus, é uma delas. Segundo a mitologia grega por exemplo, varios deuses tiveram filhos com humanos, gerando semi-deuses, como Hércules, que é filho de Zeus com uma humana
Com relação aos evangelhos, acredito que eles, apsear de serem boas fontes históricas da época, devem sim ter influências de religiões pré-cristãs, assim como têm do judaísmo. Os evangelhos são na verdade ( segundo eu penso!) livros históricos com boas pitadas de ficção.
2007-01-23 22:02:05
·
answer #2
·
answered by dark jazz 5
·
1⤊
0⤋
Os sumérios ou os persas da civilização da Mesopotâmia, se não me engano, criaram o Zoroastrismo, cuja dualidade diz-se que influencia as religiões de hoje. Nessa religião, existe o mal e o bem, sendo que o bem triunfará no fim dos tempos, acabando com todos os que apoiaram o mal. Talvez daí surgiu a noção de inferno e céu.
É verdade que várias religiões têm muitos aspectos em comum. A maior parte delas nasceu na Ásia - Extremo Oriente, Ásia das Monções e Oriente Médio(região da Mesopotâmia, Palestina, etc.). Só o Espiritismo que nasceu na Europa, com Kardec.
De certa forma, se o Islamismo é considerado sincrético, influenciado pelo Cristianismo e outras religiões da região. Esta religião, veio a unificar os povos do Oriente Médio, sendo também uma adaptação ao modo de vida dos mesmos. Seria uma religião que se ajustasse a eles e seus modos de vida.
2007-01-23 08:59:08
·
answer #3
·
answered by Daniela A 2
·
1⤊
0⤋
O Cristianismo foi influenciado por várias religiões ao longo da história.Uma delas foi o zoroastrismo persa,que possía o maniqueísmo:o bem Ormuz mazda venceria o mau em 12 mil anos.O mau era representado por Arimã.A religião dos hebreus é a primeira monoteísta do mundo,e era estrito nada de santos ou anjos.As duas crenças sitadas anteriormente surgiram na Antiguidade.Mais tarde veio o cristianismo que tinha como Messias :Yeshua,Jesus.Esta religião era bastante perseguida pelo IMPÉRIO ROMANO.Porém com a crise deste,ela passou a ter popularidae entre as classes menos favorecidas até se tornar oficial.Mais adiante surgiu o Islã que significa crença única em Alá.Seus principais seguimentos são sunitas que acreditam no Alcorão,livro sgrado e na Suna:síntese dos ensinamentos de Maomé.Os xiitas acreditam apenas no Alcorão.
2007-01-26 19:21:04
·
answer #4
·
answered by rogerio m 2
·
0⤊
0⤋
Desde as origens da civilização temos no Oriente Próximo vários casos de deuses, considerados filhos, amantes ou consortes de uma Deusa, que morrem e ressuscitam. Alguns exemplos: Dumuzi (Suméria), Tammuz (Babilônia), Osiris (Egito), Adonis (Síria), Attis (Frígia), etc. O jovem deus representa a vegetação que morre todos os anos no inverno para ressurgir na primavera e sua parceira feminina a Terra. Verdadeira ou não, a vida de Jesus se mostra em conformidzade com esses padrões: é um personagem tido por divino, filho de uma mãe que foi santificado e também teria ressuscitado depois de uma morte particularmente cruel.
2007-01-23 12:27:38
·
answer #5
·
answered by tubalcain1733 7
·
0⤊
0⤋
Para os historiadores não sei, mas pra mim, Jesus foi um ser vivente neste planeta Terra. Era humanista, comunista, médico, psicólogo e o maior filósofo de todos os tempos, infelizmente foi assassinado muito jovem, com apenas 33 anos...Os deuses são muitos, criados na imaginação dos sêres...Cada aglomerado humano tinha o seu deus, o boi, a vaca, a lua, o sol, encantados do rio e do mar, um bezerro de ouro;
uma serpente, um trovão e milhares deles que eram temidos e adorados. Religião é cada um na sua, com igreja ou sem igreja, devomos ter fé e crer numa energia maior, que está dentro da gente, em qualquer hora e em todo lugar e que pode ser até a nossa consciência...
2007-01-22 21:54:29
·
answer #6
·
answered by Gimbra 6
·
0⤊
0⤋