Cara, defendo que o nordeste tenha uma solução para a seca, a falta de água, a falta de alimentos, acabar com a miséria e muito mais... Mas esse papo de fazer as transposição do Rio São Francisco, é só mais um daqueles projetos que saem da cabeça magalomaníaca de políticos que querem a todo custo reinventar a pólvora, redescobrir o fogo ou a roda... O problema do Nordeste é mais grave do que se pensa. É um problema de cultura. O cidadão nordestino, aquele que vive nesta área de miséria, não está preparado para fazer as mudanças que ele e sua região precisam. Tudo por obra e graça dos senhores políticos, que há décadas, usam a miséria desse povo como trampolim político. De que adianta levar a água do Velho Chico ao sertão, se o nordestino não tem energia elétrica para irrigar sua propriedade? E pior ainda, de que adianta um mundo de água, se ele não tem nem o que comer? Acredito que os pequenos projetos, aqueles mais simples em que você reúne pequenos grupos de famílias e implanta junto deles o conhecimento básico necessário para que eles possam ter condições e desejo de mudar aquela situação... Poços artesianos, por exemplo, que custam uma mixaria, pode contribuir muito para ajudar milhares de familias. Mas não basta apenas furar um poço e colocá-lo para jorrar água em abundância. É preciso educar o nordestino, ensinando-lhe como utilizar essa água com equilíbrio e sabedoria... É preciso orientá-lo a criar o hábito de plantar árvores também, não apenas os alimentos necessários ao seu sustento. A aridez do nordeste, em parte, se deve à devastação de suas matas. Então, fazer aparecer água no nordeste como num passe de mágica, como a transposição do Velho Chico, não vai resolver nunca o sofrimento do povo daquela região. Ao que me parece, a transposição servirá apenas para abastecer com muita água as fazendas de poderosos, inclusive muitos políticos, que estão no meio do caminho das água do Velho Chico... Por isso, o interesse tão grande deles, políticos, em insistir nesta idéia absurda. Ah, quanto a sua questão central, como a transposição vai afetar o meio ambiente, eu acredito que o Rio São Francisco vai desaparecer se esse projeto for à frente. Em vários pontos do seu curso, o leito está todo assoreado, com profundidades menores que um metro! Sabemos muito bem que a natureza não dá conta de fazer o que nós, os homens queremos. O Rio São Francisco sofre atualmente, além do assoreamento, com a falta de mata-ciliar e a poluição provocada por industrias e cidades.
2007-01-22 09:39:36
·
answer #1
·
answered by ruisley 2
·
0⤊
1⤋
a transposição do rio são francisco acredito eu vai afetar o meio ambiente pois muitas obras são abandonadas e ficam paradas sem nenhuma manutenção e também porque quando vc desvia o curso do rio muitos animis morrem e muitas pessoa ficam sem casa pois algumas regiões são alagadas as deixam desabrigadas
2015-05-30 06:41:26
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
O NOSSO MEGA INTELECTUAL PRESIDENTE ESTA PRECISANDO aprender mais sobre meio ambiente, a intenção dele é fazer uma obra que nao vai dar certo, estudos provam isso, alem do que ninguem nunca viu um rio subir ladeira a cima, o gasto com energia, vai ser um absurdo o pior é que a nossa justiça não quer ter conhecimento, do assunto por receio de perder as benefices alcançadas neste maldito governo
OBS. Não venham os amigos do MULLA dizer aqui que é partidarismo ou dispeita não, Eu sei do que estou falando e não sou débil nem irresponsável de falar de um assunto tão sério sem um estudo aprofundado. No Brasil, existem pessoas que defendem o indefensável apenas pelo prazer de ver a miséria dos mais necessitados. Inclusive aqueles que venderam o voto com um salário do bolça-esmola.
2007-01-22 09:21:07
·
answer #3
·
answered by mítia 3
·
1⤊
1⤋
Qualquer alteração, mínima que seja, afeta.
Mas somente veremos se haverá vantagens ou desvantagens depois deuns 35 anos, pois antes disso, a natureza dará poucos indicativos, a não ser que seja um desastre completo.
Num projeto no Iraque, acabou dando mais prejuízo que benfeitorias à população. Na Rússia ocorreu o mesmo, um mar inteiro está desaparecendo, já que rios foram desviados e não desembocam mais.
Não ví no projeto, o reflorestamento e fiscalização contra queimadas nas nascentes. Isso já prenuncia desastres ecológicas, que trarão mais sofrimento ainda para as populações. O São Francisco, faz tempo, perdeu muito de sua água, por afluentes cada vez mais secos e contaminados...
2007-01-22 09:11:14
·
answer #4
·
answered by Gilberto C 5
·
1⤊
1⤋
Imagine que temos somente meio copo de agua por dia para uma pessoa beber e no final do dia ela ainda rega um arbusto de tomate para garantir uma futura salada.
Se de repente mais uma pessoa passa a beber deste copo.
A conseqüência é que não irá sobrar água para regar o arbusto ele morrerá.
Ai você fala: Mas a vida humana á mais importante.
Realmente, porem se não regarmos o arbusto teremos a agua hoje, a fome e a morte amanhã.
Não estou afirmando que irá acontecer isto, mas é um fato que eu não conheço este milagre de tirar-se um enorme volume de água do Velho Chico e ele continuar com as mesmas características atuais.
2007-01-22 09:19:54
·
answer #5
·
answered by carlos_kcal 3
·
0⤊
1⤋
a miséria do povo também não interfere no meio ambiente?
2007-01-22 08:57:30
·
answer #6
·
answered by alceu 7
·
0⤊
1⤋