Por alvará de 19 de fevereiro de 1811, foi criada a comarca de Paranaguá e Curitiba, pertencente à capitania de São Paulo. A 6 de julho do mesmo ano a câmara municipal de Paranaguá dirigiu-se ao príncipe regente para pedir a emancipação da comarca e a criação de nova capitania. Dez anos depois, o movimento, liderado por Floriano Bento Viana, formulou abertamente sua reivindicação separatista, mas ainda sem obter êxito.
Apesar da atividade política expressa em sucessivas diligências e petições que tinham em vista a emancipação político-administrativa, e mesmo após a independência, continuaram os então chamados "parnanguaras" submetidos aos comandantes da tropa local, uma vez que o governo provincial estava longe e desinteressado daquelas terras. A importância política e estratégica da região avultava com os anos e evidenciava-se com acontecimentos que repercutiram no plano nacional, como as revoluções farroupilha, de 1835 a 1845, e liberal, em 1842.
Paralelamente, a economia paranaense, a par do comércio de gado, ganhava incremento com a exportação da erva-mate nativa para os mercados do Prata e do Chile. Eram feitas promessas de emancipação, enquanto prosseguiam as representações e a luta no Parlamento. Finalmente, a 28 de agosto de 1853 foi aprovado o projeto de criação da província do Paraná, que teria como capital provisória (que depois seria confirmada) a cidade de Curitiba.
A 19 de dezembro do mesmo ano chegou à capital Zacarias de Góis e Vasconcelos, primeiro presidente da província, que desde logo se empenhou em tomar medidas destinadas a impulsionar a economia local e conseguir recursos para as ações administrativas que se faziam necessárias. Procurou encaminhar para outras atividades, mormente de lavoura, parte da mão-de-obra e dos capitais que se empregavam no preparo e comércio da erva-mate. O mais lucrativo negócio da província continuava a ser, no entanto, a invernada e a venda de muares para São Paulo. Essa atividade chegou ao ponto mais alto na década de 1860 e só entrou em declínio no final do século.
Durante o período provincial, o governo do Paraná não alcançou a necessária continuidade administrativa, já que a presidência da província, de livre escolha do poder central, teve nada menos de 55 ocupantes em 36 anos. Os liberais paranaenses organizaram-se sob a liderança de Jesuíno Marcondes e seu cunhado Manuel Alves de Araújo, pertencentes à família dos barões de Tibagi e Campos Gerais, na época a mais poderosa oligarquia na região. Os conservadores eram chefiados por Manuel Antônio Guimarães e Manuel Francisco Correia Júnior, de famílias que controlavam o comércio do litoral.
2007-01-22 08:12:53
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Em 29 de agosto de 1853, foi aprovado o projeto de criação da Província do Paraná, por força da lei imperial nº 704, assinada por Dom Pedro II. Embora a lei tivesse sido aprovada, o fato é que a Emancipação política do Paraná ainda demorou quatro meses para se concretizar. Como resultado de lei imperial, em 19 de dezembro de 1853, a Província do Paraná separou-se da Província de São Paulo, deixando de ser a 5ª Comarca de São Paulo. Curitiba foi escolhida como capital da nova província e, na mesma data da emancipação política da província, chegou à capital Zacarias de Góis e Vasconcelos, o primeiro presidente do Paraná, que logo declarou que todos os seus problemas de administração poderiam ser resumidos em um só: povoar um território de 200.000 km² que contava com apenas 60.626 hab. Essa população distribuía-se principalmente nas cidades de Curitiba e Paranaguá.
2007-01-22 08:40:36
·
answer #2
·
answered by adericleverson 7
·
1⤊
0⤋
Em 1853 uma lei imperial,assinada por D. Pedro, separou a Provincia do Paraná da Provincia de São Paulo dando origem ao Estado do Paraná,que no início possuia poucas cidades.
Os motivos da mudança foram políticos e econômicos.
2007-01-22 08:28:44
·
answer #3
·
answered by Helena A 5
·
1⤊
0⤋
É que o casamento não ia bem sabe então decidiram se separar com comunhão de bens e tudo mais, agora são apenas amigos.
2007-01-23 00:24:35
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
romeu é julieta.
2007-01-22 09:09:51
·
answer #5
·
answered by Dalter R 2
·
0⤊
2⤋
Juraaaaaaaaaaaaaa?!?!?! ___Qdo??? __Pô ninguém me conta nada . Quê???Saka !!! Naja . Só podi te sidu 1 cobra .
2007-01-22 08:11:57
·
answer #6
·
answered by Amazonas 57 2
·
0⤊
4⤋