Aflições humanas. > Quem de nós não a sofremos .? <
“Obrigação pode ser definida como sendo o que devemos fazer para agradar as pessoas, ou para nos enquadrar no que elas esperam de nós; já o dever é um processo de percebermos a nós mesmos, descobrindo nosso EU/ EGO interior.”
Apenas aquele que aceitou a mudança de atitudes é que se pode considerar realmente Curado. Só a transformação Ãntima é que pode tirar-nos, aos poucos, dos momentos perversos dos desequilÃbrios interiores( mentais ) que provocam as enfermidades / doenças do corpo, e daà nossas aflições. Somos pessoalmente responsáveis pela infelicidade que vivenciamos quando não aceitamos conhecer e perceber a nós mesmos. Nascemos e crescemos para sermos únicos. Em geral , as pessoas desejam uma cura imediatista para seus males , quase sempre mudanças superficiais(por fora), e de preferência sem nenhum esforço pessoal. Esperam bênçãos divinas , porque não dizer : um milagre , que bata sobre seus pedidos e desejos precipitados, sobre seus caprichos infantilizados, pela lei do menor esforço; sentindo-se digno de autopiedade, vÃtima , sem perceber a única saÃda e cura de seus problemas : Mudança de comportamento Interior.
Há 400 anos ANTES da era cristã tivemos Sócrates, entre outros, que ditou a frase: “ Conheças a tà mesmo “ , que eqüivale a dizer : Procure saber e conhecer seu EU , seu EGO - seu Interior mental, tenha consciência de quem você é realmente; do que é capaz , sem usar máscaras ou fantasias. Somos o que sentimos. Um dos maiores desafios que recebemos na Vida é termos consciência de nosso sentimento, voltadas para a Auto-Aceitação. Quando aceitamos a nós mesmos, eliminamos as amarras , os preconceitos, as crenças, costumes e valores que não são nossos mas foram-nos incutido/colocados pelos outros e não temos mais medo nem receio de discriminação ou isolamento de uma parcela da sociedade. Quando sujeitamo-nos a opinião alheia, quando ficamos estagnados por fórmulas e artifÃcios padrão, acomodamos com pontos de vista diversos criados por uma coletividade viciada, seguidora da Moda, esquecemos de quem somos, do que sentimos , ficando volúvel nas atitudes , nas opiniões. A preocupação com deveres alheios provoca nosso distanciamento das próprias responsabilidades, pois não concretizamos nossos ideais nem deixamos que os outros cumpram com suas funções, impedindo-os de adquirir autonomia e vida própria. Todo aquele que se compara com outros acaba sentindo-se elevado ou rebaixado ; nunca se dá o devido valor e nunca se conhece verdadeiramente. Muitos acreditam que seus deveres são corrigir e reprimir as atitudes alheias; dizem: “ Faço isso porque só estou tentando ajudar “. Não devemos ser o que nossos pais ou a sociedade querem nos impor ou definir como melhor. Nossos objetivos e finalidade de vida têm valor unicamente para nós ; os dos outros, particularmente para eles.
Quanto mais nos preocupamos com a impressão que causamos aos outros, menos descobrimos quem realmente somos e , proporcionalmente, desvalorizamos o que sentimos por nós , não sabemos onde estão nossos reais valores provocando , ainda , um desgaste prematuro e desnecessário, tanto na área psÃquica como na Orgânica. O que as pessoas pensam de nós é um problema delas; devemos dar mais importância e atenção `a nossa Consciência do que a nossa reputação, sendo a primeira (consciência) fruto da inteligência, da razão e obra divina = leis eternas e naturais - ; enquanto a Segunda ( Reputação) está ligada ao temperamento instável do caráter oscilante do ser Humano; Num bom dicionário encontraremos a definição de ‘ Reputação “: como o conceito de que goza uma pessoa em seu grupo social. Reputar ( do latim reputare) significa : computar , julgar , avaliar, Ter em conta o “bom nome” de alguém ( estando certo ou errado a avaliação ). Quando ouvirmos alguma coisa sobre algo ou alguém, deveremos pensar, sempre, de nós para nós mesmos : Será isso verdade para quem ? Que tipo de prova existe ? Há elementos mais claros para estimar este fato ? Qual base referencial devo adotar para fazer essa avaliação do assunto ? Há outros interesses: como pontos de vista, vantagens pessoais, religião , tradição, autoritarismo, costumes arcaicos, para que as pessoas envolvidas estejam falando dessa forma e / ou de alguém ? Como me sentiria caso estivessem falando de mim ? Como gostaria de ser julgado por aqueles indivÃduos que agora falam, para mim, de outro ?
Pronunciando uma sentença prematura de condenação ou de absolvição, sem conhecimento prévio de tudo o que vem ocorrendo na intimidade humana, um Julgamento arbitrário, é o “ DeclÃnio do entendimento “ é o “ Naufrágio da compreensão”. Martin Luther King disse : “ Uma injustiça feita com alguém em um lugar qualquer é uma Injustiça feita com todos em qualquer lugar.
Mudamos a concepção do Mundo em que vivemos, quando enxergamos, além da aparência externa da matéria, “a visão de eternidade “ das almas corporizadas por matéria tão pesada / densa , grosseira e frágil como a nossa. ( Coloquemos à análise da Razão ( Consciência ) tais fatos naturais do universo !
Jesus de Nazaré , numa atitude incomum em seu tempo, demonstrava apreço, carinho e respeito aos excluÃdos e discriminados, oferecendo igual atenção à s diferenças de classe e sexuais; aos ladrões , à s prostitutas , aos adúlteros, aos cobradores de impostos. Não fazia distinção, escolha em favor de pessoas por sua classe social, tÃtulo, sexo, nacionalidade, cor . Deixou-nos claro que para Deus, não havia eleitos – o reino dos céus era uma conquista comum a todos aqueles que cultivassem o Amor a Deus, ao próximo e a si mesmo.
Paulo de Tarso afirmou , aos cristãos da igreja da Galácia : “ Deus não faz acepção de pessoas “ .
Acredite : Milhões de pessoas crêem em coisas bem diferentes uma das outras, pois recebemos ensinamentos diversos que nos são transmitidos quando crianças. Coisas diferentes e /ou dessemelhantes foram ensinadas a crianças budistas, cristãs, XintoÃstas , muçulmanas e hinduÃstas. Se essas mesmas crianças forem chinesas, francesas, indianas, russas, vietnamitas, brasileiras, cada uma delas crescerá com a firme convicção racial e religiosa de que estão certas e com certeza acreditarão que as outras, estão erradas. Entre as mesmas religiões há pontos de vista divergentes, dissensões, sobre os tratados teológicos ou doutrinários; assim também é para outros assuntos. O EspÃrito uma vez criado por Deus, é eterno ; Sempre haverá de progredir através de sucessivas encarnações em qualquer uma das casas de nosso Pai -“ Há várias moradas na casa de meu Pai”.
Nunca regredirá , podendo porém permanecer em estado de não crescimento / não progresso , em determinada reencarnação . “ A cada um conforme sua obra “ .
Cada indivÃduo tem sua hora , seu momento , seu lugar , seu progresso como ser Humano e EspÃrito . Como seres criados iguais aos demais , por Deus , fazemos parte do Universo e somos intuÃdos naturalmente , para alcançarmos o objetivo celeste ; assim como os “ Rios são intuÃdos a passarem pelos tantos obstáculos em seu curso e atingem seu objetivo natural : Os mares , Os oceanos.”
“A perpetuação de várias espécies de aves dá-se pela intuição natural e viajam por milhares de quilômetros a procura de clima adequado à sua sobrevivência.”
“A reprodução de várias espécies de peixes dá-se pela intuição natural que é chamada de “ Piracema “ = Os peixes sobem os rios, enfrentam as correntezas para fazerem a desova em nascentes dos Rios e em águas mansas nas cabeceiras. S. Marcondes.
2007-01-22 12:10:42
·
answer #2
·
answered by Ambiental 5
·
0⤊
0⤋