English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Mesmo surrealista grande parte de suas obras contem imagem de ceu c/nuvens totalmente real, preciso saber porque ele usa e se ha livros em portugues falando a respeito deste detalhe.

2007-01-22 05:10:50 · 3 respostas · perguntado por nega 1 em Artes e Humanidades Artes Visuais Pintura

3 respostas

Bom... resolvi responder pq a resposta colada da wikipedia aí em cima não serviu muito... As nuves de Magritte, por mais que se parecessem com nuvens da realidade, nunca eram colocadas nas situações em que elas aparecem na realidade. E dificilmente são o ponto central do quadro, aquele verdadeiramente surreal.
Como a wikipedia disse, Magritte repetia várias figuras... uma delas é o cenário de nuvens.
Finalmente, nuvens me lembram muito uma atmosfera onírica (dos sonhos), longe da realidade. Colocar como fundo de quadros dá a impressão de que o quadro se desenvolve não no nosso mundo, mas dentro de um sonho. Ou mesmo que seja no céu, que tipo de situação da realidade se passa no céu?
Eu acho o cenário de nuvens do Magritte bem surreal. E bem dentro do estilo dele de surrealismo.

2007-01-22 09:28:50 · answer #1 · answered by Cazinha 4 · 1 0

Como disse a Cazinha, nuvem é um elemento onírico e o surrealismo (sous-real, em francês= sob o real)sonda exatamente o que se esconde por debaixo da roupagem civilizada da realidade , os meandros, do indivíduo,seus medos, seus códigos de proibição e prazer,enfim, uma prospecção bem além da aparência das coisas e para isso, nada melhor que nuvens, não é verdade?Elas nos desprendem do chão, do real, transportam-nos para outras realidades...

2007-01-23 13:57:20 · answer #2 · answered by tamandualegre 3 · 0 0

René François Ghislain Magritte (Lessines, 21 de novembro de 1898 - Bruxelas, 15 de agosto de 1967) foi um dos principais artistas surrealistas belgas, ao lado de Paul Delvaux. Pintor de imagens insólitas, às quais deu tratamento rigorosamente realista, ultilizou-se de processos ilusionistas, sempre à procura do contraste entre o tratamento realista dos objetos e a atmosfera irreal dos conjuntos.

Suas obras são metáforas que se apresentam como representações realistas, através da justaposição de objetos comuns, e símbolos recorrentes em sua obra, tais como o torso feminino, o chapéu côco, o castelo, a rocha e a janela, entre outros mais, porém de um modo impossível de ser encontrado na vida real.

Um abraço!

2007-01-22 05:47:30 · answer #3 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 0 0

fedest.com, questions and answers