English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

4 respostas

Com o Taylorismo e o Fordismo, que introduziu a nova cultura de fabricação em série.

2007-01-22 05:26:10 · answer #1 · answered by frankestein 6 · 0 0

Essa pergunta tem várias formas de ser respondida. A mais intuitiva delas é imaginar que com o aumento da escala de produção, uma nova forma de se pensar a administração se fez necessária. Quem já esteve sob a liderança de um mero trabalho de escola sabe que gerenciar 10 pessoas é diferente de gerenciar 2. Extrapole essa constatação para 5000 pessoas e vê-se de imediato uma alteração das premissas, das necessidades e da forma de abordar os problemas.
Há maneiras um pouco mais pragmáticas. Pode-se dizer que a revolução industrial fez com que o Capitalismo atingisse um novo patamar de desenvolvimento, com um ritmo de geração de riqueza e poder de produção dessas riqueza (Com quem esta última ficou é uma outra historia...). O advento da administração moderna é apenas um dos aspectos a serem levados em conta, mas sem o concomitante progresso das ciências técnicas nada teria ocorrido (ao menos não do modo como conhecemos...). Não há como negar que boa parte do progresso industrial, cujo sucesso embasou-se fortemente no surgimento das novas doutrinas gerenciais, fez-se a custa da exploração dos operários, mas tudo também se insere no contexto competitivo inerente ao modo de produção, sendo um tanto leviano querer estabelecer "culpados".

2007-01-22 06:32:56 · answer #2 · answered by Ricardo F 1 · 0 0

Serei o mais sucinta possível . .A R.I. transformou o artesão em assalariado. A produção passou a pertencer ao dono da fábrica cujo único interesse é o lucro. Portanto quando maior a produção melhor.O lucro sobre o capital investido tem que ser o maior possível. Surge então a necessidade de redução de custos.As famosas linhas de produção tem essa finalidade, além de impossibilitar que o operário aprenda a produzir tudo e se torne independente. O taylorismo e fordismo por exemplo foram elaborados no sendito de reorganizar a produção e torná-la mais "eficiente", mais lucrativa. Foi no final do século XIX e início do séc. XX que as técnicas da moderna administração começaram a ganhar corpo e nunca mais pararam.Tudo começou com o surgimento do capitalismo. O capital se apropriando dos meios de produção e tirando daquele que produz o produto de seu trabalho. A moderna administração é a forma mais refinada de extrair o máximo do trabalhador, gastando o mínimo. Quando uma empresa proporciona alguns
benefícios a seus trabalhadores, não o faz por bondade ou generosidade. Um trabalhador satisfeito produz mais e melhor. A
idéia é substituir homens por máquinas o máximo possível porque máquina não pensa, não sente, não reivindica. Ou a população mundial toma conhecimento disso e reduz a produção de filhos, ou o desemprego aumentará constantemente, os salários cairão e o desemprego aumentará. Como consequência a fome, as doenças, a violência e as guerras.Você sabe qual o real interesse dos EUA no Afeganistão? Você engoliu essa da captura do Bin Laden? Você sabe o significado estratégico do Afeganistão, e de tantos outros países "defendidos" pelos States? A moderna administração significa maior exploração.

2007-01-22 05:29:11 · answer #3 · answered by didim 6 · 0 0

No modo de divisão das tarefas na industria, horas de serviço, e respeito aos trabalhadores, melhor que trabalhar com empegados feitos escravos, dar bônus trabalhistas incentivca a produção, e os lucros aumentam, antes da revolução industrial, as empresas enfrentavam crises, do trabalhador revoltado, e muitos chegaram até se matar dentro das fábricas por estar indo a loucura com o trabalho!

2007-01-22 04:49:16 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers