English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

e verdade que esses pensamentos vinheram para transformar a sociedade?

2007-01-22 01:07:03 · 2 respostas · perguntado por arilson.c.campos c 1 em Governo e Política Outras - Governo e Política

2 respostas

Olá Arilson, interessante ver uma pergunta filosófica com erros tão grotesco de português, parece mais gozação, mas vá lá, vamos responder:
O emprirismo é a escola de epistemologia que se origina em Platão voltado para as questões filosóficas e religiosas, em Aristóteles estende a aoutras ciências, mas não dá pra dizer que o empirismo surgiu em Aristóteles, podemos tomá-lo como um "precedente" da idéia básica do empirismo, que é de observar o mundo e tirar conclusões (ou conhecimentos) acerca dessa observação.
Tanto quanto sei, o filósofo inglês John Locke (1632-1704), é considerado o protagonista do empirismo.
Já o racionalismo é a corrente filosófica que iniciou com a definição do raciocínio que é a operação mental, discursiva e lógica, este usa uma ou mais proposições para extrair conclusões se uma ou outra proposição é verdadeira, falsa ou provável, e seu principal teórico é René Descartes:que iniciou a formação daquilo a que hoje se chama de Racionalismo continental.
É claro que essas teorias "vinheram" (sic) para transfomar a sociedade.
O pensamento de Descartes é revolucionário para a sociedade feudalista em que nasceu, a influência da Igreja era muito forte e não existia uma tradição de "produção de conhecimento", o conhecimento estava nas mãos da Igreja. Aristóteles tinha deixado um legado intelectual que o clero se encarregava de disseminar.
Descartes viveu numa época marcada pelas guerras religiosas, viajou muito e viu que sociedades diferentes têm crenças diferentes, mesmo contraditórias. Aquilo que numa região é tido por verdadeiro, é achado como ridículo, disparatado, mentira, nos outros lugares.
Descartes viu que os "costumes", a história de um povo, sua tradição "cultural" influenciam a forma como as pessoas pensam, aquilo em que acreditam.
Sua metodologia permite que se duvide de cada idéia que pode ser duvidada. Ao contrário dos gregos antigos e dos escolásticos, que acreditavam que as coisas existem simplesmente porque precisam existir, ou porque assim deve ser.
Acho que imaginar cmo essas duas correntes pode afetar as relações sociais não é muito difícil não é?
Só sei que nada sei...

2007-01-22 01:40:45 · answer #1 · answered by maria fulera 4 · 0 0

Admiro voce Maria Fuleira - sua resposta está completa. Se não for gozação, que o colega internauta se sirva.

2007-01-22 10:49:57 · answer #2 · answered by Garcia 4 · 0 0

fedest.com, questions and answers