English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-21 23:39:33 · 20 respostas · perguntado por diogenes c 1 em Ciências e Matemática Outras - Ciências

20 respostas

Nem todo alto-falante tem um imã. Mas a grande maioria sim, são os alto-falantes tipo bobina móvel com imã.

O imã cria um campo magnético no entreferro do circuito magnético do alto falante. Inserida no entreferro está uma bobina que está solidariamente ligada ao cone do alto falante.

Quando circula uma corrente elétrica alternada nesta bobina, a interação entre o campo magnético do imã e o campo magnético gerado na bobina faz com com esta se movimente para frente e para trás, transmitindo este movimento para o cone e gerando o som que ouvimos.

2007-01-22 01:00:13 · answer #1 · answered by Paulo M G C 6 · 3 0

O ímã serve para movimentar o diafragma da caixa de som na freqüência do sinal.

Mais ou menos assim: Quando você liga a caixa de som no aparelho, o aparelho manda correntes que variam de intensidade conforme a música. Quando passa corrente, há um metal lá que se torna magnético e atrai o Imã movimentando o diafragma, quando não passa corrente o diafragma relaxa...

Assim, se forma o som na mesma freqüência da música.

2007-01-22 07:59:00 · answer #2 · answered by Bruno T 2 · 4 0

Um alto falante é feito de uma bobina sobre um ímã. Uma bobina nada mais é do que um fio fino de cobre enrolado em torno de uma forma oca ou sólida (depende da aplicação). No caso do alto falante, esse fio é enrolado sobre uma forma oca. Bom, essa forma (com o fio enrolado nela) é colocada no alto falante de modo que ela pode se movimentar pra frente e pra trás, ou seja, ela não é fixa... é móvel.
Dentro dessa forma é colocado um ímã. Então a forma com o fio enrolado se movimenta pra frente e pra trás sobre esse ímã.
Agora vem a parte da eletricidade. Aprendemos no primário a fazer aqueles ridículos eletroímas mas ninguém sabia dizer a aplicação prática a não ser em telegrafia.

Bom todo fio, quando percorrido por eletricidade, gera em torno de si um campo magnético cuja orientação depende do sentido da corrente elétrica (lembra da regra da mão direita?)

Pois bem, quando você cria uma bobina, você tem um fio muito comprido num espaço bem reduzido. Isso acarreta na concentração do campo magnético.

Bom então quando a corrente elétrica passa pela bobina do alto falante, ela faz com que essa bobina se comporte como um ímã. Agora essa bobina imantada, vai ser atraída ou não pelo ímã que está em seu interior.

Assim: O sinal que o aparelho de som manda pro alto falante nada mais é do que uma corrente alternada: ora ela está num sentido, ora no sentido oposto.

Então ora a bobina está magnetizada num sentido (uma extremidade será norte e a outra sul) e ora estará magnetizada em outro sentido (inversão da polaridade).

Como o ímã em seu interior é fixo, então ora os pólos norte (da bobina e do ímã) estarão no mesmo sentido (a bobina sofre repulsão) ora os pólos estarão invertidos (pólo norte do ímã com pólo sul da bobina) e então a bobina será atraída pelo ímã.

Esse processo gera movimento da bobina de acordo com a corrente que a atravessa. Como a bobina está diretamente fixada num cone de papel (papelão), esse funciona como um diafragma e amplifica o deslocamento da bobina, deslocando também o ar que o envolve, produzindo o som.

Como citado anteriormente, uma bobina pra esse caso é consituída de fio muito, mas muito fino. Note que bobinas de relé são feitas normalmente de fio grosso. Mas no caso de alto falantes são de fio muito fino.

Como os fios apresentam certa resistência à passagem de corrente elétrica de acordo com suas características (diâmetro, material, comprimento, temperatura etc.etc.etc.) o fio de uma bobina de alto falante suporta determinada corrente elétrica. Se você faz com que uma corrente maior atravesse esse fio, a resistência dele será tão grande que se aquecerá demais e poderá se romper (é como um fusível).

Isso é o estouro do alto falante. A bobina se rompe, a corrente não mais a atravessa e portanto ela não se magnetiza. Daí não se movimenta e o som não é reproduzido.

Outro tipo de estouro é quando você destrói o cone de papel que suporta a bobina. Nesse caso, o som se reproduz com distorção (quando o dano no cone é parcial) ou deixa de ser reproduzido (quando o dano no cone é total).

Nesse último caso, o cone é quem segura a bobina em posição tal que ela se movimente sobre o ímã em seu interior em encostar nele. Se você destrói todo o cone a bobina não mais se movimentará livremente. Ela encostará no ímã e ficará presa.

2007-01-22 09:20:44 · answer #3 · answered by michael_gyn 1 · 3 1

Diogenes, muito simples mais muito boa a sua pergunta. E as respostas foram verdadeiras aulas. Como temos no Yahoo experts no assunto. Continuo afirmando que esse espaço é maravilhoso quando sabemos usá-lo. Uma pergunta até despretenciosa e respostas magnificas, nos ensinando coisas que não imaginavamos que seria como as descrições sôbre o imã no auto falante.

2007-01-22 13:11:26 · answer #4 · answered by Alberto Bento 7 · 1 0

No alto-falante ocorre a transformação inversa aquela do microfone: a corrente elétrica é transformada em vibrações mecânicas do ar, reconstituindo o som inicial. Para tanto, é necessário o uso de uma bobina, um diafragma (um cone circular ou eplíptico, geralmente de papelão por ter peso menor ou polipropileno, um plástico), um imã permanente (ou um eletroímã) e uma suspensão chamada "aranha". O diafragma fica preso na carcaça de metal por meio de um sistema de suspensão de borracha ou espuma localizado ao redor de sua borda externa (chamado de "surround" ou borda). Na parte central do cone, fica a bobina, posicionada entre os pólos de um imã permanente e em suspensão pela "aranha", um disco de tecido ondulado grosso coberto com resina que facilita a movimentação da mesma.

Liga-se o enrolamento da bobina aos fios de saída do amplificador. No momento que surgir corrente elétrica nestes fios a bobina irá se movimentar de acordo com a corrente, uma vez que ela está em suspensão pela "aranha" (não encostando em nenhum objeto) e está "interagindo" com o campo magnético criado pelo imã permanente (ou eletroimã). A movimentação da bobina irá também movimentar o diafragma (o cone de papelão), que irá criar turbulência ritmada no ar, ou seja, ondas sonoras. Pode-se então afirmar que o som produzido pelo alto-falante nada mais é do que a turbulência ritmada no ar provocada pela vibração do diafragma.

Para melhorar a reprodução o alto-falante passou a ser montado em uma caixa acústica.

2007-01-22 11:54:37 · answer #5 · answered by Mauricio 7 · 1 0

O alto-falante precisa de oscilação para gerar a onda sonora, para ocorrer este movimento, existem componentes no mesmo que geram variações de posição do cone(parte flexível), essas partes são o ímã e o eletroímã, sendo este último composto de uma bobina que envolve um núcleo fixo magnetizado, com indução de um ímã, quando não existe corrente no alto-falante, o imã imobiliza o cone, quando o eletroímã recebe corrente que pode variar de acordo com a intensidade do sinal da saída do amplificador, o mesmo eletroímã que fixado ao cone o movimenta para fora, devido a um campo magnético, para posteriormente recuarem com a força magnética do ímã, gerando o movimento, logo a oscilação do ar criando a sensação de som em nossos tão sofridos tímpanos, que na verdade, funcionam no sentido inverso, parecidos com microfones, captam o deslocamento do ar.

2007-01-22 11:11:33 · answer #6 · answered by Pedro Freitas 1 · 1 0

porque é a partir dos ímãs que se cri um campo eletromagnético que faz o papelão que tem ao redor vibrar, por subsequente fazendo o ar virbrar que chega aos nosso ouvido e faz o nosso tímpano vibrar que depois é feito uma interpretação pelo cérebro e este é o som que ouvimos.

2007-01-22 10:56:24 · answer #7 · answered by Hamester 3 · 1 0

No interior do alto falante tem um ímã, que fica acoplado ao cone de papel, quando recebe uma corrente elétrica, faz vibrar o cone e esta vibração se transforma em som, que varia de acordo com a caixa de som que for usada.

2007-01-22 08:56:45 · answer #8 · answered by pitta 1 · 1 0

O Alto falante assim como o Microfone ( nem todos)funcionam com imãs, fazendo trabalho invertido. Uma Bobina ( fios enrolados) dentro de um campo magnético qdo em movimento gera corrente elétrica. Qto maior esta corrente, maior o Vollume do Som , criado pelo Cone, aquele papelão duro que é colado à bobina geradora do Som. Princípio de funcionamento; O imã exerce força magnética atraindo o ferro.

2007-01-25 15:49:14 · answer #9 · answered by klenial 7 · 0 0

existem tweeters pequenos que nao utilizam imas, eles sao chamados de piezoeletricos, mas nao usam ima porque a sua bobina substitui o ima, e eles naum precisam "pular" como alto falantes normais pois seu som e agudo esse tweeter nao nescessita se movimentar para produzir seu som! todo alto falante tem ima, por que ele precisa se movimentar para produzir seu som, o ima faz uma certa "pressao" na bobina deixando-a livre. quando voce esta com o radio ligado, o radio emite impulsos eletricos, que a bobina transforma em sons (a musica que voce ouve), sem o ima a bobina nao se movimentaria, o que acabaria queimando a bobina por excesso de potencia sem movimentaçao da bobina, e no caso dos alto falantes, no meio de seu ima existe um pino de metal que e essencial para resfriar a bobina e ajuda o alto falante a produzir a voz que voce ouve em uma musica o que nao eo caso dos piezoeletricos pois sua funcao nao e produzir sons graves ou medios-graves!!! espero que essa explicaçao ajude!!!!!!!!!!

2007-01-22 12:23:46 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers