English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

5 respostas

As primeiras imagens

Foi preciso percorrer um longo caminho, revisitando antigas representações iconográficas, para descobrir o Ícone tal como o conhecemos hoje. Esse caminho atravessa contextos históricos complexos e dependências culturais diversas. Passa, igualmente, pela guerra das imagens santas, durante a qual, a fúria dos iconoclastas destruiu um sem-número de ícones muito venerados.

As primeiras imagens que nos chegaram foram pinturas das catacumbas do século III, mostrando a Mãe de Deus na adoração dos Reis Magos. Isto quer dizer que essas imagens são subordinadas a temas cristológicos.

O que não é de se admirar: assim como a Mariologia se desenvolveu a partir da Cristologia, a iconografia de Maria, igualmente, é associada à iconografia de Cristo.

Mas os rostos das catacumbas não são imagens do culto: estas imagens não são veneradas, visto não serem representações retratadas, tampouco exatas de Cristo, nem da Virgem, e ficam na esfera do símbolo.

A imagem sagrada não pode ultrapassar este limite, pois a Igreja ainda não colocou completamente em perspectiva as dimensões do mistério da Encarnação que aparecerão no momento dos primeiros Concílios.

A Santa Virgem Maria proclamada Mãe de Deus

A partir do século IV, a iconografia apresenta um desenvolvimento muito importante. Entre as diversas razões que ocasionaram esta expansão, temos o aparecimento do imperador Constantino, no século IV, e a sua espetacular conversão.

O cristianismo é instituído como religião do Estado, em 380, e a Igreja entra numa era de paz. É quando se inicia uma criação estética que determinará a arte dos séculos seguintes. Um terceiro concílio ecumênico reuniu-se em Éfeso, em 431, proclamando: Maria, a Mãe de Deus. Então, passa-se a representar a Mãe de Deus, solenemente sentada em seu trono, tendo o divino Menino sobre os joelhos: a Mãe de Deus Kyriotissa (1).

Eis algumas das homenagens à Virgem Maria, pronunciadas pelo bispo de Alexandria quando Maria foi proclamada Mãe de Deus :

Por Ti a Trindade é glorificada e adorada!
Por Ti o céu exulta, os anjos se alegram, os demônios põem-se em fuga!
Por Ti toda a criação, escrava da idolatria, chega à verdade!
Por Ti são fundadas igrejas em toda a terra e os povos convertem-se !

Um abraço!

2007-01-22 03:36:29 · answer #1 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 0 0

Foi logo depois que Maria deu a luz a Jesus, como ela ficou um pouco gordinha, José que era carpinteiro, fez uma escultura de seu rosto apenas, para que ela não percebesse as gordurinhas localizadas. Fácil não é?

2007-01-22 21:05:41 · answer #2 · answered by Roziri 3 · 0 0

Diz a tradição que o primeiro retrato (pintura) da Virgem Maria foi pintado por São Lucas...

2007-01-22 06:43:32 · answer #3 · answered by Verbena 6 · 0 0

LOGO APÓS INVENTARAM A MAQUINA FOTOGRÁFICA PORQUE NUNCA VI NENHUMA IMAGEM A NÃO SER POR FOTO CIA NA REAL ESSES SANTO DO PAU OCO NÃO ACREDITO EM NENHUM..................................

2007-01-22 06:45:00 · answer #4 · answered by leocir b 5 · 0 1

Logo após a aceitação do cristianismo pelo império romano, a virgem Maria surgio em substituição da deusa diana, adorada pelos romanos.

2007-01-22 06:29:43 · answer #5 · answered by Sócrates 2 · 0 1

fedest.com, questions and answers