Primeiro, porque era uma prática comum e que tinha a ver com o tipo de sociedade em que eles viviam.
Segundo: é falso tentar julgar padrões de comportamento de 2000 anos atrás pelos nossos. Cada época e lugar tem seus prórprios costumes e crenças. Não podemos ver esses costumes com os nossos olhos do século XXI. Não precisamos ir longe para vermos diferenças comportamentais que nos causam estranheza. Até 20, 30 anos atrás seria considerado normal um marido matar a esposa e ser inocentado se fosse provado que ela não era "confiável". Ou ainda que familias passassem fome, mas que o marido não permitiria que a mulher fosse trabalhar fora para sustentar a casa. hoje isso é impensável, e mesmo quando acontece ficamos chocados.
O comportamento sexual da antiguidade realmente não deve ser considerado as vistas como a gente vê hoje. No periodo existia escravidão, os homens livres dispunham de muito mais tempo livre e usavam dese tempo livre da melhjor forma que conheciam: o hedonismo. Agora eu pergunto: o que aconteceria com nossa sociedade se ninguém mais precisasse trabalhar ? possivelmente acabariamos no mesmo tipo de comportamento.
Na época do Brasil Colonial, quando foi vivenciado uma experiencia escravista semelhante ao periodo clássico, voltamos a ver esse tipo de comportamento, principalmente com rela~çõs senhores/escravos. sempre que há essa submissão de uma categoria por outra através da força, esse tipo de abuso acontece. Ou vocês acham que num Brasil Tropical, longe das vistas da igreja da Europa, com um monte de indios nus e com pouca disposição de mulheres brancas para contrair matrimonio, os portugueses iriam se reservar e manter-se castos e puros até que aparecesse uma moça branca, virgem e pura para que pudesse casar ? É lógico que nessas circunstancias o homossexualismo e o concubinato eram comuns. Existem diversos processos abertos pela inquisição entre os séculos XVI e XIX de pessoas acusadas de sodomia e concubinato. E esses foram os casos que chegaram até a inquisição e permaneceram. E quantos casos não foram descobertos, ou punidos? e quantos outros se perderam ?
O fato é que, no momento em que a sociedade chegar num patamar de desenvolvimento que possibilite um maior tempo livre para um grande numero de pessoas, esse tipo de comportamento voltara a ser natural e aceito. hoje, estamos passando por essa mudança. A liberalização do trabalho permite que as pessoas possam se dedicar mais aos seus desejos e ao prazer. Por isso, muitas igrejas abraçam o trabalho como forma de se manter puro, casto, pois quando não se trabalha existe tempo para o Prazer.
você me pediu uma resposta e dei um enunciado de sociologia ! puxa !
2007-01-21 15:16:29
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
1⤊
1⤋
Porque era uma outra cultura, onde a mulher era valorizada de forma diferente. Depois que entrou o cristianismo, impuseram o celibato antes do casamento, a monogamia, o sexo somente para procriação e a mulher passou a não ter mais a imagem de uma procriadora capaz de gerar filhos e descendência e sim a dona de casa, empregada que é inferior ao homem. Por isso mulher não pode celebrar missa, não podia votar e nem ter estudos. As mulheres conseguiram sua liberdade há pouco menos de 100 anos. E hoje os direitos são quase iguais, há mais liberdade sexual, e você ama pessoas e não sexo. As mulheres podem ser presidente, serem Pastoras e serem independentes sem serem subordinadas ao homem. E viva as mulheres e a diversidade sexual!!!
2007-01-25 11:08:07
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Primeiro por que a mulher era tido apenas como ser para reprodução e ñ para sentir prazer isso era incubido em suas cabeças desde ao nascer, isso chama-se cultura.
E outra resposta que pode até parecer um tanto quanto boba mas, poderia e pode ser algo ligado a genética ja parou para pensar?
Olhe bem uma mulher é determinada pelos seguencia de cromossomos sexuais XX e um homeme pela seguencia XY, ou seja temos metade das memsas caracteristicas que uma mulher tem e mais tres terços de qualidades feminas no outro cromossomo, pois se vc parar para perceber um Y nada mais é que um X sem uma de suas partes, com isso quero dizer que todos os homens tem a tendencia a asentir mais prazer com outro homem ou tendencia a bi sexualidade, bem mais que uma mulher.
2007-01-23 13:49:55
·
answer #3
·
answered by Téc. Enf. Machado 4
·
0⤊
0⤋
Questão de época..e para que as mulheres ñ tivessem poder
2007-01-22 16:44:19
·
answer #4
·
answered by sandra k 4
·
0⤊
0⤋
Bom por que era uma quetão cultural deles.Na grécia ,o menino era iniciado sexualmente pelo próprio pai.Em esparta era comum,homens se relacionarem com homens já que o menino era separado da família e era levado para os quateis desde os seis ou sete anos.Em Roma era comum o imperador escolher jovens e faze-los de escravos para se relacionar.Porém da mesma forma que na grécia homens eram obrigados a se casar quando atingiam uma certa idade,em Roma não era diferente.Caso o homem não se casasse e continuasse a ter relações com homens e fosse descoberto,ele era punido severamente pela sociedade.Na minha opinião eram todos gays que tinham medo dessa punição e se tornavam ,obrigados pelas convensões,bixessuais.Agora imagine você o tormento que Roma era para os jovens heteros que eram obrigados a se relacionar com pessoas do mesmo sexo.
2007-01-21 22:59:54
·
answer #5
·
answered by Juan 3
·
0⤊
0⤋
Quem foi que disse isso?
O que sei a respeito da bissexualidade como comportamento padrão, são previsões, ou seja, alguns teóricos defendem a tese de que no futuro todos ou quase todos serão bissexuais (homens e mulheres). Estas teses foram montadas analisando as tendências atuais de comportamento sexual, e, convenhamos, faz sentido.
2007-01-21 22:55:01
·
answer #6
·
answered by Marcelo 4
·
0⤊
0⤋
Nem sempre foi assim. Os romanos no começo (antes do advento do Império, durante o princípio da República e mesmo antes, no reinado) eram austeros e disciplinados.
Com as conquistas e o contato dos os gregos hedonistas pederastas é que começaram as perversões e anormalidades...
2007-01-21 22:54:37
·
answer #7
·
answered by KMare 7
·
1⤊
1⤋
Em várias culturas como em Roma e na Grécia antiga, o homossexualismo era não só aceito como incentivado pela sociedade machista da época, tamanha era a idolatria à supremacia masculina. Ou seja, os homens se achavam tão superiores que preferiam estar com outros homens. Muitas vezes as mulheres serviam apenas para a reprodução e serviços domésticos.
Deve-se ressaltar que naquela época apenas os homens estudavam, participavam da política, de torneios, do exército.... as mulheres viviam realmente à margem desta sociedade.
2007-01-21 22:52:20
·
answer #8
·
answered by Fabi Esber 3
·
0⤊
0⤋
Era uma tradição que vem desde a Grécia e que tornou com certa força entre os romanos, pois todas aquelas termas, as fontes termais, na verdade eram saunas gays.
2007-01-21 22:51:46
·
answer #9
·
answered by Fe_CR 3
·
0⤊
0⤋
Thiago,
A história da Ascenção e Queda do Império Romano nos reporta que era costume tanto para homens quanto para mulheres terem "mancebos" e "mocinhas" para seu "lazer".
O homossexualismo e o lesbianismo eram considerados prática normal.
Este costume marcou a derrocada do Império, a exemplo do que vem ocorrendo na sociedade moderna, lamentavelmente.
2007-01-21 22:49:35
·
answer #10
·
answered by DISCÍPULO 7
·
1⤊
1⤋