São muito grande, tudo na vida se torna mais difícil porque não aprendemos com a mãe aquelas coisas necessárias para vivermos em sociedade sem nenhum problema, mais tarde aprendemos essas coisas, mas com a vida e na porrada...caindo e levantando...várias vezes..
2007-01-21 14:06:56
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Na pergunta não é referida a idade da criança no momento que foi abandonada, porque as implicações são algo diferentes.
Numa criança de um mês as implicações são mais suaves que outra que foi abandonada com 12 meses de idade;e a coisa se torma mais complicada se já tiver 3 Anos.
De qualquer modo as consequências psicológicas, dependem muito da forma como ela é tratada depois do abandono.
Na fase da adolescência ou adulta é lógico que vai querer saber qual a sua mãe de sangue, mas como já tem raciocínio bastante para entender, e se for explicado com verdade, pode representar um grão de areia na sua vida.
È preciso lidar com a palavra abandono ou abandonada, de forma inteligente para que não se sintam na realidade abandonadas, que é de fato o que mais dói.
Outra mãe poderá ocupar o lugar da mãe biológica sem grandes problemas, o mesmo não se pode afirmar quando a avó cuida do neto, porque a mãe sumiu. Ela é sempre avó e nunca mãe, e a procura da mãe se torna evidente desde cedo.
È necessário que se perceba que a mãe tem uma importância extrema durante os primeiros três Anos, pois ela constituí o primeiro objecto de amor, que sustenta o filho, faz a higiene e cuida de todos os aspectos, contudo a partir dessa idade dá-se a ruptura com a figura da mãe, para se voltar para o pai.
A coisa agrava-se quando existe divórcio, o filho de tenra idade, não consegue fazer a passagem desse estado materno para o paterno.
A questão é complexa, existe a emoção derivada da palavra abandono pou uma mãe malvada, mas como tentei dizer antes, a falta do pai também é determinante.
E se observarmos o mundo à nossa volta, tem-se a sensação que só a falta da mãe é responsável pelas consequências psicológicas, dado que numa separação ela não prescinde dos filhos, quando na realidade na maioria dos casos, os problemas psíquicos derivam muito mais da falta do pai, ou de um pai lei, que pode ser adoptivo, ou de um pai biológico anulado pela mãe.
Anexamos essa imagem psíquica, à mãe pura, intocável, que na maioria das vezes nem deixa respirar os filhos.
È também uma questão cultural, se formos à história verificamos que nas tribos Ìndias, as relações de pais e filhos eram diferentes, e quicá mais liberta de preconceitos quanto à educação dos filhos.
È lógico que temos de garantir um modelo de estabilidade aos nossos filhos, mas será com o tipo de relações que escolhemos hoje em dia, que garantimos essa estabilidade ?
Um abraço
2007-01-21 23:18:58
·
answer #2
·
answered by joão a 3
·
1⤊
0⤋
O couro só fica bom depois de curtido. O ferro só vira aço depois de levado ao fogo da forja e malhado na bigorna. Os que vencem as piores dificuldades são os que têm mais méritos. Lembre-se do soneto de Gonçalves Dias: É luta/Renhida/Viver/É lutar/A vida/É combate/Que aos fracos/Abate/Aos fortes/Aos bravos/Só pode/Exaltar... Vá em frente, que atrás vem gente. Vença.
2007-01-25 20:25:10
·
answer #3
·
answered by Antônio Gouveia 7
·
0⤊
0⤋
ricku esta resposta como a colega judezina falou eu tb posso e tenho tdo conhecimento para reponder:::: as consequencias sao variadas como o colega joao tb falou e explicou tao bem,mas o que eu posso te dizer sobre as consequencias do abandono de minha mae sanguinea foram desastrosas ate um ponto de minha vida,ela me abandonou no hospital pois eu nasci muito fraca e fiquei muito doente e os medicos acheram que eu iria morrer,nao posso dizer o que a motivou a me abandonar ,mas ela o fez,fui criada por varias familias em um tempo onde nem se sonhava existir conselho tutelar e uma crianca que incomoda era passada de vizinha para conhecida ,assim como se oferece um filhote de cachorro,
depois veio a fase de mocinha e nem preciso entrar em detalhes para que vc entenda que tive que ser levada para um orfanato ,pois a menina era mal agradecida e queria o marido do dono da casa, bem nesta altura eu era uma adolescente revoltada com o mundo e com todos e sem nenhuma educao mesmo as coitadas das irmas me botaram pra correr em um anorsrsrsrsrsrsrsrsr nossa muita coisa aconteceu ,meu primeiro beijo,os porres, muita coisa mesmo ...........
se vc esta pensando que eu mudei para melhor engano seu,aos dezesete apareceu as vontades de morrer,eu tomei muitos e muitos remedios ,venenos ,etc,mas sempre acordava no hospital,com muita gente em volta
comecei a fazer terapia ,mas nao deu certo
nada prestava
nem ninguem
ate que um certo dia uma famila para qual eu trabalhava a um certo tempo me convidou para morar na casa deles ao inves de eu morar sozinha eu poderia morar na casa deles
bem juntei minhas sacolas de plastico com minhas roupas e fui .....
ao entrar no quintal a dona da casa me falou: antes de vc entrar eu vou te avisar,se vc quer ficar vc tera que se comportar como minhas filhas (ela tem seis filhas) se vc nao me obedecer a porta da frente `e a serventia da casa ....
BEM SO POSSO TE CONTAR QUE O DISCURSO FOI LONGO,MAS FUNCIONOU E SOMENTE TENHO A AGRADECER POIS SE HOJE EU SEI O QUE `E FAMILA FOI GRACAS A ESTA MULHER QUE OUSOU E TEVE A CORAGEN DE ABRIR AS PORTAS DE SUA CASA PRA MIM,SE HOJE EU SOU UMA BOA MAE
UMA BOA ESPOSA
UMA BOA AMIGA....
O POUCO QUE SEI DE BOM SOBRE AS PESSOAS EU DEVO TB A ELA E A FAMILA DELA QUE EU CONSIDERO COMO MINHA FAMILIA, MAS POSSO TE GARANTIR PELO MENOS DA MINHA PARTE QUE O VAZIO QUE SENTIMOS NUNCA SERA PREENCHIDO,`E UM SENTIMENTO DE FALTA DE NAO SEI O QUE ,
QUERO CHORAR NAO SEI PORQUE
`E UM VAZIO ....apenas um grande vazio,que nao conseguimos substituir por nada .....hoje tenho meu filho ,meu marido,minha verdadeira familia, tenho otimas historias e aventuras para contar a meus amigos e ao meu marido,pois nesta minha vida conheci muitas e muitas pessoas ,ricas,pobres,cultas e extremamente humildes,conheci muitos estados ,muitas cidades e culturas tb,e nao trocaria aminha vida pela de ninguem ,agradeco por tudo que vivi pois fez a pessoa que sou hoje,uma mulher forte
de caracter
que passou pelo inferno e deu um beijo no diabo e saiu rindo
e te garanto que eu sai ganhando nesta minha historia.........
obrigada,fazia tantos anos que eu estava entalada com estes sentimentos que foi um alivio descrever um por um .....
2007-01-21 23:53:32
·
answer #4
·
answered by fafa 5
·
0⤊
0⤋
Nenhuma se o Pai ou a pessoa que cuidar dessa criança for boa e lhe der amor,carinho e compreensão...Dá mãe só precisamos do leite,pq de resto tudo o que precisamos é AMOR.
2007-01-21 22:44:18
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
tem pessoas que ao ter um filho tenta dar tudo o que não teve e o maior carinho possivel,mas tem pessoas que ficam revoltadas e por um lado um muita razão...
2007-01-21 22:43:52
·
answer #6
·
answered by gauchinha 1
·
0⤊
0⤋
Todo individuo que foi rejeitado pela mãe traz este sentimento de rejeição inconsciente e se uma criança for criada sem carinhos e atenção além do abandono, ela poderá sempre ter diversos complexos no decorrer da sua vida. Mesmo tendo sido abandonada, se ela tiver carinhos e atençaõ compensadoras, os sentimentos da rejeição ficarão no inconscientes sem manifestações psicológicas. Por isso ao se adotar uma criança abandonada, os pais adotivos sempre terão que dizer a ela que ñ são seus pais sanguíneos e demonstrar amor a eles sem nunca engana-lo para q pense que não foi adotado. Só o amor e a boa criação com carinho e atençaõ é q fará com q uma pessoa seja psicologicamente bem estruturada em sua personalidade.
2007-01-21 22:23:13
·
answer #7
·
answered by maloure 2
·
0⤊
0⤋
Bom, com certeza eu posso responder isso...
A pessoa se sente rejeitada. Mesmo que tenha família, pessoas que a amem de verdade, na mente da pessoa sempre vai ficar aquela primeira imagem de abandono.
A gente pensa que, por mais que alguém ficou conosco, primeiramente fomos abandonados. Alguém não quis a gente. Se nossa própria mãe nos rejeitou, porque outra pessoa iria querer? Se ela não nos quis, porque estamos aqui para "atrapalhar" a vida de alguém? Quantas coisas as outras pessoas não poderiam fazer se não estivesemos aqui.
Claro que muitas vezes a necessidade fala mais alto, as pessoas tem filhos e não tem como criá-los, mas mesmo assim. A pessoa rejeitada, sofre muito com isso, principalmente se quem está com ela, não souber, e não entender que essa pessoa vai precisar de mais amor e carinho que com um filho normal...
Pelo menos é assim que eu vejo.
2007-01-21 22:17:17
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
As piores possíveis. Porem se foi bem tratada por outro parente, nem tanto.
2007-01-21 22:13:26
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Ser abandonado por um amigo é doloroso, imagina como fica a cabeça de um filho, ser rejeitado pelo proprio sangue.Uma mãe ama seu filho de todas as maneiras e luta por ele.Se essa mãe teve um motivo ela deve estar sofrendo tambem. Mas não é facil para a cabeça do filho o abandono.
2007-01-21 22:13:14
·
answer #10
·
answered by veruska 6
·
0⤊
0⤋
Rikku, cada pessoa reage de um jeito, somos todos diferentes ....
Vai depender de como ela foi criada, se existiu alguém pra "cobrir" (e não suprir) esse amor, de como ela ficoi sabendo... etc etc etc
Geralmente essas pessos têm muitas perguntas "escondidas" no coração, e sentem vontade de falar, conversar,,, algumas tem, ainda que inconscientemente um srntimento de abandono,, de "não fui bom o sufuciente"... e então seria legal uma ajuda psicológica... ok!
o importante é saber que, assim como todos nós essa pessoa vai precisar de carinho e atenção!
espero ter ajudado!
2007-01-21 22:13:12
·
answer #11
·
answered by Kellzuza 4
·
0⤊
0⤋