English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Com a superlotação de salas até na educação infantil, podemos considerar esta situação como depósito de crianças?
Existem propostas de creches 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, onde fica a responsabilidade dos pais?

2007-01-21 13:33:43 · 12 respostas · perguntado por mthewis 5 em Educação e Referência Pré-Escola

12 respostas

Olha, como professora de Creche, posso te afirmar que fazemos o possível para mudar esta visão, pois muitos pais e inclusive alguns funcionários, encaram as Creches assim. Penso que a Creche deve ser um espaço essencial de democratização e produção do saber, formação e criação de hábitos (trabalho este que deve começar em casa), como socialização e alimentação, construir mentes e personalidades mais sadias, este espaço é essencial principalmente nas classes populares, mas devemos fugir desta imagem assistencialista. Hoje, já há creches com berçário, que pegam as crianças bem novinhas, os motivos que levam os pais a procurarem as creches são variados, desde comodismo há necessidade, mas não podemos desmerecer o nosso próprio papel, façamos como o beija-flor, a nossa parte ao apagar o incêndio. Acredito muito no poder transformador da Educação e das creches, o tema do meu trabalho de pós-graduação será A Creche enquanto espaço educativo, sei que é difícil, mas devemos superar esta visão com dignidade e um bom trabalho, apesar dos pesares, como a superlotação, se perdermos as esperanças, é sinal que venceram a gente, render-se jamais.

2007-01-23 06:23:37 · answer #1 · answered by doidinha da silva mãe teve alta 7 · 2 0

Olhe francamente há muito a educação vem se arrastando pra dar conta daquilo que e função dos pais,embora exista algumas poucas creches que não são depósitos,a gente tem que realmente discutir essa questão sem parar,o tempo que as crianças ficam ali,e muuiittooo teempoo longe de seus lares é familiares ,embora francamente algumas jamais deveriam nem voltar para casa; muito descaso...

2007-01-21 13:53:05 · answer #2 · answered by Anonymous · 1 0

É hoje em dia os pais deixam a educação dos filhos para os professores, é muito triste, não pelos profissionais da educação, mas para as crianças, que não estão em seus lares, com seus brinquedos, com sua cama, e com seus familiares. Os pais ultimamente não estão pensando nos seus filhos, já vi casos em que em época de férias as mães deixam os filhos na creche e vão para a praia, pois elas estão com biquini por baixo da roupa é um absurdo!!!!! mas fazer o que né.... Pais irresponsáveis.. que na hora de fazer acham bom, mas na hora de cuidar, jogam na creche.. muitos largam as crianças às 7 da manha e buscam 7 da noite, isso quando não é creche 24 horas, que vão buscar as crianças lá pelas 10/11 da noite... será que não há nenhum parente que possa ficar com essa criança? isso tem que acabar...... !!!!!!!!!!!!

2007-01-21 13:52:37 · answer #3 · answered by FoLzinhA 3 · 1 0

Depende, a creche em que a minha filha fica não é,são poucas crianças,pois o critério para colocar seu filho nela é muito rigoroso, minha filha é muito bem tratada....

2007-01-25 01:59:51 · answer #4 · answered by Graziela C 1 · 0 0

Depende da creche. Aquí em S. Caetano do Sul, a prefeitura prima pelas suas EMIs. Cuida bem não só do espaço, da aparência , como também da didática e dos professores.
O Brasildeveria ser subdividido em pequenas cidadezinhas como aquí, talvez então desse certo.

2007-01-24 04:35:56 · answer #5 · answered by Anonymous · 0 0

A responsabilidade dos pais esta em "fazer", depois jogam no mundo para que o mesmo os eduquem.

2007-01-23 08:02:13 · answer #6 · answered by Curiosa48 6 · 0 0

na realidade, as creches atuais apesar de todo o esfoço, ainda são vistas como "depósitos de crianças", mas o que na relidade não são, o que acontece é que alguns pais acham que a obrigação de se educar não são deles mais e sim da creche, onde além de dormirem, comerem, brincarem ainda têm que ser educadas e a responsabilidade dos pais, onde fica? Se vê muito falar em educação de qualidade mas essa questão deve ser repensada e modificada para preparação de pais de qualidade, ai depois sim entra uma educação de qualidade!!!!

2007-01-22 23:50:40 · answer #7 · answered by Naihara 3 · 0 0

Com certeza. Hoje as mulheres têm que ajudar no orçamento e, na maioria das vezes, é ela que sustenta o lar. Infelizmente o tempo para os filhos ficou muito limitado. Eis o motivo da proliferação de creches.

2007-01-22 04:13:20 · answer #8 · answered by Tetê 4 · 0 0

Crianças de 0 a 4 anos costumam ficar em creches, entretanto esse nome vem sendo trocado, em SP já é utilizado Centro de educação infantil, poderia dizer que é simplesmente uma mudança no nome, mas não o é. Entregaram-se nossa criança a uma creche, aos cuidados da atendente, esperamos que ela fosse cuidada, só. Mas se deixamos a criança no Centro de educação infantil, a expectativa muda. Esperamos que estivessem cuidando dela e, ao mesmo tempo, interagindo através de atividades lúdicas e conseqüentemente desenvolvendo aspectos como a linguagem, interação, entre outros.
Na lei de funcionamento de CEIs existe um limite de crianças por professora conforme a idade das crianças, não é possível haver superlotação.
Assim como no ensino fundamental existe um limite de crianças conforme a metragem da sala de aula.
Quanto à responsabilidade dos pais, você está completamente certa. Não somente no quesito tempo com a criança, mas na qualidade do tempo que passam com essa criança. Crianças chegam à escola sem o mínimo de educação doméstica (aquela que aprendemos em casa, como dizer obrigada, por favor, lavar as mãos antes das refeições, respeito, higiene, etc.).
Quando um casal escolhe ter filhos devem assumir a responsabilidade dessa escolha.

P. S.: Eu sei que existe superlotação na educação infantil e no ensino fundamental, entretanto é ilegal, mas não há diretores e supervisores de ensino com coragem suficiente para denunciar essa realidade.

http://www.camara.gov.br/internet/agencia/materias.asp?pk=81534

http://www2.uol.com.br/aprendiz/noticias/noticias/id070104_03.shtml
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LEIS_2001/L10172.htm

2007-01-22 00:50:02 · answer #9 · answered by Débora 3 · 1 1

Fiz uma pergunta semelhante a sua e fui massacrada por alguns, mas eu concordo com vc, fazer filho, ter filho, etc, todo mundo quer, mas assumir as responsabilidades da criação de um ser humano, poucos desejam. Fui professora de educação infantil e de creches públicas e sai dessa área, justamente por não aguentar mais ver crianças sendo tratadas como um cachorrinho ou gatinho que vc leva a um petshop pra maiores cuidados...chegam as 7 da manhã(dormindo) e saem as 8,9 da noite (dormindo), ou seja, esses pais não têm contato físico, emocional e lúdico nenhum com seus próprios filhos. É uma tristeza...dou graças a Deus pela minha mãe que largou um emprego de progresso num banco pra cuidar dos filhos. A ganância subiu demais ao coração humano.

2007-01-21 13:43:07 · answer #10 · answered by Anonymous · 1 1

fedest.com, questions and answers