No código de defesa do consumidor está bem claro na Lei do Consumidor que o credor NÃO pode ir fazer escândalos na casa ou no emprego do devedor em hipótese nenhuma, se alguém for fazer esses escândalos você chama a Polícia e enquadra o sujeito nessa Lei do Consumidor que deixa isso bem claro. No entanto ele o credor pode mandar uma carta de cobrança e manda mesmo, se você continuar devendo ele tem o direito de processá-lo na Justiça Comum e você pode ter seus bens casa, carro e outros bens, penhorados para saudar as suas dívidas com esses credores. De qualquer forma fique frio não esquente muito a sua cabeça porque pela Lei se você não tem como pagar nem o que ser penhorado a dívida caduca em 5 anos e você não fica devendo mais nada mas seu nome fica sujo no serviço de proteção ao crédito e isso pode impedí-lo de comprar outras coisas e até abrir contas em bancos.
No caso de dívidas o melhor a se fazer são acordos de parcelamento desses débitos ou então tire um empréstimo no banco pague tudo à vista aos credores e fique pagando as prestações do empréstimo só para o banco e se ainda estiver no vermelho tire outro empréstimo em outro banco.
É como eu sempre digo, se for para sujar seu nome que seja por uma quantia significaticamente grande, sujar o nome por merrécas não vale a pena. Quando alguém está devendo algo a alguém quem deve esquentar a cabeça é o credor que não recebeu e não quem não pagou. Leve a vida sem estresse.
Dívidas caducam com o passar do tempo.
2007-01-21 11:34:22
·
answer #1
·
answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7
·
0⤊
0⤋
Manda uma carta desse tipo, muito boa:
"Prezados Senhores",
Esta é a oitava carta de cobrança que recebo de Vossas Senhorias... Sei que não estou em dia com meus pagamentos, acontece que estou devendo também em outras lojas e todas esperam que eu lhes pague. Contudo, meus rendimentos mensais só permitem que eu pague duas prestações no fim de cada mês, as outras, ficam para o mês seguinte.
Estou ciente de que não sou injusto, daquele tipo que prefere pagar esta ou aquela empresa em detrimento das demais, ocorre o seguinte... todo mês, quando recebo meu salário, escrevo o nome dos meus credores em pequenos pedaços de papel, que enrolo e coloco dentro de uma caixinha. Depois, olhando para o outro lado, retiro dois papéis, que são os "sortudos" que irão receber o meu rico dinheirinho, os outros... paciência... ficam para o mês seguinte.
Afirmo aos senhores, com toda certeza, que sua empresa vem constando todos os meses na minha caixinha. Se não paguei ainda, é porque os senhores estão com pouca sorte.
Finalmente, faço-lhes uma advertência, se os senhores continuarem com essa mania de me enviar cartas de cobrança ameaçadora e insolentes, como a última que recebi, serei obrigado a excluir o nome de Vossa Senhoria dos meus sorteios mensais.
Sem mais,
Obrigado
2007-01-21 11:22:54
·
answer #2
·
answered by Josh Mac. 4
·
2⤊
0⤋
É, está provado, quem deve teme!
2007-01-21 11:57:49
·
answer #3
·
answered by Mordillo 7
·
0⤊
0⤋
Poder, podem tentar cobrar de algumas formas, mas não ir ao trabalho ou casa. Geralmente esperam que você resolva pagar, principalmente se os valores não forem muito grandes, pois as despesas com cobrança, advogados, etc, não vale a pena prá eles.
Mas, se um ou outro for mais insistente, e começarem a ameaçar muito, você tenta pagar pelo menos este.
Mas quando ligarem, por exemplo, seja sempre educado e fale das suas dificuldades de saldar a dívida por enquanto, acene para uma possibilidade futura, pois geralmente eles esperam.
2007-01-21 11:36:22
·
answer #4
·
answered by o didi 7
·
0⤊
0⤋