Segundo a lenda, as sereias devem sua aparência a Deméter, que as castigou por terem sido negligentes ao cuidarem de sua filha.....
O oráculo predissera às Sereias que elas viveriam tanto tempo quanto pudessem deter os navegantes à sua passagem, mas desde que um só passasse sem para sempre ficar preso ao encanto de suas vozes e das suas palavras, elas morreriam.
HISTÓRIA DAS SEREIAS
Numa noite calma de primavera ou outono, o marinheiro deixa deslizar docemente seu barco perto das margens semeadas de rochedos e ouve ao longe, no marulho das ondas, o gorjeio de uma ave. Esse gorjeio, entrecortado por gritos estridentes e zombeteiros, ganha os ares e passa invisível com um estranho síbilo de asas, por cima da cabeça do marinheiro atento, dando-lhe a impressão de um concerto de vozes humanas. A sua imaginação lhe representa grupo de mulheres que se divertem e tentam desviá-lo de seu rumo. Ele acaba se aproximando mais para identificar a voz e sua embarcação se quebrará nos rochedos. Esta é sem duvida, a origem de todas as fábulas das Sereias. Mas devemos agradecer a estes poetas que criaram esta lenda tão maravilhosa.
As sereias na época de homero eram 3 irmãs, filhas do deus Aqueló e da musa Calíope. Lígia toca flauta, Parténope lira e Leucósia lê textos e cantos. Seus nomes gregos evocam as idéias de candura, de brancura e de harmonia. Outros dão-lhes os nomes de Aglaofone, Telxieme e Pisinoe, denominações que exprimem a doçura da sua voz e o encanto de suas palavras. Conta-se que elas eram ex-companheiras de Perséfone, filha de Deméter, que foi raptada por Plutão(Hades), Senhor dos Infernos. Segundo a lenda, as sereias devem sua aparência a Deméter, que as castigou por terem sido negligentes ao cuidarem de sua filha.
Ovídio, ao contrário, diz que as Sereias, desoladas com o rapto de Perséfone, pediram aos deuses que lhes dessem asas para que fossem procurar a sua jovem companheira por toda a Terra. Habitavam rochedos escarpados sobre as margens do mar, entre a ilha de Capri e a costa de Itália.
O oráculo predissera às Sereias que elas viveriam tanto tempo quanto pudessem deter os navegantes à sua passagem, mas desde que um só passasse sem para sempre ficar preso ao encanto de suas vozes e das suas palavras, elas morreriam. Por isso essas feiticeiras, sempre em vigília, não deixavam de deter pela sua harmonia todos os que chegavam perto delas e que cometiam a imprudência de escutar os seus cantos. Elas tão bem os encantavam e os seduziam que eles não pensavam mais no seu país, na sua família, em si mesmos. Esqueciam de beber e de comer e morriam por falta de alimento. A costa vizinha estava toda branca de ossos daqueles que assim haviam perecido.
Entretanto, quando os Argonautas passaram nas suas paragens, elas fizeram vãos esforços para atraí-los. Orfeu, que estava embarcado no navio, tomou sua lira e as encantou a tal ponto que elas emudeceram e atiraram os instrumentos ao mar.
Ulisses, obrigado a passar com seu navio adiante das Sereias, mas advertido por Circe, tapou suas orelhas e de todos os seus companheiros e se fez amarrar os pés e as mãos ao mastro principal. Além disso, proibiu que de lá o tirassem se, por acaso, ouvindo o canto das Sereias, ele exprimisse o desejo de sair. Não foram inúteis essas precauções. Ulisses, mal ouviu as doces vozes e as promessas sedutoras das Sereias, deu ordem para que seus marinheiros o soltassem, o que felizmente eles não fizeram.
Pausânias conta ainda uma fábula sobre as Sereias:"as filhas de Aqueló, diz ele encorajadas por Juno, pretendiam a glória de cantar melhor do que as Musas, e ousaram fazer-lhes um desafio, mas as Musas, tendo-as vencido, arrancaram-lhe as penas das asas e com elas fizeram coroas." Com efeito, existem antigos monumentos que representam as Musas com uma pena na cabeça. Apesar de temíveis ou perigosas, as Sereias não deixaram de participar das honras divinas e tinham um templo perto de Sorrento.
2007-01-21 11:20:17
·
answer #1
·
answered by Cicinha 4
·
1⤊
0⤋
Sereia, Sirene ou Sirena (do grego — Σειρῆνας) é um ser mitológico, parte mulher e parte peixe (ou pássaro, segundo vários escritores e poetas antigos). É provável que o mito tenha tido origem em relatos da existência de animais com características próximas daquela que, mais tarde foram classificados como sirénios.
Filhas do rio Achelous e da musa Terpsícore. Não confundir com Hárpias. Habitavam os rochedos entre a ilha de Capri e a costa da Itália. Eram tão lindas e cantavam com tanta doçura que atraíam os tripulantes dos navios que passavam por ali para os navios colidirem com os rochedos e afundarem. Odisseu, personagem da Odisséia de Homero, conseguiu salvar-se porque colocou cera nos ouvidos dos seus marinheiros e amarrou-se ao mastro de seu navio, para poder ouvi-las sem poder aproximar-se.
Algumas das sereias citadas na literatura clássica são:
Pisinoe (Controladora de Mentes),
Thelxiepia (Cantora que Enfeitiça),
Ligeia (Doce Sonoridade),
Aglaope,
Leucosia,
Parthenope.
Segundo a lenda, o único jeito de derrotar uma sereia ao cantar seria cantar melhor do que ela.
A sereia não é um mito ruim!
Um abraço!
2007-01-21 12:19:00
·
answer #2
·
answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7
·
2⤊
0⤋
Vc já leu a lenda das sereias? Gistei muito. até viajei no tempo. Acredito que tem todas, boas e ruins.
2007-01-21 11:22:47
·
answer #3
·
answered by veruska 6
·
2⤊
0⤋
Acho que são temperamentais e mimadas.... rsrsrs
As sereias são seres marinhos que habitam em Derbyshire, na Inglaterra, onde se diz que logo após o amanhecer, aquele que visitar o Lago das Sereias as pode ver nadar nas suas águas escuras. As sereias são metade peixe, metade mulher, com longos cabelo. São belas, atraentes e a sua graciosa voz encanta muitos jovens marinheiros, que mergulam no mar para irem ao seu encontro. São romanticas e apaixonam-se facilmente. passam o tempo a mirarem-se no espelho. Gostam de jóias e de roupas, e por isso pode-se ver uma ou outra sereia em busca de objectos valiosos nos restos de um barco naufragado. A primeira sereia foi descoberta na Assiria, no ano de 1000 a.C.
Crenças populares vêem as aparições das sereias como um mau pressagio, mas afirmam haver sereias boas que ajudam os marinheiros.
Reza a lenda que há uma lei das sereias que diz que quando um homem não sucumbir ao seu encantamento que elas se transformam em pedra ou em gotas de água.
2007-01-21 10:47:41
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
o canto delas provoca como uma hipnose nos marinheiros e eles se atiram no mar e nunca mais retornam, se é bom não sei.
2007-01-21 10:46:39
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
eram tidas malignas, sua beleza encantavam os homens , no sitio do pica pau Amarelo eles retratam bem isso,(final do sonho, a criança expelia o vomito cor de vinho e denso, a face da criança ficou totalmente suja , que ao mesmo tempo revelava nascimento e aborto, sei lá , não consigo descrever fielmente, todos ao redor ficaram sujos, pois o volume expelido era bastante. è o que me lembro
Esse sonho tive após aquele dia da foto do gato e durou poucos minutos , no maximo 3 , pois tinha gente aqui e falou comigo e vi que havia apenas cochilado.
Bom dia
2007-01-22 19:17:55
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋