Podemos distinguir "a parte macho e fêmea" de uma planta através das flores que são os órgãos reprodutores.
As plantas que possuem flores (Fanerógamas), são as Gimnospermas e Angiospermas.
Nas Gimnospermas, que surgiram primeiro, as flores são incompletas, pois além de não possuírem sépalas e pétalas, que formam o revestimento externo, o perianto, não produzem os óvulos dentro de um ovário, não formando, portanto, frutos.São os pinheiros, as araucárias, os ciprestes e as sequóias. Suas flores são unissexuadas. Os esporófilos, folhas modificadas, encontram-se em geral, agrupados em estróbilos, uns masculinos e outros femininos.
A polinização é sempre pelo vento (anemofilia), caindo os grão de pólen diretamente no interior do óvulo, numa câmara polínica, onde germinam e desenvolvem os tubos polínicos, gametófitos masculinos, que levam os microgametas (masculinos) para os macrogametas (femininos).
As Angiospermas,,grupo mais evoluído entre os
vegetais superiores, possuem caule, raiz, folha, flor, fruto e semente.
As flores das angiospermas, como os estróbilos das gimnospermas, são ramos de crescimento definido com folhas modificadas destinadas à reprodução. Distinguem-se, basicamente, nesta estrutura, apêndices estéreis, sépalas e pétalas, compondo respectivamente ao cálice e a corola, que formam ao perianto e, apêndices férteis, estames (androceu) e carpelos (gineceu). Estames e carpelos são os órgãos mais importantes da flor e são também designados como microsporófilos e megasporófilos, respectivamente.
O gineceu é constituído por folhas modificadas férteis chamadas carpelos, carpelares, pistilos ou macrosporófilo, que consiste de uma porção basal dilatada, o ovário, contendo os óvulos e uma superfície receptiva de pólen, geralmente, apical, denominada estigma. Ovário e estigma podem estar conectados por um estilete
Os estames são formados pelas anteras, onde são produzidos os grãos-de- pólen, por meiose, o filete e o conectivo que interliga as duas estruturas.
As Angiospermas apresentam diocismo e monoicismo:
*Monoicia, quando a planta tem flores unissexuais sobre o mesmo indivíduo, como o milho.
• Dioicia, quando a planta tem flores unissexuais sobre indivíduos diferentes, como o mamão.
As Criptógamas (Briófitas e pteridófitas), apenas possuem gametas.
2007-01-25 03:03:12
·
answer #1
·
answered by ttmm123 3
·
1⤊
0⤋
A maioria delas e ao mesmo tempo macho e femea.
2007-01-25 15:08:25
·
answer #2
·
answered by gabrielsaraiva 2
·
0⤊
0⤋
Dependendo da planta, vc descobre pelos estames, que tem o macho e a femea.. mas existem tb plantas hermaforditas... ento... tem q saber de qual planta vc gostaria de saber.. :)
2007-01-23 19:18:19
·
answer #3
·
answered by carol 2
·
0⤊
0⤋
sim, n diria cada planta, mas cada família possui suas caracteristicas.
Toda planta possui a parte masculina, feminina, separadas ou juntas.
A parte masculina compreende o androceu (casa do homem) e a feminina o gineceu (casa da mulher).
O gineceu é formado pelo ovário e o estigma.
O androceu é formado pelos estames.
Nas espécies em que o sexo feminino é o primeiro a se tornar ativo, diz-se que a espécie é protogínica. No caso inverso, diz-se protândrica.
quando uma p lanta possui o androceu e gineceu na mesma flor. digamos que ela é hermafrodita.
quando a plant a possui o gineceu ou androceu emplantas diferentes, a planta é dióica ( duas casas)
monóica (do grego oykos, que significa casa) àquela em que cada indivíduo apresenta órgãos sexuais dos dois sexos, como na maior parte das plantas verdes
2007-01-22 20:15:24
·
answer #4
·
answered by costa rica 2
·
0⤊
0⤋
na flor, o ovário é feminino e os pistilos, onde estão os graos de polen são masculinos.
2007-01-22 13:34:57
·
answer #5
·
answered by navenaz 7
·
0⤊
1⤋
Androceu é o masculino. Gineceu o feminino: Tem o tubo polínico, ovário.
O Androceu tem os grãos de pólen.
2007-01-21 21:51:21
·
answer #6
·
answered by Juma 6
·
0⤊
1⤋
Se a planta for uma angiosperma (q possue flor) basta observer se a flor possui peciolo (orgao feminino) ou estame (orgão masculino), muitas plantas possuem os dois em uma mesma flor ou em flores diferente.
Algumas plantas, como algumas orquideas possuem flores completamente diferente entre entre os dois sexos e mtas vezes a msm planta eh classificada com nomes diferentes devido a este fato.
Se a planta naum for uma Angiosperma as diferenças podem variar.
Outra dica eh q se a planta produz fruto ela eh feminina. (este ultimo dado eh de acordo omo meu conhecimento pois nunca ouvi falar de uma planta macho q produza fruto, e naum vejo como isso possa ocorrer.)
Outra dica eh q somente
2007-01-21 20:35:15
·
answer #7
·
answered by Gabriel 3
·
0⤊
1⤋
No mamoeiro é fácil distinguir o que é um macho e o que é a fêmea. Basta observar a floração, a femea possui a flor rente ao caule e produz frutos de qualidade, enquanto que o macho não pruduz frutos de qualidade e as flores ficam bem afastadas do caule. No pinheiro é semelhante porém é bom saber que o pinheiro pertence a classe das gimnospermas.
2007-01-21 17:30:20
·
answer #8
·
answered by Colinas RS 3
·
0⤊
1⤋
Tem planta do sexo masculino, feminino ou andrógina (hermafrodita) que apresenta os dois sexos. Em todos os três casos, vc terá que observar os órgãos genitais que encontram-se nas flores.
2007-01-21 16:42:31
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋
Na planta, não existe macho nem fêmea. Ela é polinizada com a ajuda de animais, principalmente os insetos como a abelha, e pelo ar.
Araponga.
2007-01-22 05:55:30
·
answer #10
·
answered by araponga 4
·
0⤊
2⤋