English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

10 respostas

Sim!

Firewall é o nome dado ao dispositivo de rede que tem por função regular o tráfego de rede entre redes distintas e impedir a transmissão de dados nocivos ou não autorizados de uma rede a outra. Dentro deste conceito incluem-se, geralmente, os filtros de pacotes e proxy de protocolos.

É utilizado para evitar que o tráfego não autorizado possa fluir de um domínio de rede para o outro. Apesar de se tratar de um conceito geralmente relacionado a proteção contra invasões, o firewall não possui capacidade de analisar toda a extensão do protocolo, ficando geralmente restrito ao nível 4 da camada OSI.

Existe na forma de software e hardware, ou na combinação de ambos. A instalação depende do tamanho da rede, da complexidade das regras que autorizam o fluxo de entrada e saída de informações e do grau de segurança desejado.

Os sistemas de firewall podem ser classificados da seguinte forma:

Filtro de Pacotes

Estes sistemas analisam individualmente os pacotes à medida em que estes são transmitidos da camada de enlace (camada 2 do modelo ISO/OSI) para a camada de rede (camada 3 do modelo ISO/OSI).

As regras podem ser formadas estabelecendo os endereços de rede (origem e destino) e as portas TCP/IP envolvidas na conexão. A principal desvantagem desse tipo de tecnologia é a falta de controle de estado do pacote, o que permite que agentes maliciosos possam produzir pacotes simulados (IP Spoofing) para serem injetados na sessão. Não existe nenhuma crítica em relação ao protocolo da camada de aplicação.

Proxy Firewall

Os conhecidos "bastion hosts" foram introduzidos por Marcus Ranum em 1995. Trabalhando como uma espécie de eclusa, os firewalls de proxy trabalham recebendo o fluxo de conexão e originando um novo pedido sob a responsabilidade do firewall (non-transparent proxy). A resposta para o pedido é analisada antes de ser entregue para o solicitante original.

Stateful Firewall

Os firewalls de estado foram introduzidos originalmente pela empresa israelense Checkpoint. O produto, Firewall-1, prometia ter capacidade para identificar o protocolo dos pacotes transitados e "prever" as respostas legítimas. Na verdade, o firewall inspecionava o tráfego para evitar pacotes ilegítimos, guardando o estado de todas as últimas transações efetuadas.

Firewall de Aplicação

Com a explosão do comércio eletrônico percebeu-se que mesmo a última tecnologia em filtragem de pacotes TCP/IP poderia não ser tão efetiva quanto se esperava. Com todos os investimentos dispendidos em tecnologia de stateful firewalls, as estatísticas demonstravam que os ataques continuavam a prosperar de forma avassaladora. Percebeu-se que havia a necessidade de desenvolver uma tecnologia que pudesse analisar as particularidades de cada protocolo e tomar decisões que pudessem evitar ataques maliciosos.

A tecnologia vem sendo explorada do começo dos anos 90, porém, foi a partir do ano 2000 (implementação comercial de um produto [Sanctum,Inc]) que se espalhou. A idéia é analisar o protocolo específico da aplicação e tomar decisões dentro das particularidades da aplicação, criando uma complexidade infinitamente maior do que configurar regras de fluxo de tráfego TCP/IP.

Para saber mais detalhes, consulte o projeto ModSecurity para servidores Apache.

2007-01-21 06:43:20 · answer #1 · answered by Anonymous · 1 0

Um avast, ou antivírus e o técnico revisar regularmente

2007-01-24 21:29:32 · answer #2 · answered by ÍNDIO 7 · 0 0

Você tem que ter um anti-vírus, um firewall e um anti spyware e manter os tres atualizados e ativados, ai dá para navegar sem muitos sobressaltos.

2007-01-22 04:39:12 · answer #3 · answered by fran 7 · 0 0

Sim, pois ele monitora todo o tráfego de rede que entra e sai de seu micro. Assim vc pode restringir o acesso de certos programas como o Windows Media Player para que ele não mande informações da sua máquina para a microsoft além de notificar de solicitações de acesso para possiveis pragas que não foram pegas pelo anti-virus.

2007-01-21 20:16:40 · answer #4 · answered by Anonymous · 0 0

Bom, primeiramente é preciso parar de pesquisar no Google e ficar colando as respostas aqui só para ganhar pontos, e ter certeza do que realmente se está falando.

Para uso PESSOAL um Firewall tem como função evitar que worms infectem seu computador pelas portas abertas, e caso o firewall seja de terceiro, também permitirá você controlar os programas que acessam a internet. Um firewall também protege contra invasões mas estas são quase NULAS em computadores pessoais. Portanto não instale um firewall pensando em se proteger de invasões porque isso não vai ocorrer. Firewall para proteger de invasão é para servidor, etc, e neste caso, o ideal é que seja firewall de HARDWARE, exemplo: www.hotbrick.com
Se você não tem experiência com controle de programas, use o Firewall do Windows mesmo que já está de bom tamanho, caso você tenha o XP SP2.

Abraços
Octávio Augusto

2007-01-21 17:30:31 · answer #5 · answered by octaivermatt 3 · 0 0

Se a tua plataforma for Windows,ai precisa,se for Linux,esquece,se for o XP com sp2,já vem com um firewall,mas troque por outro,pois esse não vale nada.

2007-01-21 16:50:01 · answer #6 · answered by tron horenseb 6 · 0 0

Toda a segurança é pouca, Instale um bom firewall, conhecido e em idioma que vc domine.

2007-01-21 16:05:46 · answer #7 · answered by neccoilha 4 · 0 0

é bom...mas naum garante total proteção no pc...

2007-01-21 14:43:07 · answer #8 · answered by Anonymous · 0 0

Sim, pois é um programa que age entre o seu computador e a Internet, filtrando o fluxo de informações transmitidas com a finalidade de manter seus dados em sigilo, impedindo o envio não-solicitado de informações e ataques ao seu computador. Normalmente funciona em conjunto com um proxy.

2007-01-21 14:39:26 · answer #9 · answered by Beto_34 4 · 0 0

Sim, ele impede que outros invadam seu pc. O Kasperski tem junto.

2007-01-21 14:33:37 · answer #10 · answered by Juma 6 · 0 1

fedest.com, questions and answers