O antibiótico, de maneira alguma, induz a mutação. Antibióticos não são agentes mutagênicos.
O que acontece é que o antibiótico irá matar as bactérias q não são resistentes, fazendo uma seleção e deixando viver apenas as resistentes.
Às vezes, qnd tomamos antibióticos e paramos no meio do tratamento, o médico diz q ficamos com uma bactéria resistente no nosso corpo e agora aquele antibiótico não irá funcionar mais. O q acontece é q o antibiótico acabou matando a maioria das bactérias não resistentes e ainda deixou espaço para as bactérias resistentes se proliferarem. Caso o antibiótico tivesse sido tomado corretamente, o número de bactérias iria ser muito mais reduzido, de maneira q o próprio corpo através de anti-corpos, frebre e etc teria dado conta de matar o pequeno grupo de bactérias resistentes. Entretanto, como o tratamento foi interrompido na metade, o sistema imunológico não conseguiu dar conta de tantas bactérias, matando as não resistentes e as resistentes, e dessa maneira as resistentes puderam se proliferar bastante e agora a pessoa está com uma infecção por uma bactéria resistente.
De qualquer maneira, existem muitos antibióticos e muitas gerações de um mesmo antibiótico. Caso a infecção seja muito séria, se for tratada precocemente, através de combinações de diferentes antibióticos simultaneamente é possível se livrar dela.
2007-01-21 07:46:48
·
answer #1
·
answered by Renato 2
·
1⤊
0⤋
cacildesssssssssssss ainda estamos na teoria? ainda não se chegou a conclusão de que os antibióticos agem na concentrãção plasmáticas das celulas impedido que se proliferem? tomara que haja bastante resposta.
2007-01-21 14:45:28
·
answer #2
·
answered by Stella 2
·
0⤊
0⤋
Na teoria Darwiniano,se disse que nada se perde,tudo se transforma.Nas bactérias,elas se modificam,criando uma resistência ao combate conhecido,mas morrem e enfraquecem,isso não se da por linhagem.Num mesmo grupo de bactérias podem morrer algumas e outras sofre mudanças!
2007-01-21 14:34:27
·
answer #3
·
answered by betowicca 6
·
0⤊
1⤋