English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Segundo a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o esxame anual tem a função de evitar que profissionais despreparados exerçam a profissão, e "nivelar por cima".
Agora pergunto, será que os membros mais antigos, se prestarem o exame passam???Duvido, pois conheço senhores e senhoras que não passariamnem em prova de 4ª série, tem dificuldades de escrita e tem a dita carteirinha. Talvez por que antigamente a OAB não era tão "rigorosa".

O exame seria uma forma de reserva de mercado???Tipo quem ta fora quer entrar mas quem ta dentro não sai????Medo da concorrencia de milhares de novos baichareis que saem das faculdades anualmente??

Obs: não sou advogado nem estudante nem repetente do exame ressentido!!!

2007-01-20 12:49:58 · 6 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências Sociais Outras - Ciências Humanas

Nossa deve etr um monte de advogado sem causa por aqui einh???

2007-01-22 10:19:20 · update #1

6 respostas

O exame da OAB é um processo seletivo, que tem como escopo filtrar os bacharéis em Direito que, sabemos, são muitos - e não param de "brotar" a cada semestre. É a única forma de fazer com que se explicite quem está melhor informado, sendo que o Direito é uma área que se renova a todo instante.

Hoje em dia, o exame da Ordem está mais rigoroso, é fato. Certamente, seus associados mais antigos não estariam aptos a fazê-lo. Primeiro, por causa das mudanças nas leis. Segundo, pelo despreparo para o exercício da profissão. Terceiro, pelos próprios obstáculos que a OAB coloca, que beiram ao absurdo (sempre justificados em prol da "nivelação").

Mas aqui cabe uma pergunta: não é o mesmo esquema utilizado nos vestibulares mais rigorosos? Somente os aptos (a fazerem as provas mais complexas e enlouquecedoras) passam. É o preço de um curso tão procurado, exaltado e cobrado pela sociedade.

2007-01-20 13:11:56 · answer #1 · answered by Sissil C. 2 · 1 0

Possivelmente muitos não passariam, já que no decorrer de suas carreiras, acabam se especializando em alguma área e não ficam estudando para o exame e sim para resolver suas causas, isto não quer dizer que não são bons profissionais e nem que o exame é injusto. O exame testa conhecimentos genéricos de advocacia. Não sei qual o seu grau de instrução, mas como você iria em um exame de qualquer matéria estudada há muito tempo e que não usa em seu dia a dia?
E o exame é uma proteção ao mercado sim, mas é mais benéfica do que danosa.

2007-01-20 21:03:24 · answer #2 · answered by Nabosantos 7 · 0 0

Sinceramente todos, sabe pq? Pq do jeito q tem muito advogado ladrão com certeza iriam comprar a prova.

2007-01-20 21:00:43 · answer #3 · answered by {Biah} 4 · 1 1

Com todo esse rigor, a média seria a mesma. Menos de 10%

2007-01-20 20:59:02 · answer #4 · answered by klogh 6 · 1 1

Penso que 50% deles, os outros já aprenderam a se livrar destes exames como o Juiz Lalau.

2007-01-20 20:57:44 · answer #5 · answered by mthewis 5 · 1 1

Bom, primeira coisa: acho que se vc não estuda direito, não é advogadoe não é bacharel, nem deveria ficar opinando sobre um assunto que "nem de longe" te diz respeito!

Depois, se a OAB resolveu criar novos critérios para os bacharéis de direito ingressarem na advocacia, a questão abrange a quem interessa, ou seja, quem mencionei antes.

E mais: Não importa se estes antigos profissionais não fizeram as provas e quiça não passariam por estas atualmente! Sabe por que? O mercado "engole" eles! E isto ocorre em todas as áreas... Quem é bom se destaca e deu!!!

E por fim: creio que esta prova serve para valorizar a nossa profissão, pois se para ser juiz, promotor e galgar tantas outras carreiras jurídicas necessário se faz concurso, por que não para ser advogado?!

2007-01-20 21:03:01 · answer #6 · answered by Samy 4 · 0 1

fedest.com, questions and answers