English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-20 10:04:41 · 15 respostas · perguntado por Gilberto Aparecido P 1 em Ciências e Matemática Ciências da Terra

15 respostas

Os satélites artificiais não caem pela mesma razão que a Lua não cai. Tanto a Lua quanto os satélites estão em órbita, dentro do campo de atração da Terra. Não precisa ficar com o motor ligado, como a Lua nos prova.

Não há um lugar único para se ter um estado orbital. Pode-se colocar um satélite a qualquer altitude, desde que acima da parte mais densa da atmosfera terrestre, senão ela causa atrito, o aparelho perde velocidade e acaba caindo. De vez em quando cai um mesmo.

A órbita ocorre pela aplicação de uma única força física sobre o satélite: o seu próprio peso, que é a força que a Terra faz sobre ele. Não há equilíbrio numa órbita, porque o sistema é acelerado. O satélite só não cai porque tem um movimento rápido "horizontal" (palalelo ao solo imediatamente abaixo dele).

Muita gente vê os astronautas flutuando dentro da Estação Espacial Internacional e pensa que eles estão parados e fora da atração gravitacional da Terra. Mas não é isso. O que ocorre é que os astronautas e a nave estão caindo juntos, com o mesmo movimento (7,7 km/s). A Estação fica a cerca de 350 km de altitude.

Se um satélite tão baixo assim estivesse fora do campo gravitacional da Terra, o que dizer da Lua, que está a cerca de 400 mil km? Se a Lua, tão mais distante, está em órbita, presa pela gravidade da Terra, os satélites também estão. A gravidade da Terra diminui muito com a distância, mas teoricamente não zera nunca. Se os satélites estivessem fora do campo de atração da Terra, eles não teriam peso. Sem o peso nem outras forças atuando, eles partiriam em linha reta pelo espaço.

Os satélites geoestacionários têm uma órbita muito elevada que os faz gastar 1 dia para circundar a Terra. Como a Terra também gasta esse mesmo tempo para girar em torno dela, esse tipo de satélite é colocado sobre a linha do equador e fica sempre sobre um mesmo ponto da superfície terrestre, dando a impressão de estar parado. Se não fosse assim, não poderíamos apontar nossas antenas parabólicas para ele.

Resumindo tudo isso, o que mantém um satélite sem cair é sua alta velocidade. Ele está caindo durante todo o tempo, mas não consegue atingir a Terra. Pare um satélite e ele cai na Terra. Pare a Lua (1 km/s) e ela nos atinge. Pare a Terra (30 km/s) e ela se precipita sobre o Sol.
.

2007-01-21 07:40:13 · answer #1 · answered by Tau Ceti 5 · 5 0

Com o tempo eles caem, mas geralmente são derrubados antes disso, para não cairem sobre nossas cabeças, assim, pode-se controlar o local da queda.

2007-01-20 10:12:43 · answer #2 · answered by HELLBOY 4 · 3 0

Caem sim. E alguns se perdem pelo espaço e viram o tal lixo espacial. Já houve casos de peças desses satélites serem encontradas em várias partes do mundo.

2007-01-20 10:22:17 · answer #3 · answered by tuka 2 · 2 0

Na realidade a maioria dos satélites estão caindo sim, a famosa estação espacial internacional por exemplo, cai 100 metros por hora. Logo logo vão posicioná-la mais para cima devido a isso.
Para não cair o satélite tem que ser um satélite com órbita geoestacionária à 36.780 quilômetros de altura.
Tudo isso porque lá a atração da Terra é igual à atração da Lua e o objeto fica estacionado literalmente entre a Terra e a Lua.

Na física existe uma lei básica sobre isso:
Matéria atrai matéria na razão inversa das massas e proporcional ao quadrado das distâncias.

Entendeu? Simples não é mesmo...

2007-01-20 10:13:24 · answer #4 · answered by ▒▒ Da Terra ▒▒ 7 · 3 1

Estão em órbita estacionária. É um tipo de órbita estável que mantém pequenos corpos e poeira espacial em órbita cíclica.

2007-01-20 10:14:32 · answer #5 · answered by Michel 2 · 1 0

Porque eles estão fora do alcançe da gravidade caso contrário seriam puxados e cairiam na terra.

2007-01-20 10:12:32 · answer #6 · answered by Anonymous · 3 2

do mesmo jeito que os satélites naturais também não caem, ou seja eles estão na orbita terrestre aonde a força gravitacional da terra não atua sobre os corpos de forma extrema, isso significa que mesmo fora da terra a lua por exemplo é puxada pela terra, mas a força não é suficiente pra puxar aponto de cair em solo terrestre. o mesmo acontece com os satélites, e geralmente alguns deles tem motores para circular de forma livre ao redor da terra e não simplesmente ficar flutuando a deriva.

2007-01-22 03:25:09 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Os satélites giram em torno da terra a +ou - .28.000 km por Hora e a mais de 300km de altura. Depois de 100 km de altura o ar fica raro e o satelite voa livre. Se aumentar a velocidade ele sobe e se diminuir ele cai. Devido ao atrito com as pequenas particulas nesse espaço livre, ele perde altura aos poucos, mas é corrigido com motores para sua órbita normal. Sua vida útil depende do combustível gasto nessas correçôes. Em cerca de 10 a 20 anos, daí ele cai e ao entrar na atmosfera sem controle se incendeia.

2007-01-20 13:08:25 · answer #8 · answered by klenial 7 · 0 0

Engano seu! Caem sim!
Pode demorar muitos anos, mais um dia eles irão cair.
Enquanto operacionais eles podem efetuar manobras para reposicionamento em órbita. Uma vez inoperantes, gradativamente eles vão perdendo altura e entram na atmosfera, quando então eles literalmente se desintegram com o calor gerado pelo atrito com o ar.... Esteja certo que todos os dias caem alguns pedacinhos destas porcarias que o homem envia para o espaço.... Pena que ainda não enviaram o Lula...

2007-01-20 10:14:37 · answer #9 · answered by OOHAY 2 · 1 1

porque estão sobre orbita e não a gravidade
lol

2007-01-20 10:09:06 · answer #10 · answered by AF 4 · 1 2

fedest.com, questions and answers