English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Quais os motivos que levam uma jovem a engravidar? Segundo alguns relatos de jovens de 13 a 17 anos, das classes populares, percebe-se que muitas vêem na gravidez um projeto de vida, ou seja, numa realidade social violenta em que o estudo, o trabalho e o lazer passam a ser atividades instáveis, a jovem encontra um sentido para a sua vida gerando uma nova vida. Há, porém, estudos recentes que demonstram que a gravidez precoce também está presente nas classes alta, média-alta e média, no entanto, essas jovens não abandonam o estudo, como acontece com as de classe popular.
Em todas as classes, nota-se que a informação sobre os métodos contraceptivos é difundida: os adolescentes (rapazes e garotas) conhecem a camisinha ou outro método contraceptivo, e fazem uso dele (pode-se obter a camisinha em posto de saúde).
Gostaria de saber a sua opinião.
Agradeço pelas respostas.

2007-01-20 09:56:18 · 6 respostas · perguntado por Anonymous em Ciências Sociais Sociologia

6 respostas

* Da forma como vc apresenta a questão podemos considerar que se aplica nas duas dimensões (projeto de vida e descuido). Penso que a gravidez na adolescencia abrange um leque muito mais amplo que essa duas variavéis apresentadas.
Creio que os pais, professores, médico, enfermeiros,psicologos e outros tecnicos, têm um papel preponderante na minimização do problema e devem combate-lo caso a caso, lugar a lugar.
São muitos os problemas que se prendem com a gravidez na adolescencia (mesmo na desejada) é portanto, um problema que deve ser levado muito a sério e que não pode ser subestimado, nem por adolescentes, nem pela sociedade.
Os jovens devem ser estimulados a pensar e a viver a sua sexualidade, não só como uma maneira de sentir prazer com as suas novas capacidades reprodutivas e sexuais, mas também acompanhados de um conjunto de responsabilidades perante si e perante a sociedade em geral.
Porque quando a gravidez acontece há; desapontamento, culpas e acusações que poderão ocorrer aquando da chegada da notícia ou permanecer ainda por mais tempo (entre familiares e enamorados).
Além disso a dificuldade na relação dos intervenientes, com eles mesmos; por se depararem com uma maternidade que vai alterar os seus projetos e interesses de adolescente (mesmo para aqueles que querem fugir do meio familiar, dado que vão encontrar um novo meio familiar, ainda com com maior responsabilidade, onde eles são os protagonistas principais).
Normalmente surge o medo/receio de possíveis alterações no relacionamento com o seu namorado e com os seu grupo de amigos; que acaba normalmente no isolamento das meninas.
Há dificuldade em encontrar um espaço onde se sintam confortáveis para falar sobre os seus medos e dúvidas face à nova situação.
Surge a entrada precipitada no mundo laboral e as responsabilidades normais que isso acarreta.
As alterações a nível físico e organico, por que a gravidez pode carregar graves problemas para o resto da vida de uma jovem mãe;
A gravidez, por muito que os jovens pensem e queiram que vá tornar os adolescentes em adultos, de uma hora para a outra, não é assim tão fácil.
O aconselhavel é a evitar a gravidez e planea-la com tempo a fim de tomarem consciencia do ato maravilhoso de dar à luz e criar um filho.

2007-01-23 10:15:39 · answer #1 · answered by Anonymous · 0 0

Mais do que projeto de vida é, na minha opinião, uma válvula de escape, pois nessa idade, o jovem é muito rebelde, não aceita as imposições familiares, ou, pior ainda, vê uma casa se degradando e, pensa, que se tiver uma família pode consertar o mundo, a gravidez é a tentativa de abrir a porta para esse novo mundo.

2007-01-26 05:47:49 · answer #2 · answered by O XERETA 4 · 0 0

É burrice mesmo. Hoje, com o tanto de informações que se têm nos meios de comunicação, é quase que imperdoável que isso aconteça. Mas Deus sempre escreve certo por linhas tortas. Tenho uma sobrinha que veio de uma gravidez não-planejada (esse é o termo certo, e não indesejada, já que a grande maioria das mulheres têm vontade de ser mãe), e hoje é a alegria de nossa casa.

2007-01-25 07:34:22 · answer #3 · answered by Túri Gúri 2 · 0 0

nem um nem outro(particurlamente falando)pois essa funçao de conscientizar as meninas de poder escolher tanto seus parceiros e a idade em que elas estarão mais preparadas é em primeiro lugar da familia,mas como essa celular vem cada dia mais se degradando,sobrou a incumbencia à escola de orientar essas crianças,tanto meninas quanto meninos.O papel da escolar de acordo com o projeto politico pedagogico é formar cidadão preparados para interagir no meio em que vive.só que a realidade hoje é bem adversa a essa.Uma vez que não se investe em educação e saúde.Professores chegam desmotivados em sala,diretores preocupados em seguir o curriculo anual,investem em passar conteudos gramaticas,ciencias exatas ,sociais para ficar quites com a grade curricular de ensino.É por esse prisma que começa se esvair a ideologia educacional.A escola deveria tratar das questões mais agravantes como a gravidez na adolescencia.Como diz a nova metodologia de ensino comunidade e escola devem andar juntas.A escola poderia convidar medicos,m~es que passaram por essa experiencia para colocar o assunto em pauta e mostrar os pros-e-contras de ser mãe tão nova.E na sala de aula no dia a dia levantar questões (desde o ensino fundamentalaté o médio)focando esse assunto.A nível de Brasil se conseguissemos fazer isso com os assuntos:drogas,prostituição,roubo,etc.Enfim,temas omitidos. Só vamos perceber que erramos quando chegarem as noticias sangrentas nas páginas do jornal. gastamos nosso tempo em fazer nossas crianças decorar o quadrado da hipotenuza e não falamos pra eles das flores,do respeito mutuo e com ele mesmo!

2007-01-24 14:32:45 · answer #4 · answered by Cidimar José Gonçalves Delgado 2 · 0 0

Fosse a sua pergunta sobre a Cicarelli você tinha 2mil respostas!!
por isso. as pessoas que se encontram nesta faixa de risco andam procurando assuntos que estão na moda e trazem benefícios com os amigos. a falta de preparação, informação ou mesmo uma tala nos olhos dos adolescentes. Não é só culpa do governo ou das escolas e nem mesmo único dever da sociedade. Os adolescentes tem que saber que a vida não é uma brincadeira e que a conseqüência dos seus atos não podem ser atirados na lata de lixo e nem deixados nos degraus do governo ou da igreja. Temos que mostrar que a responsabilidade vem com o amadurecimento e que a informação é a melhor arma que temos contra este mal.

2007-01-23 19:06:38 · answer #5 · answered by Maka 3 · 0 0

Acho que é por falta de maturidade e responsabilidade. Eles ainda não carregam a preocupação e os problemas que terão (provavelmente) em suas vidas ao fazerem um filho ainda adolescente.
Como hoje em dia o sexo está cada vez sendo descoberto mais cedo, muitos deles ainda tem a consciência que não vão acontecer com eles.. aí já sabe no que dá né...

-lucasdocontra-

2007-01-22 12:10:32 · answer #6 · answered by lucasdocontra 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers