A Malinali comentou sobre o costume do velório. Mas ele é mais antigo um pouco do que isso. Na Pré-História, quando os homens estavam inseridos literalmente na Cadeia Alimentar, nossos ancestrais enterravam os mortos para que o cheiro da carne não atraísse animais para dentro de suas casas. Com o passar do tempo e do desenvolvimento intelectual humano, enterrar um ente querido tornou-se algo "estranho", enterrar aquela pessoa que se amou a vida inteira, uma mãe, um marido, um filho... como o mundo que os cercava era repleto de coisas que eles não entendiam e lhes causavam medo, como raios, tempestades, a noite, o interno, os predadores etc etc, a primeira religião do mundo, o Xamanismo, nasceu. Com o passar dos anos, os xamãs e seus seguidores, os homens pré-históricos, foram aperfeiçoando seus ritos e criando suas crenças sobre a vida, e também sobre a morte. Crendo que a alma não morria, e que após a morte vamos para outro lugar, seja lá qual for o nome que esse outro lugar receba, tornou a sanidade psicológica das pessoas na época possível (afinal de contas, imagine como deve ser punk dormir sobre o chão onde sua avó foi enterrada!). Conforme as crenças amadureciam, as pessoas passaram a "preparar" seus entes queridos para a passagem ao outro plano. E assim, basicamente, nasceu o costume de velar os defuntos.
2007-01-21 05:26:55
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
Aqueles que tinham dinheiro possuíam pratos de estanho. Certos tipos de alimentos oxidavam o material, o que fazia com que muita gente morresse envenenada (lembremo-nos que os hábitos higiênicos da época não eram lá grande coisa...). Isso acontecia freqüentemente com os tomates, que, sendo ácidos, foram considerados, durante muito tempo, como venenosos. Os copos de estanho eram usados para beber cerveja ou uísque.
Essa combinação, às vezes, deixava o indivíduo "no chão" (numa espécie de narcolepsia induzida pela bebida lcoólica e pelo óxido de estanho). Quem o visse pensava que ele poderia estar morto, portanto, recolhia o corpo e preparava o enterro. O corpo era então colocado sobre a mesa da cozinha por alguns dias e a família ficava em volta, em vigília, comendo, bebendo e esperando para ver se o morto acordava ou não. Daí a vigília do caixão ou seja o velório.
2007-01-20 03:50:27
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋
Na Idade Média, copos de estanho eram usados para beber cerveja ou uísque. Acontece que o estanho quando oxida, produz substâncias intoxicantes. A combinação destas substâncias e o álcool às vezes derrubavam, literalmente, o indivíduo por um bom tempo. Na dúvida, ele era colocado sobre a mesa da cozinha e a família ficava em volta, em vigília, comendo, bebendo e esperando para ver se a pessoa acordava ou não. Esta é a origem do velório.
Hoje, o velório acontece depois que a pessoa morre até a hora do enterro. Em outras regiões brasileiras o velório é conhecido como fazer quarto ao defunto. Quando o velório é de uma criança, os cantos são festivos acompanhados à viola. Durante o velório, as pessoas, madrugada adentro, ficam conversando, comendo, velando, até que o corpo do falecido é conduzido ao cemitério.
2007-01-21 06:41:35
·
answer #3
·
answered by taniamichelejr 5
·
1⤊
0⤋
Tinham medo que a pessoas estivesse apenas dormindo, então levavão 24 horas para fazer o funeral, como não existia luz elétrica circulavam o caixão com velas, aí surgiu a palavra velório....
2007-01-20 03:44:20
·
answer #4
·
answered by AUREA P 6
·
1⤊
0⤋
Aconteceu faz muuuuuuuuuito tempo....
Existia um velho rico.
Seu testamento dividia tudo que possuia aos seus herdeiros.
Em um belo dia ele acabou discutindo com seus filhos (gananciosos) e no furor de sua ira disse: Vocês não receberão minha herança... e de um ataque no coração... (e como diria Tiririca) ele morreeeeeu .
Estava chovendo muito forte e ele só poderia ser enterrado no dia seguinte, então seus filhos ficaram de olho nele a noite toda armados com foices e acenderam algumas velas para enxergar melhor, pq caso o velho não estivesse morto e acordasse eles dariam um jeito... Não tiraram o olho dele a noite toda e na manhã seguinte o bom velhinho foi enterrado...
Daí nasceu o velório...
2007-01-21 09:42:08
·
answer #5
·
answered by ETO2009 2
·
0⤊
0⤋
Concordo com todos !
Tem também aquela doença (ou problema, não sei bem) onde a pessoa PARECE estar morta e , de repente, acorda. Por isso ter "certeza" antes de enterrar.
Li casos onde o caixão foi aberto depois de um tempo e estava todo arranhado :( (não acredito 100%, mas pelo menos uns 70%, rs)
2007-01-20 13:15:02
·
answer #6
·
answered by Tathi 2
·
0⤊
0⤋