English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Que leva a Nasa a um projeto de lançamento em 2009 com o objetivo de dar informações precisas e detalhadas sobre, aproximadamente, um bilhão de objetos brilhantes do céu, que caoticamente se confundem estrelas ou não, galáxias se encontrando ou nebulosas. GAIA será um satélite de três toneladas de peso que será colocado a 1,5 quilômetros da Terra e levará dois telescópios idênticos de 1,7 metros de diâmetro. GAIA deverá operar durante cinco anos e seus resultados, em termos de mapeamento do conteúdo de objetos da nossa Galáxia, deverá ser, realmente, impressionante para o grande mico astronômico.

2007-01-19 14:25:52 · 5 respostas · perguntado por britotarcisio 6 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

5 respostas

Na verdade o Projeto GAIA é da ESA, Agencia espacial Europeia.

Ele tem por objetivo mapear os objetos de nossa galáxia, sejam estrelas ou outra coisa qualquer que brilhe :)

A alguns anos um satélite chamado Hipparcos (High Precision Parallax Collecting Satellite) foi lançado também pela ESA para mapear as estrelas do céu. Foi o primeiro projeto de astrometria desta agência. Esse projeto rendeu um catálogo estelar hoje amplamente usado com uma precisão até então nunca obtida na medida de distâncias estelares. Foram mais de 100.000 medições.

O GAIA substituirá o catálogo gerado pelo HIPPARCOS com uma precisão ainda maior e com o mapeamento de muito mais estrelas e nebulosas, estima-se que consiga mapear em seu período de utilização mais de um bilhão de objetos.

Vamos esperar os resultados!!

2007-01-19 14:50:50 · answer #1 · answered by Marcelo Ayatola 3 · 2 0

Estrelas não são ilusões de ótica. A luz sofre um decaimento de potência, devido ao próprio espalhamento, que é proporcional ao quadrado da distância percorrida. Assim, a 150 milhões de quilômetros do Sol (a distância média da nossa órbita), a luz recebida pelo sol é quatro vezes mais intensa que a uma distância de 300 milhões de quilômetros. As estrelas estão em distâncias muito grandes, a mais próxima está a mais de 4 anos-luz (distância esta medida por processos de paralaxe, que são geométricos e dão uma precisão muito boa, usando bons telescópios). Apenas para comparação, a distância de 150 milhões de quilômetros corresponde a pouco mais de 8 minutos-luz de distância.

A que Proxima-Centauro recebe do Sol é muito fraca, é comparável ao brilho de alguma outra estrela que vemos aqui. E, se Próxima-Centauri refletisse a luz do Sol, então ela seria muito menos brilhante do que é, e, além do fator distância, há também o fator de reflectância, já que não há espelhos perfeitos que reflitam 100% da energia recebida.

E, se Próxima Centauri fosse uma nuvem de gás que brilhasse por ionização (recebe raio-X do Sol, ioniza-se, e emite fótons quando o gás ionizado volta ao estádo normal de excitação), com certeza o brilho seria inferior à energia recebida pelo Sol, e por vários fatores, o mais simples pelo fato de que ela emitiria fótons em várias direções, e não apenas na nossa direção. Então toda a energia que a nuvem de gás recebesse, seria espalhada em todas as direções.

O interessante é que os astrônomos conhecem nebulosas que brilham exatamente por este mesmo fenômeno: recebem energia em forma de luz, luz infravermelha, luz ultra-violeta ou raio-X, o gás que as compõe fica excitado e ioniza-se, e, quando volta ao estado normal, libera fótons. São as chamadas Nebulosas de Emissão.

Vide http://www.on.br/glossario/alfabeto/n/neb_emis.html

Agora, onde é que estão as provas do "grande mico astronômico"? E quem é o britotarcisio que não dá a cara a tapa?

2007-01-20 16:11:24 · answer #2 · answered by Sr Americo 7 · 2 0

Não se esqueça que uma grande parcela da humanidade, inclusive você, apesar de desconhecer o mundo que nos cerca, tira proveito direto destas pesquisas.
A astronomia não é uma ciência distante, e está diretamente ligada a muitos dos confortos que a tecnologia atual nos oferece, como seu computador, seu celular, o trigo do pão que você come, a rede de dados que o mantém informado, a energia elétrica que chega à sua casa, etc.

2007-01-20 07:25:13 · answer #3 · answered by Obs. Phoenix 7 · 2 0

Vá estudar. Depois de muitos anos de dedicação, você mesmo descobrirá a resposta para sua pergunta e sentirá um certo desconforto pelo modo como pensa hoje.
.

2007-01-21 14:08:47 · answer #4 · answered by Tau Ceti 5 · 1 0

Nossa que vergonha, ta zuando uma ciência séria e ainda não tem nem argumentos e coloca informação errada, cara se eu fosse vc, apagava essa pergunta cuspiria no chão e sairia nadando. haha. que Vacilão!!!!

2007-01-22 09:15:58 · answer #5 · answered by Fabio!!! 3 · 0 0

fedest.com, questions and answers