Quando nem você agüenta o cheiro do seu pé e descalçar o tênis se transforma num ato de bravura (porque o odor que exala dele é insuportável), então é hora de tentar acabar com o chulé. A maioria das pessoas já teve esse mal em alguma época da vida, especialmente na adolescência, fase em que as glândulas sudoríparas estão trabalhando a todo vapor. Porém é possível - e relativamente fácil - acabar com o mau cheiro dos pés e dar adeus ao chulé.
Responsáveis pelas grandes transformações que ocorrem na adolescência, os hormônios também têm sua parcela de culpa no aparecimento do chulé.
Nessa época da vida, o corpo aumenta a produção dos hormônios testosterona e estradiol, o que estimula ainda mais o trabalho das glândulas sudoríparas, que ocasionam a transpiração.
E os pés não saem ilesos nesse processo todo: eles passam a transpirar mais e, como ficam o dia todo dentro de sapatos, é criado um ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias (causadores, entre outras coisas, do mau cheiro).
Pronto: está estabelecido o chulé, que cientificamente é chamado de bromidose plantar. E não há quem não reclame do odor desagradável.
Um exemplo engraçado é o da cidade de Winneteka, Illinois, nos Estados Unidos. Lá existe uma lei muito curiosa: quem tem chulé é terminantemente proibido de tirar os sapatos no cinema ou teatro.
Excentricidades à parte, é realmente muito ruim ter de conviver com o chulé (dos outros ou até mesmo nosso). Por isso, o melhor é lutar contra ele e tentar eliminar o cheiro ruim dos pés.
Higiene é fundamental
Para ficar livre do chulé, é preciso redobrar os cuidados com a higiene. Assim, você estará eliminando a umidade dos pés, o que dificultará a ação dos fungos e das bactérias.
Para começar, é fundamental lavar muito bem os pés todos os dias e enxugá-los totalmente antes de colocar as meias. Aliás, jamais use sapatos sem meias, que precisam ser trocadas diariamente.
Existem alguns sprays e talcos antiperspirantes ou antibacterianos, para serem usados nos pés após o banho. Eles podem ser grandes aliados no tratamento contra o chulé. Caso você tenha mais alguma dúvida para o combate a esse mal tão corriqueiro, converse com seu médico.
Outras dicas valiosas
- Seque os pés completamente, inclusive entre os dedos (o que evitará também as frieiras).
- Use meias de algodão porque elas não retém suor.
- Não use o mesmo sapato todos os dias.
- Evite sapatos feitos com materiais como vinil ou plástico.
- Deixe seu sapato ao sol ao menos uma vez por semana.
- Lave sempre seu calçado e deixe-o secar totalmente (de preferência, ao sol).
- Se estiver calor, dê um tempo para seus pés, calçando sandálias ou chinelos.
2007-01-19 14:26:29
·
answer #1
·
answered by Jussara 3
·
0⤊
0⤋
OUVI DIZER QUE O CHULÉ E CHEIRO DE CADAVER...UI...QUE HORROR, MAS DIZ QUE É O MESMO QUE CARNE HUMANA PODRE...
2007-01-19 14:32:15
·
answer #2
·
answered by carmen L. 6
·
0⤊
0⤋
Chulé nao tem cheiro de queijo, mas sim um cheiro muito mais desagradavel que o queijo.
2007-01-19 14:28:47
·
answer #3
·
answered by Cecilia 4
·
0⤊
0⤋
Muitas mães pensam que o chulé persegue seus filhos. Desesperam-se com o cheiro de queijo estragado que infesta a casa. Mas o que elas não sabem é que, na verdade, são as crianças que perseguem o chulé. Isso mesmo! São elas que cultivam bactéria por bactéria, as verdadeiras responsáveis pelo mau-cheiro. As crianças não fazem isso para provocar as mães nem por que gostam do cheiro. Mas simplesmente porque cada vez que calçam novamente o mesmo tênis que usaram ontem estão deixando as bactérias crescerem felizes. Afinal, o pé é naturalmente um ótimo local para o crescimento de microrganismos.
2007-01-19 14:16:35
·
answer #4
·
answered by Marcelo 3
·
0⤊
0⤋