Certamente; devemos seguir o caminho do liberalismo econômico, das políticas de equilíbrio fiscal (p.ex. déficit nominal zero), diminuição do Estado, fomento dos investimentos privados, redução de impostos, ou seja a criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento compatível com as características do mercado mundial hoje.
Como exemplos bem sucedidos de países que aplicaram medidas liberais em suas econômias podemos citar a Irlanda, Cingapura, Chile, Espanha, Austrália e também os EUA, o maior exemplo histórico. Esses países são altamente competitivos, e, em maior ou menor escala, atingiram bons níveis socioeconomicos.
Na contramão disso temos nossos vizinhos como exemplo, que com suas visões socialista, atrasada e vigarista atolaram-se no subdesenvolvimento crônico.
No Brasil, a mentalidade do Estado como o grande provedor ainda é muito forte, e há muita oposição à medidas liberalizantes, basta constatar que até mesmo em nossa elite intelectual há um grande número de simpatizantes do comunismo, adoradores de Che Guevara, e anti-liberais.
Mas o tempo é o senhor dos fatos e, sendo otimista, ainda há de se implantar no país uma mentalidade pró liberalismo, para que assim possamos trilhar o verdadeiro caminho do desenvolvimento e sepultarmos de vez em nosso passado o fardo do atraso que carregamos.
Afinal, " There's no free lunch" (M. Friedman)
2007-01-19 15:43:19
·
answer #1
·
answered by Gegex 1
·
0⤊
0⤋
Pois `e eu sou a favor de separar o Brasil por regiões como sul , sudeste, norte , nordeste e as regiões que estiverem mais desenvolvidas contribuírem com as que não desenvolvem tanto , por que do jeito que esta ,as que são atrasadas não crescem e as que tem algum desenvolvimento não vão pra frente fica nesta porcaria que esta ai e os corruptos fazendo a festa , o Brasil teria que ser redividido e os políticos sangue sugas que são contra presos e forçados a trabalhar em pro do Brasil .
2007-01-20 17:26:01
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
o estado interfere diretamente na vida de todo mundo, ele não deixa as coisas correrem normalmente, ele faz isto porque não quer perder nada, ele e teu sócio que fica com mais de 50% de seu lucro e não faz nada por merecer ex: a TV digital quando foi lançada nos estados unidos, o governo deu a autonomia para as empresas escolherem o melhor sistema, no brasil, foi o governo quem negociou, porque? porque o governo queria benefícios, aqui todos lucram, mas o governo ganha o dobro de quem trabalha.
2007-01-19 16:38:13
·
answer #3
·
answered by BUCAINA 7
·
0⤊
0⤋
Quanto mais o ESTADO atua e interfere , mais atraso ele produz.
O papel do ESTADO é de fomentador , fiscalizador e normatizador , o resto é por conta das iniciativas privadas .
2007-01-19 12:24:39
·
answer #4
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Globalização só é boa pra país de primeiro mundo.
2007-01-19 20:13:27
·
answer #5
·
answered by Juninha. 7
·
0⤊
1⤋
Existem dois tipos de empresas, as que precisam lutar todo dia para lucrar e as públicas.
Vejam o exemplo da Petrobrás, graças ao monopólio do refino, produz a gasolina mais cara do mundo e dá lucro.
Seria mais barato aos brasileiros comprar gasolina, porque não pode? Porque é proibido importar gasolina fora do monopólio?
R: a Petrobrás quebraria.
Chega de incompetência!!
2007-01-19 13:11:59
·
answer #6
·
answered by Macunaíma 3
·
0⤊
1⤋