English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

O fenômeno do fanatismo em todas as épocas esteve imbricado em processos políticos, econômicos e sociais, buscando um espaço estratégico para sedimentar o fervor religioso.

As tradições e as práticas religiosas são componentes do chamado fundamentalismo que caracteriza o fenômeno do fanatismo nos dias atuais. Não é por outra razão que o fanatismo religioso do passado e do presente é denominado de choque de civilização ou choque de religiões. O fanatismo caracteriza-se pelo excesso de zelo na defesa de certos ideais religiosos dando margem para alguns assombrosos banhos de sangue ao longo da História.

2007-01-19 10:22:31 · 10 respostas · perguntado por Vilmar 1 em Artes e Humanidades História

10 respostas

Em primeiro lugar quero salientar que o fanatismo não precisa ser fundamentalmente religioso. Pode ser de cunho político, ideológico, social, etc.

Bem, na minha forma de entender a explicação sobre o fanatismo poderia ser explicado, em grande parte, pela falta de orientação. Trata-se de uma prisão pela falta de ingredientes que permitam a pessoa ampliar seu universo e ter entendimentos sobre a questão. Ausência de senso critico e individualismo exacerbado.

Muitas das vezes até mesmo ausência de amor próprio, como é o caso do fanatismo por ídolos artísticos.

Acho mesmo tratar-se de uma questão de saúde pública pois não é possível pessoas engolirem tantas coisas em quantidades tão grandes sem ao menos se perguntar os "por quês" da questão.

2007-01-19 10:40:52 · answer #1 · answered by eduardo_ak 2 · 2 0

De forma clara e objetiva.
A fé sem razão causa o fanatismo.

Um abraço!

2007-01-19 10:38:47 · answer #2 · answered by Infinito 3 · 2 0

Testemunho todo dia, pois moro em frente a uma igreja onde todo mundo q frequenta é anormal pois ficam gritando e berrando lá dentro o tempo todo. Acho q eles pensam que Deus não escuta bem. E parece que eles não pedem, mas exigem.

2007-01-20 03:40:17 · answer #3 · answered by freipapinha 4 · 1 0

Se eu já presenciei? Claro que qualquer pessoa que venha frequentando o YR há algum tempo já presenciou casos de fanatismo, aqui mesmo. ¬¬ Mas eu já tive o desprazer de ver isso em muitos outros lugares e ocasiões também...

Pra mim, isso é fruto da incapacidade de lidar com diferenças. As pessoas começam a crer firmemente que o seu modo de vida não é apenas o melhor, como também o único realmente legítimo. E isso quase sempre acontece quando determinados grupos sentem sua identidade e seu status político e social ameaçado por conta da presença e da influência de "outros" - que passam então a ser vistos indistintamente como inimigos, ainda que esses "outros", de uma maneira geral, não adotem uma postura hostil em relação a eles.

Num mundo plural, globalizado e multipolarizado como o nosso, uma atitude como essa parece absurda. Mas o fato é que essa pluralidade, essa multiplicidade têm feito com que determinadas comunidades políticas e religiosas passem por uma verdadeira crise de referências. Acredito que a progressão do fundamentalismo religioso pelo planeta a fora decorra justamente disso: trata-se de uma reação, quase sempre irrefletida, contra essa sensação de perda de identidade, tão típica do mundo moderno.

2007-01-19 14:37:19 · answer #4 · answered by Drika 3 · 1 0

O fanatismo só tem uma explicação: DOENÇA. Por uma escolha pessoal deliberada ou não passa-se a se olhar apenas em uma direção, ficado cego, mudo e surdo para tudo o mais. Isso pode ser exacerbado por um baixo coeficiente de inteligência ou uma benesse qualquer.

2007-01-20 06:49:19 · answer #5 · answered by Antônio Gouveia 7 · 0 0

Talvez na psicologia, encontremos respostas interessantes para isso, mas acho q o ser humano tem tendencia a adorar alguma coisa e defender isso, agindo de maneira as vezes irracional.

2007-01-20 01:57:06 · answer #6 · answered by borboleta 2 · 0 0

Focalizar um ideal sem se importar com o que está a sua volta.

2007-01-19 11:55:58 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Sempre observei o seguinte: quem nasce e cresce no seio de uma família religiosa e segue a mesma religião de seus pais não são fanático, já aqueles que trocam de religião depois de mais velho se tornam fanático nova religião.

2007-01-19 11:33:53 · answer #8 · answered by Á amizade é como uma flor 7 · 0 0

Vejo muitas igrejas dando incentivos para que seus fiéis se tornem fanáticos ao ponto deles serem roubados "na cara dura" e ainda não se revoltarem (qualquer semelhança com fatos correntes demonstrados pela TV não é mera semelhança)
Vamos supor que eles digam: "Sou Renascer até morrer" (isso é verídico)

Nesse ponto associo o fanatismo com o baixo nível intelectual dessas pessoas que se deixam influenciar.


Já testemunhei e testemunho pessoas sendo agredidas verbalmente por fanáticos religiosos.

As práticas religiosas sempre vão ser o ópio do povo, tendo pessoas fanáticas ao seu favor você terá um exército de pessoas cegas e dispostas a fazer o que você quiser e mandar ou incentivá-las a fazer.

2007-01-19 10:37:56 · answer #9 · answered by Mega 5 · 0 0

Falta de leitura leva à ignorância que conduz ao fanatismo.

Excesso de leitura religiosa também.

Não podemos bitolar, estreitar a mente em uma só matéria !!

2007-01-19 10:37:06 · answer #10 · answered by Gabi 2 · 0 0

fedest.com, questions and answers