Sem fazer juízo de valores, apenas se preocupando com uma muito superficial análise positiva e não normativa, posso lhe assegurar o seguinte:
"Desenvolvimento", como você coloca na sua pergunta não poderá ocorrer de maneira satisfatória sem um aumento na proporção de pessoas que se encaixem na classe média. O que eu quero dizer é que um país (e o Brasil não é exceção) só terá um desenvolvimento satisfatório se mais pessoas puderem elevar seu nível educacional, a disponibilidade de serviços de saúde, e o consumo de maneira geral. Ou seja, desenvolver o país passa necessariamente por desenvolver as pessoas, elevando seu padrão de vida. Nesta ótica, o Brasil é desenvolvido apenas para uma insignificante parcela da população.
Outra coisa é crescimento. Para a economia crescer, o desenvolvimento não é uma condição necessária. Não há necessidade de uma classe média forte para a economia brasileira crescer, ou seja, para o seu PIB aumentar consistentemente. Para conseguir isto, o nosso crescimento deve voltar-se para o setor externo, ou seja, para as exportações, e não para nosso mercado interno. De certa forma, o setor de exportação tem uma grande importância na nossa economia há muito tempo (mesmo antes do café) e tem possibilitado nosso crescimento ao longo do tempo.
Esse quadro tem mudado nos últimos anos, especialmente após o Plano Real, com uma aparente gradual mudança de eixo do setor exportador para um mercado interno mais próspero.
Resumindo meu raciocício:
1. Desenvolvimento sem classe média forte = impossível;
2. Crescimento sem classe média forte = possível e tem acontecido.
Abraços,
Thiago.
2007-01-20 00:40:22
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Com essa classe média se afundando na dependência química, Big Brother e puhtaria, precisa dizer como será seu futuro?
2007-01-19 10:04:31
·
answer #2
·
answered by Anonymous
·
1⤊
0⤋
não é do interesse dos políticos ver o Brasil crescer.
2007-01-20 15:38:38
·
answer #3
·
answered by Bergman 4
·
0⤊
0⤋
O Brasil tem a sua classe média sim, aliás o tipo de classe média que temos e o tipo de mentalidade que impera é que é o problema.
Nos paises em desenvolvimento é esse seguimento que direciona ou condiciona o crescimento para melhor de uma sociedade, mas por causa da estupidez da nossa classe média é que o Brasil esta onde esta.
Primeiro a classe média brasileira não se identifica muito com a cultura brasileira, e as coisas basicas que formam a cultura brasileira (ou seja o conjunto de tradições, manifestações, etc)
não surgiu na classe média e sim nas classes baixas(um exemplo básico:Feijoada, futebol,Carnaval, Capoeira), quando um desses aspectos da cultura interressa a classe média (Burguesia) torna-se inacessivel ao povo que o criou.
Por exemplo:Qto custa assistir ou participar num evento como o Carnaval carioca?????Onde surgiu o carnaval???O povão pode ou consegue (sem sacrificar educação, alimentação, etc...)participar nesse evento do qual foi responsavel pelo surgimento???
O problema do Brasil e da sua classe média é que ela não exerce o papel que a ela compete, age como se vivesse em Miami, aliás um das aspirações da classe média, juntamente com o indefectivel aparelho ortodontico.
O Zé Mané sem condições de estudar ou ler um livro ou jornal é que não vai ser o formador de opininião ou o agente que pressiona o poder vigente por mudanças.
2007-01-20 04:15:32
·
answer #4
·
answered by Roger Abe 3
·
0⤊
0⤋
Penso que existe no Brasil um grande esforço dos 10% mais ricos em manter a desigualdade social.
Vejamos, não temos uma boa educação para as massas, em conseqüência disso não teremos mão de obra qualificada, o que seria a base de sustentação da classe média, e que geraria de certa forma um Estado de Bem Estar Social.
Mesmo com a abertura polÃtica, e a "Redemocratização" do paÃs, continuamos um plano antigo, o mesmo aplicado no chile,que com o golpe de estado e a ditadura implantou no paÃs o Estado MÃnimo, ou seja, os ideais neoliberais.
E para reverter essa atual tendência na polÃtica econômica Brasileira teria de acontecer uma grande mudança no nosso sistema econômico e polÃtico.
Não tenho uma solução para esta mudança, mas acho que uma boa alternativa seria o fortalecimento dos movimentos socias, como apoio a educação, para que eles pudessem se organizar melhor, pois assim teriam argumentos sólidos para influenciar na nossa atual organização polÃtica e econômica.
Porém, esses movimentos que começam a aflorar e a questionar as medidas do governo, logo são silenciados principalmente pela mÃdia que é uma grande aliada na manutenção da alienação das massas. Pois bem, será que esta manipulação chamada “polÃtica brasileira” poderia ser chamada de democracia?
2007-01-20 00:51:11
·
answer #5
·
answered by Carol 2
·
0⤊
0⤋
Na minha opinião,se o brasil continuar a "investir" só no ensino superior e se esquecer do ensino fundamental, não haverá possibilidade de termos um brasil com uma população que possa desenvolver nosso país.E acho que não se trata de estabelecer uma classe forte,respeitando sua opinião.
2007-01-19 10:23:32
·
answer #6
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Campos, não conheço atitude menos inteligente do que a de empobrecer a classe média que é formada, normalmente, por pessoas que trabalham, estudam dão duro, apromoram-se em cursos e concursos, são médicos, engenheiros, dentistas, medicos veterinários, economistas, biológos, cientistas de todas as áres, funcionários dos mais altos graus de qualificação e currículo, professores de todos os níveis, nesta luta constante de educar. ..... esta turma sustenta o país, é descontada na fonte, todos os impostos, etc.
2007-01-19 10:20:31
·
answer #7
·
answered by Luz e sombra 7
·
0⤊
0⤋
Boa pergunta. As vezes eu penso entre os ricos e os pobres no brasil e sou levado a concluir que ainda vivemos no feudalismo. Eu ate' agora nao entendo o por que nao houve uma mudanca seria nas politicas sociais e educacionais do Brasil. Por que o Brasil nao e' um pais pobre, o que falta e' uma grande vontade politica de ajeitar essa nacao.
2007-01-19 10:19:12
·
answer #8
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Correta sua pergunta, mas não precisava responde-la!
2007-01-19 10:14:49
·
answer #9
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Só com educação e nunca com populismo.
Fortalecimento da poupança.
Juros mais baixos para promover pequenas empresas.
Diminuir a burocracia.
Menos politica ou discursos e mais ação.
2007-01-19 10:04:47
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋