São pequenos crustáceos que vivem em salinas ou lagos. Servem aos aquaristas como grande fonte de proteínas. Trata-se de um dos melhores alimentos que se pode oferecer aos peixes.
Criadores de peixes ornamentais que querem ver sua produção crescendo rapidamente oferecem os náuplios (filhotes de artêmia) aos seus filhotes e obtém fantásticos resultados.
Não possuem carapaça quitinosa (casca ou proteção dura) e por isso são facilmente digeridas por qualquer espécie de peixe.
Podem ser compradas na fase adulta em casas especializadas e também em forma de ovinhos que são facilmente eclodidos em sua própria casa.
Valores Nutritivos da Artêmia Adulta :
42,5 % de proteínas
23,2% de gordura
6.000 calorias/grama
Pode-se armazenar os cistos (ovinhos) por até 20 anos, desde que esteja em ambiente de vácuo ou atmosfera de nitrogênio.
Como alimentar com segurança seu tanque com estes bichinhos?
Algumas pessoas afirmam que alimentar os peixes do aquário com artêmias pode ser perigoso, pois transmitem doenças.
Estas pessoas tem alguma razão, mas se tomarmos algumas medidas muito simples, nos veremos livres de todos os perigos das artêmias.
O primeiro passo, é nos certificarmos que as artêmias estão vivas e saudáveis. Nunca compre artêmias em uma loja onde a água apresentar cheiro de podre e grande quantidade estiver morta.
Compre artêmia viva e se possível alimente no mesmo dia.
Mas, se quiser armazenar por algum tempo artêmias vivas, compre uma caixa de isopor, corte-a na metade para permitir boa ventilação na superfície. O nível d’água não deve passar os 10 centímetros e o local deve ser arejado e bem fresco. Aspire com uma mangueirinha (aquelas de ar) a sujeira que diariamente vai se depositar no fundo da caixa. O prazo médio de vida destas nas condições acima descritas é de 7 dias.
O ponto principal antes de alimentar os seus peixes com este pequeno crustáceo é lavá-las com uma redinha apropriada e deixá-las em água doce por cerca de 10 minutos. Com isso, germes e parasitas morrerão por choque osmótico devido à diferença de densidade, tornando segura a alimentação com as mesmas.
Depois disso, sirva seus peixes, mas não exagere! São um alimento perfeito, mas se sobrarem no tanque, morrerão e causarão problemas...
Obs... Alguns autores dizem que, em caso de tratamento de alguma doença no tanque, as artêmias são perfeitas pois se adicionarmos algum remédio na água em que estiverem, absorverão grandes quantidades do medicamento, que será ingerido pelo peixe que abocanhá-la.
Fonte: http://www.aqua.brz.net/rep/marinho33.htm
2007-01-19 09:50:55
·
answer #1
·
answered by Euhzinha 3
·
1⤊
1⤋
A artémia (Artemia spp.) é um género de crustáceos aquáticos que ocorre em ambientes de salinidade elevada, embora não nos oceanos.
A artêmia é muito utilizada na criação de peixes ornamentais tanto de água doce como marinhos. Geralmente se compram os ovos das artêmias para fazer o processo de eclosão e oferecer os naupilos aos alevinos e peixes adultos
Espero ter ajudado...
Bjus =]
2007-01-19 10:55:04
·
answer #2
·
answered by cris 7
·
1⤊
0⤋
Procure : www.cultivo.algas.nom.br, e você encontrará tudo que quer ...
2007-01-19 09:43:20
·
answer #3
·
answered by Roberto 5
·
1⤊
0⤋
Simples compre em lojas especializadas em aquarios vivas,congeladas ou desidratadas.
O cultivo desse crustaceo e trabalhoso,vivem em agua salgada bem oxigenada e rica em fitoplancton(migroalgas),sai mais barato comprar.
2007-01-21 01:10:31
·
answer #4
·
answered by ezstyle66 3
·
0⤊
0⤋
Entre no site http://www.guiademidias.com.br Neste site existem dezenas de links para sites de aquarismo. Um abraço!
2007-01-19 10:52:02
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
1⤋