English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Uma pequena locadora de minha cidade utiliza o SERASA para verificação de nomes devedores para dar o aval na abertura de cadastro de novos clientes. Creio que isso seja ilegal, pois o serasa é utilizado para abertura de crédito e não prestação de serviços. Isso é legal? Caso contrário, como agir diante de uma atitude descriminatória dessas?
Pois mesmo pessoas honestas, por algum problema financeiro, cartão de crédito também vão para o SERASA, mas não quer dizer que sejam criminosos a ponto de não poderem abrir uma ficha numa locadora de video.

2007-01-19 03:51:53 · 3 respostas · perguntado por Anonymous em Governo e Política Lei e Ética

O problema do SERASA também é o seguinte, não é uma fonte tão confiável, visto que muitas empresas mandam o nome das pessoas sem justa causa. Eu fui vítima da Empresa de telefonia OI em 2003. Atrasei uma conta por 3 meses e quitei o débito depois, até mesmo uma conta de R$0,12, isso mesmo, 12 centavos eu quitei. E depois descobri que mesmo assoim, não tiraram meu nome do SERASA, constando um débito de R$70,00, que não era correto, pois quitei todas as dívidas até mesmo essa fatura de 12 centavos e isso vem me perseguindo há anos. O engraçado é comprei um apto pagando a metade e estou terminando de quitar as 24 restantes prestações mês que vem. E não consegui abrir uma locação numa maldita locadora pequena e ruim, só queria um único dvd pois tenho cadastro em 5 outras locadoras melhores que infelizmente não tem o dvd que eu quero.
Por isso, acho errado usarem o SERASA para esse tipo de coisa. Eu possuo cartão de crédito, conta em banco, telefone, tv por assinatura, enfim, serviços.

2007-01-19 06:06:41 · update #1

3 respostas

Sua pergunta é complicada. Nossas leis abrem brechas para todos os lados.
De qualquer forma, ela não deixa de ser um tipo de crédito, pois mesmo que você pague a locação adiantado, você está levando para casa um valor bem maior. À luz da lei, não deixa de ser um "acredito" em você, tal qual a loja vende um TV que vai ser pago em prestações. Daí a proteção que ela usa, pois o patrimônio é dela e está defendendo isso. Uma forma de negociação é deixar um valor depositado, como caução.
e resta a pergunta: como agiria, sendo você o dono da locadora, sabendo a quantas anda a fama dos brasileiros?
Mesmo honestas, as pessoas que possuem seu nome no SERASA, não honraram os compromissos assumidos.Economicamente falando, são suspeitas...

2007-01-19 04:08:10 · answer #1 · answered by Gilberto C 5 · 1 0

voce está no Brasil. aqui pode tudo.

2007-01-19 15:05:53 · answer #2 · answered by Kobe 3 · 1 0

Amigo, hoje ninguém é honesto até que provem o contrário.

Pela lei, presume-se que todos são cidadãos de boa fé, porém, a prática mostra aos comerciantes outra coisa: o ano de 2006 teve a maior arrecadação de cheques fraudados e sem fundo. O SPC bateu o recorde de inscrições dos últimos 6 anos...

É comum e legal consultar a idoneidade de uma pessoa antes de vender um produto ou serviço.

sei que parece meio injusto as vezes... mas é a vida.

2007-01-19 12:27:29 · answer #3 · answered by movila 3 · 1 0

fedest.com, questions and answers