Atualmente, milhares de mulheres solicitam e recebem a cada ano a patente de um invento e se calcula que cerca de 20% de todos os inventores são mulheres. Na próxima geração, esse número pode, no entanto, chegar a 50%.
Nos Estados Unidos, a percentagem de patentes de invenção concedidas anualmente a mulheres passou de 2,6% em 1977 para 10,3% em 1998. A maioria delas se centra nas tecnologias químicas. E esta tendência segue em alta.
Mas nem sempre foi assim. A primeira patente dada a uma mulher nos EUA foi para Mary Dixon Kies, em 1809, por idealizar um processo para tecer a palha, com seda ou fio, adequado para fabricar chapéus.
Até 1840, no entanto, só cerca de vinte patentes tinham sido concedidas a mulheres por suas invenções em termos de indumentária, ferramentas, cozinha e chaminés. As patentes são a prova da propriedade intelectual de uma invenção e só podem ser solicitadas pelo inventor.
No passado, as mulheres não tinham os mesmos direitos dos homens e muitas delas se viram obrigadas a patentear suas inovações sob o nome de seus maridos ou pais. Muitas chegaram até mesmo a ser impedidas de receber a educação necessária para poder inventar mais.
Para que as obras das "mães da invenção" não sejam esquecidas, ganhem mais reconhecimento e estimulem outras mulheres, as pesquisadoras Raquel Barcos e Eulalia Pérez, do Instituto de Filosofia do Conselho Superior de Pesquisas Científicas espanhol, recopilaram os trabalhos de algumas inventoras destacáveis.
Lava-louças
Josephine Cochran apresentou em 1886 a idéia de uma máquina para lavar pratos mecânico manual frente à patente de Joel Houghton, que era praticamente irrealizável. Fez pública sua máquina na Feira Universal de Chicago de 1893 e, apesar de ser capaz de liberar a mulher de alguns afazeres domésticos, a idéia só foi aceita nos grandes hotéis e restaurantes. Esperou-se até a década de 1950 para que sua invenção fosse aceita pelo público em geral.
Pára-brisas
Durante uma viagem a Nova York, Mary Anderson viu que os motoristas tinham que abrir as janelas de seus carros quando chovia para limpá-las e para ver melhor. Ela inventou um dispositivo de braço que podia ser acionado de dentro por meio de uma alavanca para fazer esse serviço. Em 1903, concederam-lhe a primeira patente para um dispositivo capaz de tirar a chuva e a neve.
Telefone
Licenciada em história medieval, filosofia e matemática, Erna Schneider Hoover começou a trabalhar em 1954 nos Laboratórios Bell, onde criou um sistema automatizado de computação por telefone. Seu método utilizava um computador para supervisionar as chamadas entrantes e depois ajustava automaticamente a aceitação da chamada, o que ajudava a eliminar as sobrecargas. Seu design ainda é utilizado e foi uma das primeiras patentes de software do mundo.
Liquid Paper
Na década de 50, Bette Nesmith Graham trabalhava como secretária em Dallas. Nunca quis ser inventora, apenas solucionar os problemas que tinha por causa de sua pouca experiência em datilografia. Acostumada a usar tintas e devido a sua formação de artista, tentou idealizar um produto para tapar os erros que cometia ao escrever à máquina. Após várias tentativas, elaborou uma substância branca que secava rapidamente, que poderia ser guardada em um frasco e passada no papel com um pincel. Perante a demanda de seus companheiros de trabalho, criou em 1967 sua própria companhia e ficou milionária.
Fraldas
Uma mãe jovem chamada Marion Donovan, desesperada com a trabalheira das fraldas de tecido, inventou uma cobertura plástica para prevenir que os bebês se molhassem com tanta freqüência. Em 1946, experimentou com coberturas impermeáveis e um material usado para pára-quedas, até que aperfeiçoou sua idéia, que foi patenteada em 1951.
Vidro milagroso
Catherine Blodgett foi a primeira mulher a se doutorar em Física na Universidade de Cambridge, em 1926. Sua pesquisa sobre as camadas monomoleculares a conduziu a uma descoberta revolucionário: o vidro que não reflete. Em 1938 patenteou o processo, que teve muitas aplicações: limitar a distorção em microscópios, lentes, telescópios, câmaras fotográficas e lentes de projetor.
Sutiã
O primeiro sutiã moderno patenteado é de Mary Phelp Jacob em 1913, em Nova York. Ela tinha comprado um vestido de noite para uma festa, em uma época em que a única roupa interior era um espartilho rígido feito com ossos e madeira e, ao observar que esta peça sobressaía de seu vestido, fez com dois lenços de seda e uma fita o antecessor do sutiã.
TÁ BOM PRA VC, SEU MACHISTA!!!!
2007-01-19 03:09:57
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
5⤊
0⤋
Falou tudo Laura!
A mulher não tinha liberdade para nada, muito menos de criar!
Hoje em dia, como já falaram aqui, existem grandes pesquisadoras, uma delas é Marilena Chauí, no campo da Filosofia. Existem também muitas no campos das ciencias.
A mulher ainda é muito discriminada na sociedade, mas vem mostrando com sucesso todo seu valor intelectual.
2007-01-19 03:05:21
·
answer #2
·
answered by pink83 2
·
3⤊
0⤋
Boa tarde!
A paciência em aturar certas coisas..rs
Bjus*
2007-01-19 02:59:22
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
3⤊
0⤋
Sim ,ela inventou a escorredor de arroz e foi uma brasileira.
2007-01-19 10:38:53
·
answer #4
·
answered by anilosi 3
·
2⤊
0⤋
A agricultura,pois qdo vcs iam caçar na pré-história,nós cultivávamos os vegetais,e o ...SEXO!rsrssrAfinal,foi Eva,que "convidou "Adão....hahhahahahha
2007-01-19 09:58:17
·
answer #5
·
answered by Daniella YR 7
·
2⤊
0⤋
Tomás Edson inventou a lâmpada e a mulher inventou a luz!
Se deixar, ela dá à luz um bocado de nenê! Digam que estou mentindo! kkkkkkkkkkkkk. Falando sério, eu li que o para-brisa de automóveis foi invenção de uma mulher, mas não recordo o nome dessa inteligente pessoa.
2007-01-19 07:41:48
·
answer #6
·
answered by Broasky 6
·
2⤊
0⤋
o limpador de pára brisa foi inventado por uma mulher!!
2007-01-19 03:09:35
·
answer #7
·
answered by Dona Maria 3
·
2⤊
0⤋
Oke adianta vcs homem inventarem avião, telefone, computador, carro, roda, bicicleta, e mtas outras coisas mais que nos ajudam no dia a dia, se vcs homens não sabem nem inventar uma desculpa convincente.
2007-01-19 03:05:43
·
answer #8
·
answered by :)*.* Karina Ribeiro *.*(: 1
·
3⤊
1⤋
Vc que mais dádiva do que a mulher poder gerar um filho??? Não a invenção no mundo que susbstitua isso.
2007-01-19 03:04:29
·
answer #9
·
answered by Dani 4
·
2⤊
0⤋
Não, sabe pq??Pq antigamente as mulheres não tinham acesso a informaçao como os homens, nao podiam estudar, tinham que ficar em casa cuidando das crianças. Elas nao tiveram oportunidade. Mas, hj,como machismo eh bem menor, mas ainda há, vc pode sim encontrar grande inventos e muitas pesquisas feitas por mulheres.
B-jos!!
2007-01-19 03:01:05
·
answer #10
·
answered by Anonymous
·
2⤊
0⤋