Na antiguidade o mundo via a Terra como uma casa de três andares: no cimo, o céu, morada de Deus e dos seus anjos; sob a terra, o reino dos mortos; e, no meio, a terra, povoada pelas plantas, os animais e os homens. Num universo destes, a importância do ser humano parecia natural. Situada entre o mundo divino e o mundo criado, o ser humano era chamado a ser o mediador entre os dois.
Mas a ciência moderna está modificando radicalmente esta forma de ver as coisas. O ser humano está situado num pequeno planeta que gira à volta de uma estrela entre milhares, numa galáxia média de um universo em contínua expansão, a pretensão de nos atribuirmos um lugar central na ordem das coisas parece ter qualquer coisa de despropositado.
2007-01-18
23:05:39
·
6 respostas
·
perguntado por
Vilmar
1
em
Artes e Humanidades
➔ Filosofia
Vilmar, penso que a centralidade que o ser humano ocupa na ordem das coisas é decorrente da nossa racionalidade, de nos pensarmos e pensarmos o mundo a partir de nós mesmos, aliás, esse antropocentrismo é um dos princípios da instauração da dita Idade Moderna.
Todavia, hoje, tal como nos primórdios da civilização, o homem continua a ter os mesmos questionamentos: a razão e finalidade de sua existência. A Ciência responde parcialmente a essas perguntas, e o homem percebe que a resposta está além de si mesmo. A possibilidade de sair de si leva o homem a transcender, a encontrar o divino, e nesse processo passa a conhecer um pouco mais de si mesmo.
Veja que ironia, somente transcendendo a si o homem pode conhecer-se, encontrando assim a sua identidade.
Somos pequenos, somos ínfimos diante do universo, das estrelas...mas, não conhecemos o nosso real tamanho, o nosso cérebro é território ainda pouco conhecido pela Ciência, e o que dizer então da nossa alma, daquilo que transcende?
A medida disso tudo passa pela nossa razão (embora não se restrinja a ela), instrumento necessário para o homem chegar a se conhecer, segundo Kant.
Assim, Deus, o Ser Humano e a Ciência fazem parte de um mesmo processo, o processo de auto-conhecimento sempre buscado pelos humanos de todas as épocas.
2007-01-19 02:04:39
·
answer #1
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Segundo a Doutrina Espírita há no Universo criado por Deus outros mundos habitados e o Planeta Terra está situado entre os que estão em transformação, sendo que há os mais atrasados, mas também os mais adiantados em termos de civilização. Portanto, creio que não somos o centro do Universo, mas parte dele e não disputando em grau de importância.
2007-01-23 06:17:19
·
answer #2
·
answered by marcos k 2
·
0⤊
0⤋
São sinônimos.
2007-01-19 14:33:51
·
answer #3
·
answered by Satori 6
·
0⤊
0⤋
é uma trilogia de enigmas.
2007-01-19 10:35:53
·
answer #4
·
answered by Pensador 3
·
0⤊
0⤋
Deus.
Passei tanto tempo te procurando. Não sabia onde estavas.
Olhava para o infinito, não te via. E pensava comigo mesmo, será que tu existes ?
Não me contentava na busca e prosseguia. Tentava te encontrar nas religiões e nos Templos. Tu também não estavas. Te busquei através dos sacerdotes e pastores. Também não te encontrei. Senti-me só, vazio, desesperado e desacreditei.
E na descrença Te ofendi. E na ofensa tropecei. E no tropeço caí.
E na queda senti-me fraco. Fraco procurei socorro. No socorro encontrei amigos.
Nos amigos encontrei carinho. No carinho eu Vi nascer o amor .
Com amor eu vi um mundo novo dentro de mim. E no mundo novo resolví viver.
O que recebí, resolvi doar. Doando alguma coisa muito recebí.
E tendo recebido senti-me feliz. E ao ser feliz, encontrei a paz.
E tendo a paz foi que enxerguei que dentro de mim é que Tu estavas.
E sem procurar-te, foi que Te encontrei.
Sua Vida pode ser Bela.
Ninguém pode fazer-te Feliz ou Infeliz, sem o seu consentimento; Pense nisso!!!
Caminhe tranqüilamente entre o ruído e a pressa; lembre-se de quanta paz pode haver no silêncio. Tanto quanto possível, sem te renderes, fique em bons termos com todas as pessoas. Fale a sua verdade, tranqüila e claramente, e ouve a dos outro, mesmo daqueles que são vazios, cansativos e ignorantes : também eles têm a sua história a contar.
Evite pessoas queixosas e agressivas, que são tormento para a alma.
Evite te comparares com outras pessoas pois poderás sentir-se superior ou inferior a elas; sempre haverão pessoas maiores ou menores que nós.
Sinta interesse e prazer por teu trabalho, por mais humilde que ele seja; Seja cauteloso com teus negócios e apesar dos enganos e tropeços não se torne cego às virtudes existentes: muitas pessoas lutam por altos ideais e, em toda a parte a vida está repleta de heroísmos.
Sejamos nós mesmos. Especialmente, não simulemos afeição; não sejamos cínicos em relação ao amor (universal) , porque, apesar de toda aridez e dos desencantamentos, ele é perene/ duradouro.
Aceitemos com tolerância o conselho dos anos, e resignemos, graciosamente, das coisas da juventude. Não nos angustiemos com simples imaginação pois muitos receios nascem do cansaço, da fadiga e da solidão. Sejamos gentil para conosco afim de que tenhamos uma saudável disciplina.
Somos Filhos do Universo tal qual as estrelas e as árvores. Temos o direito de estarmos aqui. Mesmo que não tenhamos, em alguns casos, a idéia clara, acredite , o universo está em desenvolvimento como deve ser. Portanto, devemos ficar em paz com Deus, seja como for a maneira de concebe-lo e, sejam quais forem nossos trabalhos e nossas aspirações, mantenhamos, na ruidosa confusão da vida (Vicissitudes), a paz com a nossa alma. Lutemos pois pela nossa felicidade; apesar dos desenganos, dos sonhos desfeitos, dos penosos trabalhos, nosso mundo pode ser Belo.
2007-01-19 08:29:50
·
answer #5
·
answered by Ambiental 5
·
0⤊
0⤋
PERO QUE SI PQERO QUE NO,EU ACHO QUE NAO PODEMOS SERMUIT RACIONAIS,POREM FANATISMO PODES SER FATAL,,,,,MEZO MEZO
2007-01-19 07:30:09
·
answer #6
·
answered by CHUCK NORRIS RAFA TE AMO 7
·
0⤊
0⤋