English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Não é a mesma coisa?
Pesquisei e em todos os lugares achei que é a mesma coisa...

2007-01-18 23:04:38 · 3 respostas · perguntado por Fofis 3 em Ciências Sociais Outras - Ciências Humanas

3 respostas

Não é bem a mesma coisa. Refugiado é a pessoa que por um motivo qualquer (guerra, perseguição política) entra em determinado país provisoriamente com a intenção de voltar logo As que pedem asilo político até pelos mesmos motivos citados, são aquelas que querer constituir residência definitiva em determinado país e não tem prazo para voltar.

2007-01-18 23:19:19 · answer #1 · answered by Steven Seagal 7 · 0 0

resposta
Refugiados:A definição a seguir, foi estabelecida pela Convenção Relativa ao Estatuto dos Refugiados de 1951 e é oficial;

* Um refugiado(a) é toda a pessoa que por causa de fundados temores de perseguição devido à sua raça, religião, nacionalidade, associação a determinado grupo social ou opinião política, encontra-se fora de seu país de origem e que, por causa dos ditos temores, não pode ou não quer regressar ao mesmo.

Estes também podem ser refugiados políticos

A Convenção de 1951 foi adotada em Genebra, sob a égide do ACNUR

asilo político:O direito de asilo (também conhecido como asilo político) é uma antiga instituição jurídica segundo a qual uma pessoa perseguida por suas opiniões políticas ou convicções religiosas no seu país de origem pode ser protegida por outra autoridade soberana (quer a Igreja, como no caso dos santuários medievais, quer em país estrangeiro).

Não se deve confundir o asilo político com o moderno ramo do direito dos refugiados, que trata de fluxos maciços de populações deslocadas, enquanto que o direito de asilo se refere a indivíduos e costuma ser outorgado caso a caso. Os dois institutos podem ocasionalmente coincidir, já que cada refugiado pode requerer o asilo político individualmente.

O direito de asilo tem origem numa longa tradição ocidental, embora já fosse reconhecida pelos egípcios, gregos e judeus. Por exemplo, Descartes asilou-se nos Países Baixos, Voltaire na Inglaterra, Hobbes na França e assim por diante. Cada um daqueles Estados outorgou a sua proteção a estrangeiros perseguidos.

Segundo alguns, o surgimento, no século XX, de tratados bilaterais de extradição teria mitigado os efeitos do direito de asilo, embora os Estados procurem limitar a extradição prevista em tratado aos casos de crime comum, o que exclui motivos de perseguição política, religiosa ou étnica.

2007-01-19 07:19:08 · answer #2 · answered by neto 7 · 0 0

Refugiados estão apenas de passagem, ficam por um tempo e não tem direitos naquele paíslados políticos, ficam morando lá, e tem seus direitos como cidadão do país que o asilou.

2007-01-19 07:09:28 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

fedest.com, questions and answers