English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

Ouvi dizer uma vez que o cabo flexível (elétrica - construção civil) altera o consumo de energia da residência. O mito diz que o cabo rígido dispersa menos energia tornando o consumo menor. Este mito é falso ou verdadeiro?

2007-01-18 21:37:59 · 11 respostas · perguntado por Dylan 1 em Ciências e Matemática Física

11 respostas

É falso. Se os fios tiverem a mesma área transversal e forem feitos com o mesmo material a sua conditividade será a mesma.

2007-01-19 00:49:12 · answer #1 · answered by Obs. Phoenix 7 · 1 1

Para a mesma seção, na frequencia industrial (60Hz), não há qualquer diferença significativa de perdas entre os fios (rígidos) e o cabos (fios multiplos, mais flexíveis).

A maior diferença está no preço, o rígido é muito mais barato que o flexível equivalente.

Para altas frequencias a situação é um pouco diferente, a corrente tende a correr pela periferia do condutor, costuma-se "tirar" a alma do condutor para economizar, criando o que se denomina "guias de onda"

2007-01-22 07:36:35 · answer #2 · answered by Paulo M G C 6 · 2 0

A resposta a sua pergunta pode estar no cálculo da indutância mutua que acontece no cabo. Você pode imaginar cada fio do cabo, através do qual passa uma corrente alternada, como um resitor ohmico em série com uma bobina e capacitores paralelos ligando-o aos outros fios do cabo.

Se tem indutância presente, então temos uma força contra-eletromotriz dada por
E = -L dI/dt,
onde dI/dt é a variação de corrente no tempo e L a indutância.

Estas considerações ainda não respondem sua pergunta. É necessário calcular se o efeito não é desprezível. Acredito que a indutância deve ser medida, porque o cálculo dela envolve considerações geométricas.

Por outro lado a corrente alternada prefere a superfície dos condutores e no caso do cabo teriamos mais área que no fio rígido.

Os efeitos podem ser estimados (acho que o livro de eletromagnetismo do Reitz é um bom caminho) para ver se um é desprezável em relação ao outro. Caso tenham mesma ordem de grandeza, talvez o único meio de responder sua pergunta seja no laboratório.

Talvez seja mesmo bom fazer uma abordagem experimental, uma experiência controlada em laboratório, onde você meça a perda de potência em um cabo e um fio rígido que tenha a mesma densidade linear.

Repare que eu não respondi sua pergunta por causa que ela envolve cálculos complicados de eletromagnetismo, na verdade é bem possível que exista algum artigo em que alguém já verificou isso.

2007-01-18 23:37:11 · answer #3 · answered by ha_ver_o_sol_poente 4 · 2 0

Vejamos: O fio rígido olhande de uma posição transversal, você verá o fio rigido maciço. A atendência das moléculas elétricas é circular no fio quase por fora. Consequentemente por ser o fio maciço, a a´rea de locomoção das moléculas é menor, ficando a zona central do fio sem energia.
No fio flexível que é um amontoado aglutinado de fios pequeninos, por cada um é passado a energia e as moléculas giram em cada fiozinho e como a área é menor, as moléculas tomam conta de quase o fio inteiro e isso ocorrendo em todos os fiozinhos do flio flexível. Portanto não aquecendo como aquece o fio rígido.
Diante disso, o fio rígido esquenta mais o fio (sendo os dois da mesma bitóla), gastando mais energia.

2007-01-18 21:49:05 · answer #4 · answered by Papori_Ctba 7 · 4 2

A eficiencia de um condutor esta diretamente relacionado com a condutibilidade do material com que é fabricado e com a resistencia eletrica.. Em principio ,para uma mesma bitola , a construção em fio solido ou flexível tem a ver com as aplicações.
Se a instalação será feita onde se tem muitas curvas e dobras com certeza será mais facil trabalhar com um fio flexível,caso de cordãos para eletro -domesticos,cabos para automoveis e etc.
Quanto ao aquecimento do condutor está relacionado com o dimensionamto da carga a que o mesmo será submetido.
Se esse dimensionamento for mal feito poderá haver aquecimento do condutor com consequente perda de energia eletrica que está se transformando em energia térmica.

2007-01-19 05:31:13 · answer #5 · answered by danyroxx 2 · 1 0

A resposta de papori ct esta correta.O fluxo de eletrons ocorre quase por fora do condutor, logo em um condutor flexivel que tem varios condutores agrupados para ter uma bitola X, ira conduzir mais corrente eletrica que um condutor de bitola x rigido.
Agora para o augusto, tenho duas correções, o que gera dissipação de calor é o fluxo de elétrons, e enquanto maior a resistência, menor será o fluxo de elétrons, o efeito dos condutores é o que chamamos de sobrecarga, seu aquecimento não tem muito a ver com resistência elétrica, e sim com condutancia, em uma sobrecarga os elétrons entram em colapso chocando-se uns contra os outros.
A tensão de 110V, talvez você consiga encontrar em uma área rural (e mesmo lá é difícil). A tensão de linha é trifásica em 220V o que nos da uma tensão de fase de 127V.
Você esta se graduando em engenharia mesmo?
Se for, cobre de sua instituição mestres de maior capacidade didática.

2007-01-19 08:46:29 · answer #6 · answered by Anderrs 4 · 1 1

Não me parece que a rigidez do cabo esta intimamente relacionado com o consumo.

Seja o cabo flexível ou não, implica sempre uma perda de energia por radiação electromagnética

O que acontece é que, de acordo com o calibre do cabo e do material metálico de que é feito, o cabo pode oferecer maior ou menor resistência ao fluxo eléctrico. A isto se chama impedância.

2007-01-19 01:14:17 · answer #7 · answered by Anonymous · 0 0

Verdadeiro!

2007-01-19 03:22:07 · answer #8 · answered by Diogo A 2 · 0 1

O consumo será praticamente o mesmo a não ser que o equipamento seja de alta potência ou amperagem(ex.:chuveiro 5.300W).
Comparativamente se ligarmos um chuveiro com cabos flexíveis, corremos o risco de torrar os cabos, pois a quantidade de energia é maior do que a que consegue transcorrer o fio.
Já na situação oposta o fio rígido atenderá aos dois requisitos, para baixas e altas potências ou tensões.

2007-01-19 02:48:18 · answer #9 · answered by Dcson 3 · 0 3

Analisando desse modo, todos os cabos gastam um pouco de energia com a simples passagem de corrente porque apresentam uma resistência. Mas o gasto é quase que insignificante.
O cabo flexível tem uma resistência um pouco maior que o rígido e quanto mais resistência mais dissipação de calor (lembra do chuveiro?). Mas a diferença é mínima, cerca de alguns ohms (unidade de medida para resistência) por metros.
Para que esta diferença de resistência cause uma diferença de gasto entre os dois cabos que seja significativa, a corrente do equipamento ligado a ele deverá ser alta. Alta mesmo! Estamos falando de um ou mais chuveiros de 110V e muitos Wats.
Por isso instalações elétricas de construções são feitas todas com fio rígido (como não se sabe o que o usuário vai pendurar na tomada, é melhor superestimar o projeto para não precisar no futuro modifica-lo), mas os fios usados para ligar os equipamentos nas tomadas são flexíveis!

Espero ter ajudado.
Um grande abraço.

2007-01-18 22:05:40 · answer #10 · answered by Anonymous · 0 3

fedest.com, questions and answers