English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

2007-01-18 08:27:27 · 3 respostas · perguntado por Khallil 4 em Ciências e Matemática Astronomia e Espaço

3 respostas

A matemática e o tempo são construções do homem. Uma para facilitar a interpretação da natureza de uma forma sistemática e constante (apesar de nem sempre ser constante, como Newton gostaria.); outra, para criar um ciclo de organização com base em fenómenos visíveis (dia, noite, eclipses, meses, solstício, equinócio, etc.)

Quando em Física se fala de Tempo (seta do Tempo, espaço-tempo) não se deve entender que existe uma entidade Tempo como existe uma entidade Hidrogénio.
A sua importância em Física surgiu quando as equações de Einstein previram que a aproximação à velocidade da Luz daria lugar a dilatações temporais para o viajante, porque o Tempo é relativo a cada observador.

A partir daqui é que se começou a usar o Tempo em Física; quando se diz que não há Tempo antes do Big Bang significa que é impossível, numa linha temporal, determinar dados acontecimentos antes, durante, ou até momentos depois do Big Bang, porque estes não são visíveis.

Agora, numa perspectiva metafísica, há correntes de pensamento que afirmam que o Universo existe como é porque nós o vemos assim; ou seja, se usássemos escalas diferentes, noções diferentes, tivéssemos sentidos diferentes e tudo fosse diferente, o Universo seria diferente daquilo que nos é apresentado hoje.

O que dá que pensar; se houver por aí outras raças com todoas estas condições que as separam das outras, quem na verdade verá o Universo como ele é?

Sim, a matemática fornece ferramentas para interpretar e quantificar o Universo, mas quantas vezes as equações não tem de ser adaptadas e criadas para coincidirem com o fenómeno? Assim como por vezes o descrevem como ele é... ou como o teorizam antes que alguém realmente o veja... e neste caso, será o fenómeno resultado da equação, ou o inverso...

2007-01-18 20:21:27 · answer #1 · answered by sagan1976 3 · 0 0

A matemática teve a sua origem com a aritmética ( difundida no império arabe ) e que foi desenvolvida por geómetras. Os geómetras eram pessoas cultas, que viviam nas civilizações históricas, próximas do rei ou imperador e que o ajudavam na construção de monumentos. Mais tarde com os Descobrimentos portugueses, espanhois, italianos, franceses, ingleses, e alemaes ... se desenvolveu a geometria complementada com a trigonometria ( que deixou de ser regular para ser esférica, ou seja, um dos catetos seria um arco. Assim se compreende que deixaram o Astrolábio e passaram a usar o Sextante ). Mas, foi no século XVII e XVIII que a Matematica se desenvolveu com verdadeiros iluministas, que aliavam ao seu espirito filosófico o gosto pela ciência. Na maior parte dos casos os matemáticos tinham grandes afinidades com a astronomia. Vejamos alguns exemplos : Johannes Keppler, Isaac Newton ... entre outros. Esta ciencia numerica continuou a desenvolver-se nos seculos XIX . O grande salto da matemática, surgiu com a descoberta do microprocessador no século XX, e que permitia o desenvolvimento de grandes calculos a uma velocidade grande. Desta forma, constatamos que a matemática tem um factor de desenvolvimento humano e o Big Bang, tem uma origem Física do universo. No entanto sabemos, que se não houvesse Big Bang ... não existiria a matemática :) :) :)

2007-01-19 04:07:14 · answer #2 · answered by Anonymous · 0 0

Não, na verdade a matemática é uma ferramenta inventada pelo homem para que ele pudesse entender o funcionamento do universo, assim como a linguagem e a escrita são ferramentas que utilizamos para expressar nossos sentimentos e nossas idéias.

2007-01-18 22:05:08 · answer #3 · answered by Peter Kanthropus 5 · 0 0

fedest.com, questions and answers