Descoberta do caminho marítimo para a Índia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pintura de Vasco da Gama na chegada à Índia, ostentando a bandeira usada nos Descobrimentos: As armas de Portugal e a cruz de Cristo, patrocinadores do movimento de expansão iniciado pelo Infante D. Henrique.O projecto para o caminho marítimo para a Índia foi delineado por D. João II como medida de redução dos custos nas trocas comerciais com a Ásia e tentativa de monopolizar o comércio das especiarias. A juntar à cada vez mais sólida presença marítima portuguesa, D. João almejava o domínio das rotas comerciais e expansão do reino de Portugal que já se transformava em Império. Porém, o empreendimento não seria realizado durante o seu reinado. Seria o seu sucessor, D. Manuel I que iria designar Vasco da Gama para esta expedição, embora mantendo o plano original.
Porém, este empreendimento não era bem visto pelas altas classes. Nas Cortes de Montemor-o-Novo de 1495 era bem patente a opinião contrária quanto à viagem que D. João II tão esforçadamente havia preparado. Contentavam-se com o comércio da Guiné e do Norte de África e temia-se pela manutenção dos eventuais territórios além-mar, pelo custo implicado na expedição e manutenção das rotas marítimas que daí adviessem. Esta posição é personificada na personagem do Velho do Restelo que aparece, n'Os Lusíadas de Luís Vaz de Camões, a opor-se ao embarque da armada.
El-Rei D. Manuel não era dessa opinião. Mantendo o plano de D. João II, mandou aparelhar as naus e escolheu Vasco da Gama, cavaleiro da sua casa, para capitão desta armada. Curiosamente, segundo o plano original, D. João II teria designado seu pai, Estêvão da Gama, para chefiar a armada; mas a esta altura tinham ambos já falecido.
A 8 de Julho de 1497 iniciava-se a expedição semi-planetária que terminaria dois anos depois com a entrada da nau Bérrio rio Tejo adentro, trazendo a boa-nova que elevaria Portugal, durante décadas, ao imortal prestígio marítimo.
2007-01-18 05:41:52
·
answer #1
·
answered by Ricardão 7
·
0⤊
2⤋
1) A Índia já é habitada há mais de 20 mil anos, então fica um pouco difícil a denominação de descoberta. Povos se fixaram na região há muito tempo.
2) Apenas uma pequena parcela de sua população (13%)é muçulmana. A grande maioria (80%) pratica o hinduísmo.
3) O subcontinente indiano sempre foi relativamente muito povoado, com grande diversidade cultural, linguística e religiosa.
Para maiores informações recomendo que visite http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndia
2007-01-18 13:34:15
·
answer #2
·
answered by Strider 6
·
2⤊
0⤋
No filme Caramuru, a invencao do Brasil, quem descobriu as indias foi o proprio Caramuru.
2007-01-18 14:16:25
·
answer #3
·
answered by Alex Fabris 3
·
0⤊
0⤋
Essa estória de "descobrir" é uma bobagem, quando falam quem descobriu o Brasil querem dizer quando foi que o primeiro europeu pisou no Brasil.
A Índia não foi descoberta, sempre esteve lá, tem povos muito antigos (assim como o Brasil tinha índios) e a maioria também não é muçulmana, vc deve estar confundindo com Indonésia, o país com maior número de muçulmanos.
abraços.
2007-01-18 13:51:20
·
answer #4
·
answered by Melissa *aka Memê 6
·
0⤊
0⤋