Sou uma aficcionada pelas obras de Nietzsche e sei quase tudo sobre a vida e as obras desde quande filósofo.
Nascimento 15 de Outubro de 1844
Röcken, Alemanha
Falecimento 25 de Agosto de 1900
Weimar, Alemanha
Nacionalidade Alemã
Ocupação Filósofo, filólogo
Escola/tradição Filosofia continental, Romantismo
Principais interesses Epistemologia, Ética, Ontologia, Filosofia da história, Psicologia
Friedrich Nietzsche nasceu numa família luterana em 1844, sendo destinado a ser pastor como seu pai, que morre jovem em(1849) aos 36 anos, junto com seu avô. Entretanto, Nietzsche perde a fé durante sua adolescência, e os seus estudos de filologia afastam-no da tentação teológica: "Um outro sinal distintivo dos teólogos é a sua incapacidade filológica. Entendo aqui por filologia (...) a arte de bem ler – de saber distinguir os factos, sem estar a falseá-los por interpretações, sem perder, no desejo de compreender, a precaução, a paciência e a finesse." (O Anticristo). Durante os seus estudos na universidade de Leipzig, a leitura de Schopenhauer (O Mundo como Vontade e Representação, 1818) vai constituir as premissas da sua vocação filosófica. Aluno brilhante, dotado de sólida formação clássica, Nietzsche é nomeado aos 25 anos professor de Filologia na universidade de Basiléia. Adota então a nacionalidade suíça. Desenvolve durante dez anos a sua acuidade filosófica no contacto com pensamento grego antigo - com predileção para os Pré-socráticos, em especial para Heráclito e Empédocles. Durante os seus anos de ensino, torna-se amigo de Jacob Burckhardt e Richard Wagner. Em 1870, compromete-se como voluntário (enfermeiro) na guerra franco-prussiana. A experiência da violência e o sofrimento chocam-no profundamente.
Em 1879 seu estado de saúde obriga-o a deixar o posto de professor. Sua voz, inaudível, afasta os alunos. Começa então uma vida errante em busca de um clima favorável tanto para sua saúde como para seu pensamento (Veneza, Gênova, Turim, Nice, Sils-Maria...) : "Não somos como aqueles que chegam a formar pensamentos senão no meio dos livros - o nosso hábito é pensar ao ar livre, andando, saltando, escalando, dançando (...)." Em 1882, ele encontra Paul Rée e Lou Andreas-Salomé, a quem pede em casamento. Ela recusa, após ter-lhe feito esperar sentimentos recíprocos. No mesmo ano, começa a escrever o Assim Falou Zaratustra, quando de uma estada em Nice. Nietzsche não cessa de escrever com um ritmo crescente. Este período termina brutalmente em 3 de Janeiro de 1889 com uma "crise de loucura" que, durando até à sua morte, coloca-o sob a tutela da sua mãe e sua irmã. No início desta loucura, Nietzsche encarna alternativamente as figuras míticas de Dionísio e Cristo, expressa em bizarras cartas, afundando depois em um silêncio quase completo até a sua morte. Uma lenda dizia que contraiu sífilis. Estudos recentes se inclinam antes para um câncro (câncer) do cérebro, que eventualmente pode ter origem sifilítica. Sua irmã falsou seus escritos após a sua morte para apoiar uma causa anti-semita. Falácia, tendo em vista a repulsa de Nietzsche ao anti-semitismo em seus escritos. Entretanto, sua irmã morre confortavelmente sob a tutela nazista.
Durante toda sua vida sempre tentou explicar o insucesso de sua literatura, chegando a conclusão de que nascera póstumo, para os leitores do porvir. O sucesso de Nietzsche, entretanto, sobreveio quando um professor dinamarquês leu a sua obra Assim Falou Zaratustra e, por conseguinte, tratou de difundi-la, em 1888.
Muitos estudiosos da época tentaram localizar os momentos que Nietzsche escrevia sob crises nervosas ou sob efeito de drogas (Nietzsche estudou biologia e tentava descobrir sua própria maneira de minimizar os efeitos da sua doença).
Crítico da cultura ocidental e suas religiões e, conseqüentemente, da moral judaico-cristã. Associado, ainda hoje, por alguns ao niilismo e ao fascismo. Uma visão que grandes leitores e estudiosos de Nietzsche, como Foucault, Deleuze ou Klossowski procuraram desfazer. Juntamente com Marx e Freud, Nietzsche é um dos autores mais controversos na história da filosofia moderna.
Nietzsche, sem dúvida considera o Cristianismo e o Budismo como "as duas religiões da decadência". Religiões que aspiram ao Nada, cujos valores dissolveram a mesquinhez histórica. Repudia a filosofia metafísica - de Sócrates a Kant - cuja concepção afirma que a plenitude da existência seja uma promessa a ser cumprida após a morte, não em vida. Não obstante, também se auto-intitula ateu:
"Para mim o ateísmo não é nem uma conseqüência, nem mesmo um fato novo: existe comigo por instinto" (Ecce Homo, pt.II, af.1)
-O Nascimento da Tragédia no Espírito da Música
-A Filosofia na Idade Trágica dos Gregos
-Ensaio
-Considerações Extemporâneas
-David Strauss, o confessor e o escritor
-Dos usos e desvantagens da história para a vida
-Schopenhauer como educador
-Richard Wagner em Bayreuth
-Humano, Demasiado Humano
-Aurora, reflexões sobre preconceitos morais
-A Gaia Ciência
-Assim Falou Zaratustra
-Além do Bem e do Mal
-Genealogia da Moral, uma polêmica
-O Anticristo
-O Crepúsculo dos Ídolos
-O Caso Wagner, um problema para músicos
-Paulo de Tarso
-Ecce Homo, como se tornar aquilo que é
-Nietzsche contra Wagner
-Quando Nietzsche Chorou
E muitas outras obras feitas por manuscritos publicados postumamente.
É isso ai amigo, conhecendo algumas dessas obras com certeza você ser um nietzscheano assim como eu.Abraços
2007-01-18 04:58:21
·
answer #1
·
answered by zizi 4
·
2⤊
0⤋
Friedrich Wilhelm Nietzsche nasceu na Alemanha, em 1844. Ele se destaca por seu conceito de moral. Ele crê que a moral e o sentimento de culpa são próprios dos fracos. Uma pessoa forte não tem, segundo ele, que se envergonhar por usar sua força para obter toda e qualquer vantagem.
Pode-se ter uma imagem geral de Nietzsche lendo Crime e Castigo, de Dostoiéviski. A personagem central, antes de ir para a cadeia, é a personificação da personalidade de Nietzche, ou da personalidade que ele tentava vender.
2007-01-18 04:29:12
·
answer #2
·
answered by Aloysio J 3
·
1⤊
0⤋
Friedrich Wilhelm Nietzsche foi filósofo e músico.
Para saberes toda a sua biografia vai a www.mundodosfilosofos.com.br
2007-01-18 04:54:34
·
answer #3
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
entre em www.mundodosfilosofos.com.br/nietzsche.htm
2007-01-18 04:50:00
·
answer #4
·
answered by tô doida 3
·
0⤊
0⤋
Friedrich Wilhelm Nietzsche nasceu a 15 de outubro de 1844 em Röcken, localidade próxima a Leipzig. Karl Ludwig, seu pai, pessoa culta e delicada, e seus dois avós eram pastores protestantes; o próprio Nietzsche pensou em seguir a mesma carreira.
Em 1849, seu pai e seu irmão faleceram; por causa disso a mãe mudou-se com a família para Naumburg, pequena cidade às margens do Saale, onde Nietzsche cresceu, em companhia da mãe, duas tias e da avó. Criança feliz, aluno modelo, dócil e leal, seus colegas de escola o chamavam "pequeno pastor"; com eles criou uma pequena sociedade artística e literária, para a qual compôs melodias e escreveu seus primeiros versos.
Em 1858, Nietzsche obteve uma bolsa de estudos na então famosa escola de Pforta, onde haviam estudado o poeta Novalis o filósofo Fichte (1762-1814). Datam dessa época suas leituras de Schiller (1759-1805), Hölderlin (1770-1843) e Byron (1788-1824); sob essa influência e a de alguns professores, Nietzsche começou a afastar-se do cristianismo. Excelente aluno em grego e brilhante em estudos bíblicos, alemão e latim, seus autores favoritos, entre os clássicos, foram Platão (428-348 a.C.) e Ésquilo (525-456 a.C.). Durante o último ano em Pforta, escreveu um trabalho sobre o poeta Teógnis (séc. VI a.C.). Partiu em seguida para Bonn, onde se dedicou aos estudos de teologia e filosofia, mas, influenciado por seu professor predileto, Ritschl, desistiu desses estudos e passou a residir em Leipzig, dedicando-se à filologia. Ritschl considerava a filologia não apenas história das formas literárias, mas estudos das instituições e do pensamento. Nietzsche seguiu-lhe as pegadas e realizou investigações originais sobre Diógenes Laércio (séc. III), Hesíodo (séc. VIII a.C.) e Homero. A partir desses trabalhos foi nomeado, em 1869, professor de filologia em Basiléia, onde permaneceu por dez anos. A filosofia somente passou a interessá-lo a partir da leitura de O Mundo como Vontade e Representação, de Schopenhauer (1788-1860). Nietzsche foi atraído pelo ateísmo de Schopenhauer, assim como pela posição essencial que a experiência estética ocupa em sua filosofia, sobretudo pelo significado metafísico que atribui à música.
Em 1867, Nietzsche foi chamado para prestar o serviço militar, mas um acidente em exercício de montaria livrou-o dessa obrigação. Voltou então aos estudos na cidade de Leipzig. Nessa época teve início sua amizade com Richard Wagner (1813-1883), que tinha quase 55 anos e vivia então com Cosima, filha de Liszt (1811-1886). Nietzsche encantou-se com a música de Wagner e com seu drama musical, principalmente com Tristão e Isolda e com Os Mestres Cantores. A casa de campo de Tribschen, às margens do lago de Lucerna, onde Wagner morava, tornou-se para Nietzsche lugar d "refúgio e consolação". Na mesma época, apaixonou-se por Cosima, que viria a ser, em obra posterior, a "sonhada Ariane". Em cartas ao amigo Erwin Rohde, escrevia: "Minha Itália chama-se Tribschen e sinto-me ali como em minha própria casa". Na universidade, passou a tratar das relações entre a música e a tragédia grega, esboçando seu livro O Nascimento da Tragédia no Espírito da Música.
2007-01-18 04:43:11
·
answer #5
·
answered by Anonymous
·
0⤊
0⤋
Friedrich Wilhelm Nietzsche (1844-1900) foi um filósofo alemão do século XIX. Anticristão de pai e avós pastores luteranos. Escreveu vários livros antireligiosos. Dizem que Hitler teria se inpirado nele, mas Nietzsche não era antisionista e brigou com seu cunhado que o er,a e que fundou uma colônia alemã no Paraguai.
2007-01-18 04:34:44
·
answer #6
·
answered by M.M.D.C. 7
·
0⤊
0⤋