English Deutsch Français Italiano Español Português 繁體中文 Bahasa Indonesia Tiếng Việt ภาษาไทย
Todas as categorias

criatura mitologica sitado na biblia

2007-01-18 01:48:58 · 9 respostas · perguntado por ana claudia s 1 em Sociedade e Cultura Mitologia e Folclore

9 respostas

O leviatã é fruto da mitologia fenícia, quando os homens criavam seres para explicar sentimentos ou situações.
A origem histórico-mitológica de tais animais é uma questão um tanto obscura. O leviatã talvez esteja associado ao “Tiamat”, uma divindade da saga da Babilônia. Muitas foram as interpretações de ordem teológico-cristã e judaico-cabalística feitas ao longo da história para, posteriormente, assumir o mito do leviatã a natureza de um símbolo político de batalha, o mito político ao qual Hobbes se refere. O significado desse mito secular de batalha representado sob a figura do leviatã seria o da restauração da unidade original dos povos pagãos. A luta contra a divisão de um poder indireto (espiritual) e um poder direto (temporal), visando a restauração da unidade pagã original seria, para alguns, o significado da teoria política de Hobbes, assumindo o leviatã a posição de símbolo da batalha contra as pretensões da Igreja em intervir na esfera jurídico-política dos domínios de soberanos civis ou cristãos. O leviatã simbolizaria, pois, a indivisibilidade da soberania e a luta contra a separação do poder religioso do poder político.

2007-01-18 02:49:18 · answer #1 · answered by eclaudiae 2 · 1 0

No Antigo Testamento a imagem do Leviatã é retratada pela primeira vez no Livro de Jó, capítulo 3:8. Sua descrição na referida passagem é breve. Uma nota explicativa revela uma primeira definição: “monstro que se representa sob a forma de crocodilo, segundo a mitologia fenícia” (Velho Testamento, 1957: 614).

Não se deve perder de vista que nas diversas descrições no Antigo Testamento ele é caracterizado sob diferentes formas, uma vez que funde-se com outros animais.

Leviatã é o livro mais famoso do filósofo inglês Thomas Hobbes, publicado em 1651. O seu título se deve ao monstro bíblico Leviatã. O livro, cujo título por extenso é Leviatã ou matéria, forma e poder de um Estado eclesiástico e civil, trata da estrutura da sociedade organizada.

Hobbes alega serem os humanos egoístas por natureza. Com essa natureza tenderiam a guerrear entre si, todos contra todos (Bellum omnia omnes). Assim, para não exterminarmo-nos uns aos outros será necessário um contrato social que estabeleça a paz, a qual levará os homens a abdicarem da guerra contra outros homens. Mas, egoístas que são, necessitam de um soberano (Leviatã) que puna aqueles que não obedecem ao contrato social.

Notar que um soberano pode ser uma pessoa tanto quanto um grupo, eleito ou não. Porém, na perspectiva de Hobbes, a melhor forma de governo era a monarquia — sem a presença concomitante de um Parlamento, pois este dividiria o poder e, portanto, seria um estorvo ao Leviatã e levaria a sociedade ao caos (como na guerra civil inglesa).

Um abraço!

2007-01-18 10:00:05 · answer #2 · answered by ★HELDA★C★ ★ ★ ★ ★ 7 · 2 0

Leviatã é um um demônio ou monstro aquático citado brevemente
no livro de Jó no antigo testamento. segundo a bíblia é um anjo
que caiu junto com satanás(antes lúcifer), e se tornou o demônio,
leviatã um dos piores monstros do antigo testamento.

2014-08-06 12:29:41 · answer #3 · answered by Anonymous · 0 0

acreditasse que Leviatã, assim como outras figuras mitologicas constantes na Biblia, tenham tido origem em outras mitologias, como a Babilônica, Fenicia, Sumeria e Persa.

a troca de crenças relogiosas entre povos eram comuns principalmente em povos que foram dominados e eram obrigados a absorver a fé dos dominadores. Por isso que se acredita que certas passagens da Biblia tenham sido absorvidas de outros povos pelos Hebreus

2007-01-18 13:46:00 · answer #4 · answered by madrugatofano 1 · 0 0

Leviatã é identificado com o grande crocodilo do rio egípsio Nilo. A sua origem é a mesma de toda criatura viva. Deus!

2007-01-18 11:17:37 · answer #5 · answered by Filipe 4 · 1 1

Oi Ana Claudia, tudo bem?

Eu não vou escrever tudo porque é muito grande, vou deixar o site, pois assim você lê com mais calma.

./),,,/)
(=';'=)
(,('')('') Beijos!

2007-01-18 10:40:09 · answer #6 · answered by Angel Lebrun 6 · 0 0

leviatã, não leviata

2007-01-18 10:00:24 · answer #7 · answered by M.M.D.C. 7 · 1 1

A origem histórico-mitológica dos animais descritos na Bíblia é questão obscura. O leviatã talvez esteja associado ao “Tiamat”, uma divindade da saga da Babilônia. O leviatã aparece na Bíblia sob a forma do maior dos animais aquáticos, como um crocodilo ou então na forma de um enorme peixe, uma baleia. Sua aparição também se revela sob forma de dragão ou serpente. Em Isaías, capítulo 27:1, Deus mata o monstro do mar: “naquele dia o Senhor ferirá, com sua espada pesada, grande e forte, Leviatã, o dragão fugaz, Leviatã, o dragão tortuoso; e matará o monstro que está no mar” (Bíblia Sagrada: 1957: 971).

Em todas as passagens do Velho Testamento o leviatã aparece como monstro apocalíptico, representando as forças do mal. Em Salmos, capítulo 73:14, proclama-se as façanhas do Senhor: “quebrastes as cabeças de dragões. Quebrastes as cabeças do Leviatã. E as destes como pasto aos monstros do mar” (Bíblia Sagrada: 1957: 714). Observe-se que nesta passagem o leviatã, crocodilo ou dragão, apresenta-se como símbolo do Egito vencido por Deus. Entende-se também, o triunfo de Deus sobre os monstros mitológicos.

Em outra passagem Ezequiel (29:3-6) profetiza as palavras do Senhor contra o Faraó, rei do Egito: “é contra ti, Faraó, rei do Egito, que venho; crocodilo monstruoso (referência ao leviatã), que estás deitado no meio dos teus Nilos. E que tu dizes: Meus Nilos são meus, sou eu que os fiz. Vou por freio em tuas mandíbulas, em tuas escamas prenderei os peixes do teus Nilos e tirar-te-ei dos teus Nilos com todos os peixes do de teus Nilos agarrados a tuas escamas” (Bíblia Sagrada, 1957:1161).

Não só o leviatã, mas também o beemot, eram poderosos símbolos do mundo pagão. Ao que parece as antigas civilizações do Egito, da Assíria, da Babilônia, entre outros povos pagãos prestavam culto a ambos animais. De acordo com as passagens citadas, as representações hebréias de tais animais revelam profunda hostilidade. Representavam verdadeiras forças do mal, forças do caos.

O conteúdo caótico, apocalíptico e perverso que assumem tais animais, demonstra a atitude que os judeus tinham perante outros povos. O Leviatã representa as milhares de cabeças de gado espalhadas pelos morros (milhares de animais nos meus montes, Salmos 49:10 – pág. 694), que simbolizam os pagãos. A história do mundo é apresentada como uma batalha entre pagãos. “O leviatã, simbolizando os poderes do mar, enfrenta o beemot, representando poderes da terra. O último tenta dilacerar o leviatã com seu chifre, enquanto o leviatã cobre a boca e as narinas de beemot com sua barbatana e o mata”. Essa imagem revela uma terra obstruída. À distância, judeus assistem aos povos do mundo matando-se uns aos outros. Considerando justo o ritual de carnificina e massacre, judeus comem as carnes dos corpos massacrados e delas se alimentam. A passagem da Bíblia que poderia ter dado margem a essa interpretação judaico-cabalística consiste naquela em que Deus faz referência aos milhares de animais espalhados pelos montes e diz “se tivesse fome, não precisava dizer-te, porque minha é a terra e tudo que ela contém. Porventura preciso comer carne de touros, ou beber sangue de cabrito” (Salmos 49:10)?

Em outra interpretação judaico-cabalística, Deus, para salvar o mundo da maldade e violência do leviatã, corta o leviatã macho e salga a carne da leviatã fêmea para proporcionar às pessoas de bem uma festa no paraíso. “O que importa é que ambos, o leviatã e o beemot, tornam-se nessas interpretações judaicas mitos de batalha de grande estilo. Da perspectiva dos judeus, cada um é uma imagem da vitalidade e fertilidade pagã, o “grande Pan” que os judeus odiavam e os seus sentimentos de superioridade transformaram em monstro”.

Nas prósperas interpretações teológicas e históricas o leviatã também representa uma força maligna. Confunde-se com dragão, serpente e pode até simbolizar as várias formas de aparição do diabo, incluindo o próprio Satã. O beemot e o leviatã, no bojo dessas interpretações, aproximam-se dos animais apocalípticos. Nas sagas e lendas também surgem mitos de batalha contra os dragões, “os matadores de dragões tais como Siegfried, São Michel e São Jorge podem ter suas origens no leviatã.

A interpretação do leviatã durante a Idade Média “foi governada pela teologia até o período da escolástica“. O leviatã, grande peixe diabólico, teria sido capturado por Deus. Por causa da morte de Cristo na cruz o diabo perde a batalha para os homens. Enganado pela figura servil de Deus escondida na carne, o diabo tenta devorar o homem-Deus, mas é capturado pela cruz, como se esta fosse uma vara de pescar. Como doutrina teológica esta concepção remonta a Gregório o Grande, Leo o Grande e Gregório de Nyssa. Uma ilustração do século XII, no livro medieval Hortus Deliciarum, do Abade Herrar von Langsberg retrata “Deus representado como pescador, Cristo na cruz como isca de uma vara de pescar e o leviatã como peixe enorme que morde a isca”.

2007-01-18 12:07:27 · answer #8 · answered by Jaime W 4 · 0 1

Se você quiser ver um leviatã vc pode ve-lo no zoológico. :-)

O levatã é nada mais nada menos que o crocodilo. Em algumas culturas ele foi mistificado e exageraram seus atributos, mas o mito surgiu da descrição do crocodilo. Assim como o beemonte tb citado em Jó é o hipopótamo. Eu não acreditava mto nesse papo pq em Jó diz q o beemonte vira barcos e mata pessoas. Mas ai estava eu assistindo um documentário na Discovery Channel qndo começam a falar do hipopótamo e disseram q ele é o animal que mais mata pessoas no nilo. Ele tem o costume de chegar por baixo da agua nos barcos e canoas e vira-los e devorar quem estava neles.

Sabendo disso eu reli o texto q fala desses "monstros" e ai parece q tudo fica mais claro, pois a descrição bate exatamente com o crocodilo e o hipopótamo.

2007-01-18 10:03:21 · answer #9 · answered by Carlos Z 1 · 1 2

fedest.com, questions and answers